MacGyver 5x10 – Diamond + Quake + Carbon + Comms + Tower

“It was his idea!”

Ah, eu não queria estar dividido sobre esse episódio, mas em parte eu estou… isso porque eles trouxeram de volta o meu vilão favorito em “MacGyver”, e eu surtei de alegria em rever Murdoc, porque ele sempre nos traz os melhores episódios da série, mas, ao mesmo tempo, eles resolveram insistir em algo que eu achei que já tivesse sido resolvido e esquecido: o crush de Riley em Mac. Tudo bem, a gente entende a Riley ter um crush em Mac (!), mas é realmente necessário o roteiro ficar dando voltas com isso sendo que nunca houve um desenvolvimento decente para a história? Agora eles querem que a gente acredite que o Mac talvez também esteja “secretamente apaixonado” por Riley sendo que ele estava todo felizinho em pedir a Desi em casamento NO INÍCIO DESSE MESMO EPISÓDIO? Ah, sei lá, talvez seja porque eu sou #TeamDesi, mas tudo bem…

O episódio começa com o Mac fazendo um diamante (!) para pedir Desi em casamento, e ele está um pouco feliz demais, quase como se estivesse bêbado, o que eu achei fofo, e então tudo o que ele planejara para o dia acaba indo por água abaixo quando eles recebem um chamado e a equipe se divide em duas missões que acabam sendo a mesma – de um lado, Bozer e Tyler precisam desvendar um código com uma possível mensagem da Codex 2.0 (e, de quebra, enfrentar segredos que foram guardados e podem machucar), enquanto Riley, Mac e Desi saem em uma missão até a Cidade do México… naturalmente, como sempre acontece nas produções dos Estados Unidos, o México é amarelado de um jeito que não vejo nas minhas queridas novelas mexicanas, mas tudo bem… gostei do cenário armado na Plaza Loreto para que isso tudo começasse.

Mas eu surtei mesmo quando descobri quem estava por trás de tudo… MURDOC! Foi TÃO BOM rever Murdoc, não vou negar – acho que a quinta temporada estava sentindo falta de um personagem como ele para dar uma balançada em tudo… ele sempre rende excelentes episódios, ou pela história, que é elaborado e maníaca, ou pela sua atitude debochada e descontrolada que eu acho incrível de acompanhar… por isso, quando ele aparece e pede para Mac admitir que estava com saudade dele, eu estava aqui de casa gritando que EU ESTAVA! Murdoc é um vilão no estilo “Alice in Borderland”, e eu adoro esse descontrole alinhado com planos muito bem articulados… ele propõe a Mac um jogo cheio de regras, e Mac gostaria de saber exatamente o que ele está planejando, mas também não pode deixar pessoas inocentes morrerem.

Por isso, ele joga.

São 30 minutos até chegar a um prédio que fica do outro lado da cidade, e esse é apenas o Nível 1. Enquanto Mac corre contra o tempo, desesperadamente, Murdoc tem as melhores cenas, e é incrível como ele pode sustentar o episódio mesmo estando sozinho, falando com os demais pelos comunicadores… Murdoc é exagerado, mas de um jeito gostoso de acompanhar – passei o episódio todo surtando porque ele estava de volta, enquanto tudo parecia girar em torno dele, e Bozer e Russ chegavam à conclusão de que talvez os símbolos que estavam tentando decifrar não significavam nada (mas significavam, no fim), e Murdoc estava apenas tentando distrair a Phoenix Foundation enquanto os impedia de descobrir alguma coisa muito grande… surpresas estavam prestes a acontecer, e começaram com a aparição de Eric Andrews para se juntar a Murdoc.

Não surtei tanto aqui… Murdoc sempre vai ser meu vilão favorito, ele não precisa de ninguém.

Mac consegue chegar até o prédio do outro lado da cidade, e então Murdoc causa um terremoto (“Welcome to Level 2”), mas o que mais importa é a maneira como ele parece capaz de desestabilizar a Phoenix Foundation, seja falando sobre Leanna ou seja provocando o Mac sobre toda a questão do casamento, falando de “diamante”, “anel” e “perguntas” – não seria um grande problema se o Murdoc não mostrasse um áudio de Bozer e Riley mais cedo ainda na Phoenix Foundation, quando Bozer contou para ela sobre o pedido de casamento que Mac faria e Riley fala algo sobre os sentimentos que tinha por Mac e que precisou enterrar porque não queria tornar as coisas estranhas entre ele e Desi… sinceramente, era para ser um lindo pedido de casamento e, naquele momento, eu sabia que tudo ia desandar com um drama que eu não julgo necessário.

De todo modo, o episódio se desenvolve muito bem em sua reta final no que diz respeito a Murdoc, mas péssimo no que diz respeito ao pedido de casamento. Gostei da decifração da mensagem que os leva, como Bozer diz, a “uma reunião do mal no Zoom”, que consistia em Murdoc e Andrews convocando as cabeças da Codex pelo mundo para assisti-los matar MacGyver e então se tornar o seu novo líder ou qualquer coisa assim – felizmente, tudo parece chegar ao fim, e talvez não ouçamos falar de Codex novamente… ou pelo menos não tão cedo. Murdoc acaba novamente preso, arrancando risada até o seu último momento: “It was his idea”. No fim, então, Mac precisa conversar com Riley e com Desi, pensar nos seus próprios sentimentos e decidir o que ele quer fazer, mas eu não achei que existisse dúvida… mas parece que sim. Antes de pedir Desi em casamento, Mac acaba indo até a casa de Riley para saber se o plano dela de “enterrar os sentimentos” funcionou.

Teremos que esperar até o próximo episódio pela resposta de Riley…

…de qualquer jeito, eu acho que essa história já “rendeu” o suficiente. Precisava ser encerrada.

 

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.

 

Comentários