A Favorita – A morte de Maíra

Maíra vai para a Índia!

Juliana Paes precisava ser dispensada de “A Favorita” para poder protagonizar a nova novela das 9, “Caminho das Índias”, mas ela precisava de um arco bacana para encerrar sua história – e ele acontece quando Maíra descobre, no dia do julgamento de Donatela, que foi Flora quem matou o Dr. Salvattore. Acredito que a Maíra nunca foi uma personagem tão importante em “A Favorita” e, por isso, a escolha da atriz faz todo sentido, mas foi lindo vê-la brilhar em seus últimos capítulos ainda na novela, e é impossível não termos uma pontinha de esperança de que ela vai ajudar a provar a inocência de Donatela ou algo assim – no fundo, no entanto, sabemos que ela está se arriscando demais, que Flora pode muito bem decidir matá-la a qualquer momento e que ainda é muito cedo, na trama, para que todos descubram que a Donatela é inocente.

Ainda assim, acompanhamos ávidos os acontecimentos!

Maíra acaba chegando em um homem, o Baiano, que pode ter visto um pouco do que aconteceu na noite do assassinato do Dr. Salvattore – ele procura Maíra para dizer que “quem matou o médico não foi a moça que estão falando na TV”, e então ele fala sobre o casal que ele viu saindo do prédio naquela noite, e Maíra imediatamente percebe que ele está falando de Flora e Dodi. Infelizmente, mesmo sabendo de tudo, Baiano não foi à delegacia dizer o que sabia porque ficou com medo dos bandidos. Quando Maíra pergunta, então, por que ele resolveu abrir a boca agora, ele responde que é porque ela precisa sair da novela agora ele está com medo que Deus o castigue por deixar uma pessoa inocente pagar por um crime que não cometeu… infelizmente, já é tarde demais, porque Maíra faz de tudo para falar com Zé Bob, mas ele não atende o telefone, porque está esperando para depor no julgamento e não pode atender.

Então, as coisas começam a dar muito errado para Maíra… um dos homens que trabalha para Dodi ouve a conversa de Maíra e Baiano e o avisa, e ele alerta Flora, que manda ele tomar alguma providência – então sabemos que Maíra está com os dias contados. Dodi e seus capangas prendem Maíra no mesmo lugar em que o Dr. Salvattore foi assassinado, e Flora vai atrás do Zé, para impedi-lo de atender a qualquer telefonema de Maíra, caso ela consiga ligar… e consegue de fato. Quando Maíra liga para Zé, então, é Flora quem atende em silêncio e deixa Maíra falar tudo o que ela descobriu: que foram Flora e Dodi que mataram o Dr. Salvattore, que tem um homem chamado Baiano que sabe tudo e que a Donatela estava, portanto, dizendo a verdade. Debochada, Flora deixa Maíra falar tudo antes de dizer que “o Zé não pode atender agora” e pergunta se “ela quer deixar um recado”.

Então, Maíra vê que ela está ferrada.

Flora liga para Dodi o chamando de incompetente porque Maíra ainda conseguiu ligar para o Zé, e o manda matá-la. Dodi coloca Maíra amarrada dentro de um carro, e essa é a única chance que Maíra acha que tem de se salvar, porque ela aproveita quando o carro fica parado em um túnel congestionado para abrir a porta e sair correndo – o que talvez desse certo, se ela não tivesse sido ATROPELADA. Dodi e os demais não sabem o que aconteceu com ela, mas sabem que o golpe foi forte e que se ela já não estiver morta, ela não vai poder falar nada por alguns dias, e Dodi manda deixarem ela lá, para não darem muito na cara… então, eles vão embora. Maíra ainda consegue sobreviver ao atropelamento, mas está muito mal no hospital, e aqui começamos as despedidas da personagem, porque o Zé Bob fica muito mal quando ligam para ele contando o que aconteceu.

A cena de Zé Bob e Tuca no hospital ao lado de Maíra é muito triste, torcendo por ela, para ela estar bem e de volta à redação o mais rápido possível, mas a cena se torna desesperadora quando a dissimulada da Flora aparece dizendo que “está ali para ver a Maíra”. Então, Flora se prepara para cometer mais um assassinato, da forma mais clichê possível… ela se fantasia de enfermeira e, justamente quando Maíra estava melhorando e os médicos já tinham dado à família e amigos a notícia de que ela ia ficar bem, ela entra no quarto de Maíra para terminar o que Dodi não conseguiu e matar Maíra. Primeiro, ela desliga os aparelhos, cinicamente “pedindo desculpas”, dizendo que “não é nada pessoal”. Depois, quando já é tarde demais, ela liga os aparelhos de volta para ninguém desconfiar e vai embora… quando os médicos chegam, já é tarde e não há nada que eles possam fazer.

É triste e desesperador.

Mais um assassinato para a conta de Flora!

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários