BIA – “Aquí Me Encontrarás” (24 de Julho de 2020)

“Hoy todos somos BeU”

CHEGOU O MOMENTO QUE TANTO ESPERÁVAMOS: O REENCONTRO DAS IRMÃS. “Bia” se saiu muito bem em sua segunda temporada, tendo muito mais acertos do que erros, e esse último capítulo é, de certa maneira, a prova disso, porque é divertido, tem ótimas músicas e performances, e a emoção na medida certa… eu diria que ele é perfeito se não fosse por Victor e pela possibilidade (embora eu ache que não foi isso que aconteceu, assim espero) de a Ana ter escolhido ficar com ele. Ignorando esse pequeno deslize do roteiro, no entanto, “Aquí Me Encontrarás”, exibido em 24 de julho de 2020, é um último capítulo de visual incrível e apresentando os personagens que amamos da melhor maneira possível. Diferente do que aconteceu com “Violetta” e com “Soy Luna”, o futuro de “Bia” era incerto ao fim da segunda temporada, mas o capítulo lida muitíssimo bem com isso.

“Aquí Me Encontrarás” tem carinha de EPISÓDIO ESPECIAL, ou, se fosse um filme, de uma sequência. Sabe quando as coisas mudam na sequência, como em “High School Musical 2”, que os personagens são levados para um cenário completamente novo? É essa a sensação que esse episódio final de “Bia” nos proporciona, com a Big Bang Fest, em um novo cenário, novos figurinos e poderia facilmente ter servido como um episódio especial e mais longo de “Bia”. Além disso, o episódio é inteligente ao fechar as tramas sem colocar um ponto final nelas: se fosse o fim de “Bia”, o mais importante teríamos visto acontecer, e o restante pode ser imaginado e subentendido; se não fosse o fim de “Bia”, existia muita coisa que gostaríamos de acompanhar na terceira temporada ainda, como a relação de Bia e Ana ou a nova casa de BeU na Residência Kunst.

Um roteiro bem escrito para qualquer situação, hein?

O episódio começa com Bia e Manuel fazendo as pazes depois da fase rebelde de Manuel, e é o que eu sempre digo: ESSE CASAL É MESMO MARAVILHOSO. Com gostinho de última temporada, então, o episódio se dedica à despedida do Fundom e a alguns flashbacks rápidos que tornam o episódio muito emotivo… revemos trechos da inauguração do Fundom, lá no primeiro episódio, de “Cuéntales” e de vários momentos bonitos que passamos naquele lugar e com aqueles personagens. Então, eles vão embora, deixando o Fundom para trás e rumando a um recomeço: o começo de uma nova história que estão escrevendo juntos. Ainda recebemos um vídeo especial de influencers que passaram por “Bia” nessas duas temporadas, e é extremamente emocionante… foi legal ver a Delfi, o Sebastián, mas acho que a Jazmín fez muita falta nesse vídeo.

Ela precisava estar ali.

Mesmo sem a Jazmín, eu quase chorei junto com eles!

Quando o episódio nos leva de volta para a conversa de Ana e Victor para vermos sua resposta em relação à proposta de ela ir embora com ele para a Espanha, o episódio perde um pouco do seu brilho, porque eu não suporto o Victor… Ana diz que não pode deixar Bia, não pode deixar o Thiago, e o Victor ri com tom de deboche perguntando se “ela não vai embora por causa do Thiago”, e eu detesto o tom que ele coloca nessa pergunta. Ele nem tem o direito de pedir/exigir nada. Victor pede que “Helena” pense até o dia seguinte, e então Ana volta para a Residência Kunst, confusa, triste, e é muito triste ver o Thiago se sentindo mal e preocupado, com medo, sem saber o que se passa na cabeça de Ana. E, infelizmente, Ana está confusa, embora não devesse estar… e Victor fica mandando mensagem, insistindo, dizendo que “estará esperando por ela na ponte”.

Mas vamos ao que realmente importa nesse episódio: A LINDÍSSIMA BIG BANG FEST. O cenário está incrível! Como Bia diz, é um evento cheio de “mágico, cores, música e diversão”. O lugar e as cores estão lindos, os figurinos dos personagens estão impecáveis, e eu estava todo emotivo, então cheguei a me emocionar com o Pietro tentando falar os nomes dos pratos brasileiros que preparou (pamonha, pé-de-moleque e canjica) e perguntando ao Luan se está correto. FOI UM MOMENTO TÃO FOFO. A festa está linda e parece uma ótima maneira de BeU conseguir dinheiro para reformar seu novo lar, e queremos acreditar que tudo vai dar certo, mas o roteiro planta sementes de possíveis problemas, caso precisasse continuar em uma terceira temporada, com a Mara e o Marcos andando por ali, julgando tudo e provocando o Thiago como se ainda não fosse tão certo que vai dar tudo certo.

Logo que chega à Big Bang Fest, Bia é parada por uma cigana que fala algumas coisas interessantes para ela, e que guiarão o restante do capítulo… ela fala sobre um talento que ela compartilhou, e diz que hoje ela vai “brilhar mais do que nunca” (Bia estava mesmo incrível cantando “Lo Mejor Comienza” em português), e também diz que hoje um ciclo se fecha em sua vida. A cigana pede que Bia tenha muito cuidado, porque está em perigo e só existe uma coisa que pode salvá-la: um grande amor, um amor verdadeiro. Como espectadores, nós já sabemos que esse “amor verdadeiro” que pode salvar Bia só pode ser o de irmã: então que venha esse reencontro tão esperado das irmãs. Logo depois de a cigana ter dito isso, Bia recebe uma mensagem de Ana com um coração e um “Te quiero”, mas ela ainda não associa isso ao que a cigana disse.

Além de “Lo Mejor Comienza”, o elenco BRILHA em “Aquí Me Encontrarás”.

QUE MOMENTO MUSICAL LINDO (mas vou falar mais sobre isso no próximo texto).

Durante a Big Bang Fest, tanto Bia quanto Thiago procuram por Ana, enquanto vemos o Victor sozinho na ponte esperando por ela, e a verdade é que ficamos apreensivos… porque, infelizmente, ANA APARECE NA PONTE. Ela está com um sorriso idiota no rosto, ela o abraça, e ele fica todo feliz, como se aquilo fosse a coisa mais romântica do mundo – e a cena quer nos convencer disso, com a música, o sorriso de Ana, mas tudo parece exagerado e forçado. Cheguei a desejar que Victor estivesse sonhando. Não vemos, no entanto, uma conversa entre eles, e não sabemos bem o que aconteceu: Ana pode ter ido ali para ser clara com Victor e explicar que não pode ir embora com ele, que tem que ficar com Bia e com Thiago, e eu prefiro acreditar que foi isso que aconteceu… eu preciso acreditar que foi isso que aconteceu para que eu não passe raiva…

Em paralelo, Thiago recebe uma mensagem de Ana, um áudio pedindo que ele não se preocupe com ele, e dizendo que “aconteça o que acontecer, ela o ama”. O que ela quer dizer com isso?

Thiago não pode pensar muito nisso, no entanto, porque é surpreendido pela voz de Ana saindo das caixas de som da festa. Ana ainda não está ali de fato, é apenas uma música que Thiago tem no celular, celular que ele entregou para Pixie para que ela colocasse mais músicas tocarem… e quando aquela música chega aos ouvidos de Bia, alguma coisa estala dentro dela e ela percebe, pela primeira vez: “Es la voz de Helena. Es mi hermana”. Bia tem certeza de que a voz que está ouvindo é a voz de Helena, e mais do que isso: ela está cantando “Gritarle al Mundo”, uma música de Manuel, o que quer dizer que essa gravação não é antiga. Thiago sobe ao palco desesperado e tira a música, mas é tarde demais. Bia já ouviu, já está mexida, confusa… e, transtornada, Bia acaba se aproximando do lago quando não está se sentindo muito bem, e a profecia da cigana está prestes a se realizar:

O grande perigo + o amor verdadeiro.

Bia cai no lago e não tem forças para sair dele… ela está afundando cada vez mais, e aquilo tudo é desesperador, e a cena ficou lindíssima, emocionante. Ao som da música acústica, que intensificou os sentimentos daquele momento, Ana aparece para salvá-la da água, assim como apareceu para salvá-la quando ela estava perdida no parque, quando criança. É extremamente dramático e, ao mesmo tempo, belíssimo. Bia é resgatada pela mão da irmã, e as mãos se unem como em suas memórias, como no mural que pintou recentemente em seu quarto, e as memórias todas parecem vir à tona na mente de Bia: memórias com Helena, antes do acidente, e memórias recentes com Ana, e finalmente ela entende que as duas são a mesma pessoa. Cuidando de Bia, preocupada, Ana a chama de “maninha”, e é um momento de emoção indescritível.

Toda a dor e o alívio estampados naquele sorriso, naquele abraço de reconhecimento.

AS DUAS ARRASARAM ENTREGANDO TODA A EMOÇÃO QUE ESSE MOMENTO MERECIA.

 

“Siempre me gustó imaginar lo imposible. Ver mi vida como una hoja en blanco en la que puedo dibujar lo que quiera. Y ese día lo que más deseaba en el mundo se hico realidad”

 

O último capítulo termina algum tempo depois desse reencontro, depois de qualquer conversa que elas possam ter tido, e que não era realmente necessário que assistíssemos. Vemos Bia e Ana cantando “Si Vuelvo a Nacer”, a música das duas, e sabemos o que mais aconteceu: Bia levou Ana para casa, para reencontrar Alice e Mariano, aquela mistura de sentimentos tomando conta de todos… é algo bonito que adoraríamos acompanhar em uma terceira temporada, mas que também poderia ficar de fora e subentendido com a novela encerrada na segunda temporada. Como eu disse anteriormente, um capítulo muito bem escrito para funcionar como fim da novela ou não, e não decepcionar em nenhuma das duas situações. “Aquí Me Encontrarás” entregou emoção, diversão, performances lindas e nos deixou com um gostinho de “quero mais”.

Valeu a pena tudo até aqui!

 

Para mais postagens de BIA, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários