The Promised Neverland 2x07

Uma alternativa à aniquilação.

Acho que o próximo episódio será o que eu estava esperando… um flashback do Norman e o que aconteceu com ele desde que ele se despediu dos amigos em Grace Field até o recente reencontro. Ainda existe muita coisa que não sabemos sobre o que aconteceu com Norman, e é evidente que ele mudou muito desde a última vez em que Emma e Ray estiveram com ele – e eu ainda não sei dizer o quanto do que ele diz é verdade e o quanto não é. No episódio passado, Norman surgiu com um plano muito bem estruturado que consistia na exterminação dos demônios, e ele já tinha quase tudo pronto para colocar isso em prática… Emma, por sua vez, não tem tanta certeza de que é isso o que ela quer, e chegou a hora de falar sobre isso com Norman e oferecer uma alternativa… embora nós não tenhamos certeza de que Emma esteja certa.

Gostei bastante da primeira parte do episódio, da conversa de Emma e Ray com Norman, e nem por toda a discussão de Emma a respeito de matar ou não todos os demônios, mas a explicação de Norman sobre o porquê de eles precisarem fazer isso e o porquê de Mujika e Sonju serem tão perigosos… no episódio passado, Norman chamou Mujika de “A Garota do Sangue Maligno/Amaldiçoado”, e eu ainda não consigo acreditar 100% em Norman em relação às suas histórias, mas ele explica a respeito dos demônios que eram capazes de manter forma e inteligência humana mesmo sem se alimentar de humanos, e como esse era um poder que podia ser transferido a outros demônios através do sangue, mas o alto escalão dos demônios acabou caçando todos que eram como Mujika e Sonju e os exterminando, para impedir a proliferação desse poder.

É uma leitura interessante sobre as relações de poder: uma vez que todos tenham o poder de manter-se racionais, por exemplo, independente de que se alimentem, o governo pede qualquer controle sobre essa população – é sempre essa a história do mundo. Assim, demônios como Mujika foram exterminados para que o governo pudesse escolher quem e quando tinha acesso à carne humana, e quanto dela, mantendo, assim, o controle sobre essa população. E quando Emma fala sobre usar o sangue de Mujika como uma alternativa à ideia primária de exterminar todos os demônios, Norman explica que isso não resolveria nada e é um golpe forte ele falando sobre o paladar dos demônios e como eles não deixariam de comer carne humana por isso… assim como nós, humanos, não deixamos de comer animais, por exemplo, só porque “nossos alimentos querem”.

Para eles, humanos são apenas alimentos. É uma alegoria interessantíssima.

De todo modo, Norman faz um acordo com Emma: ela se voluntaria para trazer Mujika e Sonju até ele, para que ele abandone todo o plano de aniquilação dos demônios, e ele finge topar, embora não tenha muito interesse em cumprir com o prometido… e cada vez parece que vemos menos o Norman que outrora conhecemos nesse Norman frio e pronto para se vingar. Embora seja evidente que ainda temos o que descobrir em relação à sua história. Então, Emma e Ray retornam para casa para contar aos amigos sobre as mudanças de plano (embora a maior parte das crianças não entenda os motivos de Emma para não querer matar todos os demônios, sendo que eles os estão caçando e ela quase morreu no dia anterior nas mãos de um demônio), e para pedir a ajuda de Don e Gilda, que acompanharão os dois nessa jornada em busca de Sonju e Mujika.

Enquanto isso, Norman conversa com seus novos “amigos”, e é uma cena um tanto quanto desesperadora… vemos Barbara ter um surto ao descobrir que Emma pensa em não matar humanos porque é “amiga” de dois deles, e também a vemos sofrer algum tipo de reação por causa do que viveu em Lambda. Norman, por sua vez, garante aos colegas que não tem o menor interesse em mudar seus planos: se Emma realmente conseguir trazer Mujika até ele, ele matará a Garota do Sangue Amaldiçoado. No fim do episódio, retornamos para quando vimos o Norman pela última vez na primeira temporada, a sua despedida com Ray e Emma antes de ser levado por Isabela como alimento aos demônios… no presente, o vemos tossir sangue e pedir desculpas aos amigos por algum motivo; no passado, o vemos sendo recebido por alguém nos portões da fazenda.

Quem era? O que aconteceu? Será que o próximo episódio explorará isso?

Espero que sim… talvez finalmente tenhamos o episódio com a história de Norman que eu tanto queria!

 

Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.

 

Comentários