The Promised Neverland 2x10

“Xeque-mate, Peter Ratri”

Estamos rumando para a conclusão de “The Promised Neverland”, com todos os altos e baixos (mais baixos) dessa segunda temporada, e não sei bem o que nos espera no próximo e último episódio – embora eu acredite que seja a chegada das crianças no Mundo dos Humanos e a conclusão colorida e feliz que eu não esperava que “The Promised Neverland” tivesse no final. De qualquer maneira, o episódio foi interessante… um pouco corrido e cheio de informações e reviravoltas, mas eu passei a temporada toda comentando que foi o que senti em todos os episódios: como se tudo fosse sempre muito rápido. Mas acho que o episódio agradou a muita gente principalmente por ele trazer de volta Grace Field e algumas das crianças das quais sentíamos falta, como o fofíssimo Phil, e então o episódio conseguiu nos conquistar na nostalgia e emoção.

Emma e os demais têm um plano: eles vão voltar para Grace Field e salvar todas as crianças antes que elas sejam todas transferidas – seja lá o que isso significa. Talvez elas fossem devoradas por demônios, talvez elas fossem para outras plantações, ou talvez elas fossem para o Projeto Lambda, mas isso não importa. O que importa é que as crianças estão lá, fantasiando com algo que não existe, como era no início da temporada passada, e apenas Phil sabe o risco que todos eles estão correndo, e ele está morrendo de medo… ele confia em Emma, e ela prometera que voltaria por ele e pelos demais, mas e se alguma coisa acontecer e ela não conseguir chegar? Foi de arrepiar ver todas as crianças usando aquelas roupinhas de abatedouro, enquanto eram trancadas atrás de portões e cercadas por várias “Mamães” sinistras.

Felizmente, Emma, Ray, Norman, Mujika, Sonju e os demais têm um plano, que envolve a invasão da fazenda com balões e tudo o mais… gostei de perceber que Vincent, no fim das contas, não estava traindo Norman e os demais, como pensamos, mas estava envolvido no plano para enganar Peter Ratri e os demônios. Assim, enquanto os demônios e Peter acham que estão no comando e matarão todas as crianças que tentam descer com balões a Grace Field, o plano deles é frustrado, os balões são usados para queimar uma parte do lugar, e as crianças conseguem retornar para o lugar onde isso tudo começou – e é angustiante, mas também é bonito demais vê-las reencontrando as crianças. É impressionante como Emma representa essa ESPERANÇA para cada uma delas, e ficamos esperando ansiosamente pelo reencontro de Emma e Phil.

Então, as crianças estão no comando… muito mais do que Peter Ratri ou qualquer outro poderia imaginar. Infelizmente, é tudo razoavelmente fácil – o fato de ser rápido dá essa impressão. E isso é ainda mais notável quando se trata de “The Promised Neverland” por causa da primeira temporada genial que construiu todo o clima de suspense episódio atrás de episódio, tornando-nos cúmplices das crianças e dos seus planos, torcendo por cada detalhe para que desse certo, frustrando-nos com cada coisa que eventualmente dava errado. Era um desenvolvimento incrível que não vimos nessa segunda temporada, então as coisas acontecem nesse décimo episódio e parece tudo muito abrupto. Com razoável facilidade, as crianças das fazendas se reúnem em um lugar comum, e é um momento emocionante para todos – até que as Mamas apareçam.

E Peter Ratri…

E, é claro… a Vovó Isabella.

Adorei todo o clima de tensão que tomou conta daquele momento, e até tentei me esquecer que o anime não trouxe preparação o suficiente para isso – só queria curtir um gostinho que lembrava vagamente a primeira temporada! Quando tudo parece perdido e muitas armas estão apontadas para as crianças, cercadas e sem poderem fugir, Isabella se volta contra Peter Ratri, Lambda e toda a maneira de gerenciar as fazendas… é inusitado, mas até que bacana, pensando em como a primeira temporada terminou. É claro que Isabella jamais vai dizer que fez isso pelas crianças, até porque ela não fez isso pelas crianças, de fato, mas por si mesma, em busca da liberdade ou de algo novo, mas, ainda assim, foi uma ajuda bem-vinda, e Emma ficou emocionada… e a Vovó Isabella não conseguiu conter um sorriso quando Emma lhe agradeceu, feliz.

Acho que “The Promised Neverland” traz aquela ideia de “inimigo em comum”, e é assim que um grande grupo se reúne. Porque temos as crianças, que só querem fugir para um lugar em que não serão cobaias ou comida; Isabella e as outras Mamas também querem liberdade e poder; e outra parte importante do episódio vem quando um terceiro grupo se reúne contra Peter Ratri, também por compartilharem os interesses com os demais: os demônios que foram subjugados e controlados pelas fazendas durante todos esses anos, agora empoderados com o “Sangue Amaldiçoado” que os impede de degenerar, o que quer dizer que eles não precisam continuar comendo crianças… é um grande e interessante clímax que parece rumar muito para uma conclusão da trama, seja como for. Vamos ver o que nos espera no último episódio desse anime.

Mas a Emma oferecendo ajuda a Peter Ratri?

Vai com calma, Emma. Não precisa ser tão “boa” assim.

 

Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.

 

Comentários