Amy, a Menina da Mochila Azul – A visita de Cuqui a San Felipe

A carta de Matías para Amy!

Amy está passando por maus bocados em San Felipe, e nada me tira da cabeça que a culpa disso tudo é de Adrián – ou, como o conhecíamos antes, o “Gato”. Raúl está tendo problemas com ele constantemente por causa disso, e eu adorei aquele momento em que Raúl o enfrenta e o chama de traidor e de covarde, porque deixou Amy ir para o internato ao invés de contar a verdade, porque foi exatamente isso que ele fez – infelizmente, o roteiro parece querer fazer o Adrián parecer a vítima disso tudo, com cenas melodramáticas em que ele se sente culpado e diz a si mesmo que “eles têm razão e ele traiu a Amy”: isso é apenas reconhecer o que fez de errado, mas isso não o torna melhor, não apaga o que ele fez, e tampouco Adrián está preocupado em consertar as coisas… de qualquer maneira, ele acaba falando a Octávio sobre o que aconteceu.

E Octávio se preocupa com Amy

Então, Octávio resolve fazer uma visita a San Felipe, para ver como a garota está: mas ele não pode ir como “Octávio Betancourt”, e prefere ir como o Palhaço Cuqui – e convida Emília para acompanhá-lo. Para isso, Octávio liga para a Diretora Carlota para negociar a visita de “um amigo seu”, sabendo que ela só vai deixar o “Cuqui” entrar em San Felipe por causa do dinheiro que sabe que ele levará como doação. Octávio também conta a Carlota sobre o estado de saúde de Matías, que está no hospital, e pede uma autorização para tirar Amy do internato por algumas horas para que possa trazê-la para visitar o pai, porque isso pode ser bom para ele, mas Amy acaba escutando tudo… afinal de contas, ela estava escondida no escritório da diretora, já que tinha entrado ali em busca da sua mochila e do telescópio que ganhou do Raúl… os pertences que ela tanto quer queimar.

O desespero de Amy é assustador… ela sai de seu esconderijo chorando, desesperada, e Carlota é cruel com ela, como sempre. Aquela noite, Amy passa trancada no sótão, de castigo. Na manhã seguinte, Octávio vai visitar Matías no hospital, como Cuqui, para falar que está indo a San Felipe visitar a Amy… quando Octávio chega a San Felipe, aquilo parece uma piada – tudo está iluminado, colorido, cheio de bandeiras e balões decorando o lugar, as crianças (e até Minerva e Carlota) usam roupas coloridas… como se aquele fosse um lugar mágico e acolhedor de verdade. É uma encenação barata, mas as crianças não sabem muito bem interpretar o papel que a Diretora Carlota espera delas, tendo em vista que vivem com medo daquela mulher… dá para ver nas suas expressões a maneira como elas estão retraídas, com medo, medindo as ações…

E Emília percebe.

Mesmo que possamos ver a maneira como as crianças estão acuadas quando Cuqui as convida para brincar e elas olham para Carlota antes de aceitar o convite, a felicidade de Amy ao ver o seu amigo é real – e pode ter sido apenas por algumas horas, mas foi um momento de um pouquinho de luz naquele lugar obscuro. Para Amy, aquela visita é ainda mais importante, porque temos um momento emocionante, depois da dança da cadeira, em que Amy é a grande vencedora, e então Cuqui pede que ela tire de seu chapéu o prêmio… e o prêmio é uma lindíssima carta que Matías escreveu para ela… a cena é uma das coisas mais tristes e mais bonitas da novela, com direito a muitas lágrimas de Danna Paola e uma resposta linda: uma mensagem que Amy pede que Cuqui leve ao seu pai – algo que Coral lhe disse em sua visita no dia anterior.

Quando Cuqui se prepara para ir embora, depois da visita, ele tenta novamente convencer Carlota a deixá-lo levar Amy para ver o Matías, mas a perversa diretora tem uma série de desculpas para não permitir, mesmo dentro de seu papel de “alma bondosa”. Então, Amy continua confinada àquele lugar horrível, e assim que Octávio vai embora com Emília, Carlota acaba com toda a “palhaçada”. Assim que a porta se fecha atrás dele, ela volta a gritar e começa a arrancar todas as fitas e balões que estão pendurados pelo lugar… além disso, ela toma os brinquedos que as crianças ganharam, porque ela não vai permitir que exista nenhum tipo de alegria dentro daquele lugar. San Felipe é um internato de corredores sombrios e amedrontadores, e Carlota fará de tudo para que as coisas continuem sendo como sempre foram…

Naquele dia, Octávio também planejava almoçar com Adrián e apresentá-lo a Emília, mas eles acabam chegando um pouquinho tarde por causa da visita a San Felipe e, sob os comandos de Leonora, Adrián é totalmente insuportável. Ele dá um chilique contra Emília, diz que “o pai só dá atenção para ela e se esquece dele”, e a verdade é que nem tudo aquilo veio da Leonora… sim, ela pediu que ele ficasse contra Emília e fizesse Octávio terminar com a médica, mas a verdade é que o Adrián sabe ser um perfeito babaca – ele é maldoso por nascença. Então, ele age contra Emília, e ele tem o motivo perfeito para ficar ainda mais contra ela quando Emília precisa faltar ao almoço porque recebeu a notícia de que Matías fugiu do hospital… e isso é, em parte, por causa de Octávio que, depois da visita a San Felipe, foi ao hospital como Cuqui e disse que “ele precisava ser forte e sair do hospital até domingo, que era o dia da visita”.

Bem, Cuqui não falou para ele fugir do hospital…

Mas parece que foi isso que Matías entendeu.

Enquanto isso, mesmo com todo o sofrimento, Amy está começando a fazer amizades e, de certa maneira, começando a liderar as crianças de San Felipe… ela diz que sabe que o pai e os amigos virão resgatá-la, e promete que levarão todos com ela – alguns ficam felizes com a perspectiva; outros já estão ali há tanto tempo e tão amargos que não se permitem ter esperança de escapar, o que é muito triste. De qualquer maneira, Amy aos poucos cria laços, e temos um capítulo recheado com todos os clipes que a novela exibiu até o momento, no qual Amy está contando para as crianças do internato sobre a sua vida, o barco em que mora, seu pai, sua amiga Coral, o Raúl e os outros amigos… é uma sequência legal e bem importante, porque os novos amigos de Amy precisam conhecê-la para se importarem com ela e ajudá-la – ajudá-la a proteger a mochila azul, por exemplo.

Assim, a novela vai construindo essa amizade aos poucos!

Mas ainda precisamos conhecer mais sobre as crianças do internato!

 

Para mais postagens de “Amy, a Menina da Mochila Azul”, clique aqui.

 

Comentários