¿Quién es Quién? – O confronto de Leonardo e Humberto

“Então prefere esse sem-vergonha do que eu?”

Como eu comentei recentemente, Leonardo ainda tem muitas coisas a aprender e a aceitar até o fim da novela, para que ele se torne uma pessoa melhor, e aquele Leonardo por quem Paloma se apaixonou – e nós também. Acontece que, ao recuperar a memória e voltar para a empresa da família, Leonardo Fuentemayor voltou a ser o arrogante de sempre, frio demais para pensar nas pessoas e para entender as mudanças saudáveis (e que apresentam resultados!) que o irmão fez na empresa, preocupado demais com as finanças. Depois de se horrorizar com “o estado em que Perico deixou as coisas”, Leonardo começa a revogar decisões tomadas pelo irmão nos últimos meses, antes de ir para casa para falar com Humberto sobre o usurpador que esteve em seu lugar… mas ele não tem a chance de dizer o que veio dizer, e se surpreende com a atitude do pai.

Acontece que Humberto já ficou sabendo das coisas que estão acontecendo nos Corporativos Fuentemayor, e ele não está nada feliz com as decisões de seu filho… quando Leonardo chega, o pai o espera com uma chamada de atenção pronta. E EU DEVO DIZER QUE EU ADORO A CENA. Como eu já comentei, eu não gosto desse “Leonardo” que recuperou a memória e voltou a ser uma pessoa fria, excessivamente preocupada com dinheiro e que age sem pensar nos outros, de forma egoísta e arrogante… não é o Leonardo de quem gostamos. E Humberto diz isso tudo a ele, sem saber que É UMA TREMENDA HUMILHAÇÃO – acontece que Humberto não sabe que está falando com outra pessoa quando diz o que diz a Leonardo… ele começa dizendo que suas recentes decisões são “absurdas”, e que ele está revogando coisas que ele mesmo implantou e isso está desestabilizando a empresa.

Leonardo se acha inteligente e extremamente competente, mas ele vai ter que aprender a reconhecer que, embora diferente dele, Perico também têm suas qualidades, e ele fez muita coisa para a empresa, que é um lugar muito melhor agora. Ser diferente dele não é um problema. Humberto fala sobre como “ele” teve uma mudança muito positiva nos últimos meses, deixando de lado sua arrogância (!) e se preocupando com as pessoas, e quando Leonardo tenta se defender, dizendo que “só está cuidando das finanças da empresa”, Humberto diz que, se ele olhasse com atenção, veria que não é assim… o dinheiro que eles “perdem” dando folga para os funcionários no dia do aniversário das mães, por exemplo, e outras decisões tomadas por Perico, se refletem em uma maior produtividade e ganhos para a empresa… além do fato de os funcionários virem trabalhar felizes.

Perico criou um clima de respeito, um clima de confiança e de harmonia, e Humberto reconhece e aprecia isso- foram coisas que Perico conquistou ao longo dos meses. Então, ele pergunta a Leonardo se “ele quer jogar no lixo todo o crescimento que teve como pessoa nos últimos meses”, e embora, no geral, eu goste de Leonardo, nesse momento minha voz interior gritava: “TOMA, LEONARDO!” Não pude evitar… ao dizer essas coisas, Humberto dá a entender que “Perico é uma pessoa melhor que Leonardo”, e embora Leonardo não veja isso, a verdade é que, além de arrogante, ele está sendo ineficiente. Ao negar as decisões de Perico, ele está retrocedendo a empresa. Quando Humberto finaliza dizendo que “ele deixou de pensar só em número pra pensar nas pessoas e se importar com elas”, podemos ver lágrimas nos olhos de Leonardo.

E, naquele momento, eu não tive pena.

Inês estaria mesmo decepcionada…

Humberto ainda diz que ele se transformou num homem sensível, e pede que ele não o decepcione querendo voltar a ser o homem frio de antes, que só provoca medo nas pessoas. É aí que, no limite, Leonardo pergunta: “Então prefere esse sem-vergonha do que eu?”, mas não é a pergunta correta… ele devia estar perguntando POR QUE é que preferem tanto o Perico. Ao invés de olhar para si, Leonardo, exaltado, se volta contra o pai, e diz que se só se importa com dinheiro é porque ele aprendeu isso com ele… ainda grita, dizendo que PESSOAS NÃO SE COMPRAM! E ele está chorando ao dizer isso. Depois, ele parte para as acusações, dizendo que ele está decepcionado com o pai, que depois de passar uma vida toda com ele, ele ainda não o reconhece. Exasperado, Leonardo pede que o pai olhe para ele, o verdadeiro Leonardo, e não “o outro” com quem ele conviveu nos últimos meses.

Dói em Leonardo que o pai não o reconheça.

Mas antes que Humberto tenha chance de entender ou perguntar o que está acontecendo, Dona Letícia aparece furiosa, acusando Leonardo de ter roubado 50 milhões de dólares dela, e Leonardo não termina a conversa com o pai… igualmente furioso, ele sai dizendo que vai matar o Perico, mas ele acaba sendo sequestrado quando se encontra com o irmão. Enquanto isso, Humberto se pergunta o que o filho quis dizer quando falou que “pessoas não se compram”, e Nora conta tudo a ele, sobre como Leonardo estava mal e sobre como veio falar com ela, e então ela teve que dizer-lhe a verdade porque não podia mais deixá-lo sofrer. Nora se lembra das duas conversas, primeiro com Perico, depois com Leonardo, e sobre como “ele” reagiu de forma diferente das duas vezes… primeiro, calmo e compreensível; depois, exaltado e furioso.

Afinal de contas, essa parte é mesmo mais difícil para Leonardo

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários