Kikai Sentai Zenkaiger, No. 1-kai! – The World of Kikai is Kikikaikai!


“Aconteceu de repente… incontáveis mundos se encontraram presos em pequenas máquinas, incapazes de resistir. E o último mundo no alvo é…”

 

NOSSA, QUE ESTREIA FENOMENAL! Eu estou há muito tempo animadíssimo com “Kikai Sentai Zenkaiger”, o Sentai de 2021, ano em que a série completa 45 anos de existência – com uniformes completamente diferentes do que o que estamos habituados, uma temática interessante e criativa e um monte de referências para celebrar os 45 anos de Super Sentai, “Kikai Sentai Zenkaiger” tem tudo para ser incrível… e o primeiro episódio vem com muito carisma nos apresentar o universo, os primeiros mistérios, e os dois primeiros Rangers da temporada: Kaito e Juran. Visualmente, a temporada parece ser um verdadeiro espetáculo e, por ser uma temporada de aniversário, ela ainda tem a capacidade de evocar a nostalgia quando nos leva de volta a temporadas que acompanhamos no passado, como “Zyuohger” e “Ninninger”.

A questão da NOSTALGIA está claríssima já nas primeiras cenas, quando revisitamos três equipes do passado: os “Himitsu Sentai Gorenger”, a primeira temporada do Sentai, em 1975; os “Kyōryū Sentai Zyuranger”, a décima sexta temporada do Sentai, em 1992, que curiosamente se tornaria depois a base para a primeira temporada de “Power Rangers”; e os “Mashin Sentai Kiramager”, a quadragésima quarta temporada do Sentai, de 2020, a última antes de “Zenkaiger”. Foi muito legal vê-los em tela enquanto os vilões da temporada, a Dinastia Tojitendo de Kikaitopia, aprisiona mundos em pequenas engrenagens: todos os mundos dos “Super Sentais” anteriores são aprisionados… e Kaito e o restante de sua equipe eventualmente terá que salvar todos os Sentais do passado. A ideia é muito bacana, e eu adorei o fato de tudo em “Zenkaiger” ser REPLETO de referências.

A história começa depois que os 44 mundos prévios foram aprisionados, e a Terra parece se “fundir” com Kikaitopia, quando os habitantes desse outro lugar, os kikainoides, são trazidos para a Terra e se misturam com os humanos… é um tanto confuso e assustador para todos, no começo, mas, um mês depois da “fusão”, as coisas parecem estar indo muito bem. E Kaito não pode estar mais feliz! Foram os seus pais que descobriram a existência de Kikaitopia, um mundo paralelo ao deles, e agora ele tem a chance de conhecer os habitantes desse mundo e, quem sabe, se tornar seu amigo. Temos, aí, o mistério do “desaparecimento” dos pais de Kaito, mas Kaito parece um rapaz bastante leve e descontraído, e é impossível não sentir simpatia por ele já no primeiro episódio… talvez um pouco sonhador e iludido, mas Kaito certamente é uma boa pessoa.

Tudo estava indo muito bem… até que alguns outros kikainoides invadam a Terra e simplesmente comecem a atacar. Acompanhamos as reações tanto de Kaito, humano, quanto de Juran, kikainoide. Kaito lamenta esse ataque “justamente agora que eles estavam todos se dando bem”, e Juran lamento o fato de que os humanos já parecem estar se voltando contra eles, como se todos os kikainoides fossem iguais. Os vilões da Dinastia Tojitendo, no entanto, não se importam com quem estão atacando, sejam humanos ou kikainoides… eles só querem destruir quem estiver à sua frente e não for parte da “elite” ou qualquer coisa assim. É nesse cenário de destruição que Secchan, um robô criado pelos pais de Kaito, Isao e Mitsuko, ganha vida e parece guiá-lo até algo que os pais criaram e que poderia ser usado em um momento como esse…

O laboratório secreto de Isao e Mitsuko.

Secchan, então, explica um pouco mais da trama de “Kikai Sentai Zenkaiger”, falando sobre como os professores (os pais de Kaito) descobriram outros mundos paralelos além de Kikaitopi, e todos eles tinham sua própria superequipe para defender seu mundo – os SUPER SENTAI. Agora, Kaito herda um poder criado pelos pais a partir dessas equipes (“O Geartlinger e as Engrenagens de Equipe foram feitos pelos professores, baseados nas Superequipes!”), e que pode ser usado para deter os kikainoides que estão atacando… e Kaito não pensa em hesitar: ele vai lutar e salvar o mundo. Então, quando Kaito sai correndo do laboratório levando um transformador para si e mais um (que a avó não quis usar), ele encontra Juran bem no momento em que o kikainoide está salvando um garotinho humano do ataque de outros kikanoides, e eles se unem.

E, assim, nasce uma equipe… dois integrantes, mas apenas por enquanto!

“Eu quero ser seu amigo, senhor”

Assim, com os primeiros traços da trama bem apresentados (e eu achei um máximo, porque amo a noção de mundos paralelos, e acho que dá para fazer muito com essa trama em “Zenkaiger”), Kaito e Juran se transformam pela primeira vez nos primeiros membros de um novo Super Sentai… e gosto dos números que eles trazem: Kaito traz o 45, que representa essa temporada; Juran, por sua vez, traz o 16, representando a décima sexta temporada do Sentai, “Kyōryū Sentai Zyuranger”, e a sua aparência morfada é, de fato, muito parecida com o mecha de “Zyuranger”. Mas é bacana que “Zenkaiger” não vai apenas fazer referências em coisas pequenas, mas também em coisas grandes. Depois de um primeiro e ótimo henshin, Zenkaizer e Juran começam a usar alguns discos (que são muito bonitos, por sinal, queria colecionar) para evocar poderes de qualquer Super Sentai.

O primeiro que Zenkaizer usa é o Disco 40: “Doubutsu Sentai Zyuohger”. É legal ver a equipe Zyuohger aparecer brevemente, de forma translúcida, como se fossem parte dessa batalha, e então Kaito herda um poder que era de Yamato Kazakiri, e ganha asas, um poder baseado no Zyuoh Eagle. Quando Juran diz que também quer algo assim, Kaito lhe entrega o Disco 39, “Shuriken Sentai Ninninger”, e é um máximo ver não apenas os Ninningers aparecendo brevemente, mas a maneira como Juran luta como se fosse um deles mesmo: reconhecemos os tipos de golpe, a agilidade, os efeitos… é quase como ver “Ninninger” e isso é emocionante! É esse sentimento que as temporadas de aniversário causa na gente: cada pequeno detalhe uma reação emocionada. O primeiro episódio ainda traz até uma primeira luta gigante, com Juran crescendo para enfrentar o monstro.

Ainda teremos novidade em relação às lutas gigantes, e estou aguardando ansiosamente para ver os Rangers Kikainoides se unindo em “mechas”. Próximo episódio, conheceremos um pouco mais de Gaon.

Ansioso pelo momento!

 

Mais postagens de “Kikai Sentai Zenkaiger” EM BREVE!

 

Comentários