Crazy Ex-Girlfriend 1x10 – I’m Back at Camp with Josh!

Dear Joshua Felix Chan…

Estou tentando me acalmar, tentando estruturar o meu texto em volta dos acontecimentos que levam Josh e Rebecca de volta ao acampamento, mas, nesse momento, só tem uma coisa na qual eu consigo pensar: DARRYL E WHITE JOSH! Esse foi o último episódio que assisti de “Crazy Ex-Girlfriend” na época em que a comecei pela primeira vez (era todo um trabalho para conseguir os episódios na época e, depois, quando a série chegou à Netflix, acabou que eu não consegui sentar e maratoná-la), e eu nem lembrava disso… mas agora é tudo o que eu quero assistir e espero que seja desenvolvido nos próximos episódios! “I’m Back at Camp with Josh!” é divertido, um pouco desesperador (!), irônico e deixa a Rebecca um pouco mais obcecada por Joshua Felix Chan. Até acho que, eventualmente, ela vai acabar superando isso… mas ainda não é agora.

Rebecca está buscando avidamente uma maneira de fazer com que Josh se lembre de como era quando eles estavam juntos no acampamento, apaixonados um pelo outro, e a oportunidade perfeita aparece na sua frente quando ela descobre que Josh é voluntário em um acampamento todo ano – ela só precisa encontrar uma maneira de também estar lá! Então, Rebecca doa uma quantia generosa de dinheiro para poder se juntar à equipe, supostamente para dar alguma palestra sobre “empoderamento feminino”, mas as coisas não saem muito como ela pensou… ela não está passando tanto tempo com Josh quanto gostaria, na verdade, e as meninas são profundamente cruéis com ela – o que, particularmente, eu achei desesperador, porque eu senti que aquilo tudo era uma representação dolorosamente real da realidade que enfrentamos em sala de aula como professores às vezes.

Tentando lidar com as garotas maldosas e com picadas violentas e perigosas de mosquito, Rebecca faz de tudo para chamar a atenção de Josh e consegue marcar um “encontro” com ele em um cantinho suspeito do acampamento, ao pôr-do-sol, no qual ela pretende ler para ele uma carta que escreveu quanto tinha 16 anos – uma carta que ela ia entregar para ele no fim do acampamento, mas ele terminou com ela, ela não teve coragem de entregar ou de enviar a carta, e então a guardou consigo esse tempo todo… e embora Paula fale que é melhor ela não ler a carta para Josh, é o que Rebecca quer fazer, e é assim que ganhamos “Dear Joshua Felix Chan”, a carta brega e esquisita, mas sincera, que Rebecca escreveu para Josh há 10 anos. E que agora, quando ela lê/canta para ele, o faz rir… o que é um pouco cruel e faz com que Rebecca sofra.

De coração partido, Rebecca inusitadamente ganha a ajuda das garotas cruéis que a atormentaram até aquele momento, mas que se compadecem ao ver que ela não está bem… e o jogo inverte, com elas precisando ensiná-la a ser forte. “Put Yourself First” é uma sequência bem “Fifth Harmony” e perfeitamente bizarra, com toda a ironia que as músicas de “Crazy Ex-Girlfriend” trazem, já que a grande “mensagem” da música é que a Rebecca “deve se colocar em primeiro lugar para o Josh” – O QUE NÃO FAZ O MENOR SENTIDO! Eventualmente, no entanto, Josh encontra e lê o restante da carta, que Rebecca se recusa a continuar lendo quando ele começa a rir dela, e então a procura para dizer que ninguém nunca tinha dito para ele que acreditava nele e que o entendia exatamente como ele é. Isso e um beijo no rosto parecem deixar Rebecca nas nuvens.

Aos poucos, no entanto, percebemos o relacionamento dele e de Valencia ruir.

Outros personagens também ganham algum desenvolvimento de trama enquanto Josh e Rebecca estão no acampamento, tentando “voltar no tempo”. Greg, por exemplo, talvez tenha dado um passo importante no seu relacionamento com Heather – o que parece nos afastar da possibilidade de Rebecca ficar com Greg, o que parecia tão óbvio no início de “Crazy Ex-Girlfriend”… uma vez que ela tivesse superado a obsessão por Josh e o que projetou que seu romance com ele seria, é claro. Quando Heather diz que está gostando muito de Greg e ele percebe que “as coisas estão começando a avançar”, ele se esquiva, porque claramente tem medo de compromisso. Sua história nesse episódio, então, reencontrando um amor da infância e tudo, é a de entender que ele de fato foge quando as coisas ficam sérias e precisa trabalhar nisso.

E vai fazê-lo por Heather!

Darryl, por sua vez, carente e sem ter o que fazer no fim de semana em que a filha fica com a ex-esposa, chama Greg, Hector e o White Josh para virem à sua casa – e o Darryl sempre se esforça demais para que as coisas sejam perfeitas, o que é um pouco desesperador… me diverti com “Having a Few People Over” (que me fez pensar em “The Fox”, do Ylvis), e com os seus esforços para impedir que os meninos fossem embora, mas a melhor parte da sua trama vem no fim do episódio, quando todo mundo de fato foi embora, mas o White Josh fica para ajudá-lo a guardar as coisas e limpar tudo… adoro vê-los conversando, se divertindo, e é tão fácil sentir a química que eles compartilham! Talvez a série não fique apenas na sugestão (já iniciada no episódio anterior, por sinal!), porque o White Josh se despede com um beijo no rosto de Darryl, bem próximo à boca, e uma piscadinha…

E o Darryl está todo animadinho e sonhador. AH, EU JÁ QUERO MUITO ESSES DOIS JUNTOS!!!

 

Para mais postagens de “Crazy Ex-Girlfriend”, clique aqui.

 

Comentários