Vale o Piloto? – Manifest 1x01



April 7, 2013 – November 4, 2018.
QUE ESTREIA SENSACIONAL! Há anos que eu estava esperando por uma série repleta de mistério desse modo, e talvez “Manifest” esteja aí justamente para me presentear com esse momento – se seguirmos nos trilhos do PILOTO, que entregou uma história sólida e repleta de perguntas em aberto, ao mesmo tempo em que começa a fazer com que nos importemos pelos personagens. Eu ADOREI a premissa desde que fiquei sabendo sobre a série, e a introdução, especialmente os primeiros minutos, a apresentam com maestria, colocando-nos no lugar desses passageiros que estiveram desaparecidos por cinco anos e meio… para o resto do mundo, na verdade. Para eles, apenas o tempo de um voo da Jamaica a Nova York. A série começa em 7 de Abril de 2013, quando conhecemos a família protagonista, formada por Michaela, seus pais, seu irmão Ben, a esposa dele e os gêmeos, filhos dos dois…
E, no aeroporto, eles se separam.
O fato da família SE SEPARAR é que torna o episódio mais intenso, porque é muito mais fácil de notar a ruptura com o restante do mundo quando as divergências de tempo acontecem dentro da família. Os pais de Michaela e Ben vão em um primeiro voo, junto com Grace e Olive, sua filha. Para trás, ficam os irmãos e Cal, o gêmeo com leucemia, e eles embarcam no VOO 828. Durante o voo, eles passam por uma turbulência intensa que é motivo de desespero, mas então o avião se estabiliza e eles começam a se preparar para pousar, recebendo com claro choque resposta do aeroporto quando eles anunciam o voo e de onde estão vindo: “This is Captain William Daly, we have 191 souls on board”. Quando o avião pousa em Nova York, em um aeroporto diferente do programado, todos começam a perceber que seus celulares estão sem sinais, e policiais cercam o avião do lado de fora…
“Something’s happening”
Tudo é muito INTENSO e muito CONFUSO para todos. O pessoal que estava fora do avião não entende como isso pode ser capaz. Os passageiros nem sabem o que está acontecendo ainda, até que um policial anuncie: “The problem, ladies and gentlemen, is your plane departed Montego Bay, Jamaica, on April 7, 2013. Today is November 4, 2018”. CHEGOU ATÉ A ARREPIAR! Eles estão desaparecidos e tidos como mortos há cinco anos e meio, mas para quem estava dentro do avião é como se o tempo não tivesse passado… eles decolaram na Jamaica e pousaram ali em Nova York, apenas HORAS depois. Naturalmente, existe muita tensão e muita coisa ainda a ser investigada, mas dentro de 36 horas eles são liberados para reencontrar seus familiares e amigos, e é uma cena EMOCIONANTE! Destaque para Olive, cinco anos mais velha que seu irmão gêmeo, e Michaela descobrindo que sua mãe morreu nesse tempo.
Quase chorei com Michaela abraçada ao pai!
As coisas, naturalmente, MUDARAM MUITO EM CINCO ANOS. Michaela tinha decidido “dar uma chance” a Jared, por exemplo, mas agora ele está com Lourdes, sua melhor amiga, e mesmo que tenha sido dois anos até que ele tenha olhado para outra mulher, para ele, para ela não foi mais do que uns dias. Nem tudo que muda é para pior, no entanto. Cal ganhou o MILAGRE pelo qual a família estava esperando: desde que ele entrou no avião, há cinco anos e meio, as pesquisas evoluíram a ponto de seus 6 meses restantes de vida se converterem em uma esperança real de cura – e, para deixar tudo ainda mais significativo, graças à pesquisa de Saanvi, uma médica que estava a bordo do Voo 828. Agora, ela vai lutar para que ele tenha a chance de ser curado, mesmo que as pessoas que assumiram a sua pesquisa estejam interessadas apenas em dinheiro e “não correr riscos”.
Foi muito bonito como Saanvi diz que todos os passageiros daquele avião ganharam uma segunda chance, e como não pode deixar de pensar que, talvez, Cal tenha voltado para ser curado, e ela tenha voltado para curá-lo. Nessa parte da família, também temos um momento muito bonito entre Ben e Olive, quando ele vai até o seu treino de futebol e se desculpa por tudo, por ter dado tanta atenção para Cal a ponto de esquecê-la, praticamente, e promete remediar isso, e ela o abraça, compreensiva e fofa. Depois, uma cena de Ben com Grace assistindo a Cal sendo tratado, em que ela fala sobre como o culpou ao longo desses cinco anos, e como sente, agora, que Cal precisava estar naquele avião para ser salvo… e foi tão bonito, tão sincero, que me partiu o coração notar que ela TEM UM NAMORADO agora, e não sabe como dizer isso a Ben.
“What are you gonna do?”, Olive pergunta, sempre compreensiva.
Por fim, então, as mudanças pelas quais os passageiros do Voo 828 estão passando: vemos através de Michaela que ela está ouvindo coisas – ela escuta sua própria voz, falando com ela, mandando-a fazer coisas, e é assim que ela salva um garotinho de ser atropelado pelo ônibus quando a voz grita “Slower!”, por exemplo. Depois, quando ela está correndo, ela vê cachorros latindo para uma cerca e a voz lhe pede: “Set them free”. Ela não o faz, mas quando ainda é atormentada por isso durante a noite, ela acorda, pega a bicicleta e vai até o local, onde encontra também Ben, o irmão, que está ali para “libertá-los”. E pensar que ele fingiu que não estava acontecendo com ele quando Michaela comentou sobre a voz que estava ouvindo e lhe pedindo para fazer coisas! Assim, os dois liberam os cachorros, e nos perguntamos por que aquilo é importante.
Depois, tudo vem ao caso. Jared acaba no caso para falar com Michaela, e a aproximação dele nos faz notar o quanto Michaela está “quebrada”, por uma série de razões, e ela é a primeira a começar perceber as relações dos números, entre o Voo 828 e os versos da Bíblia que sua mãe sempre dizia, por exemplo, e agora estão bordadas em uma almofada na casa. O “Set them free!”, no entanto, não para de atormentá-la e percebemos que NÃO ERAM OS CACHORROS, EM MOMENTO ALGUM! Assim, Michaela salva duas garotas que estavam sendo mantidas prisioneiras por um cara louco – como aquela voz pode, no entanto, SABER dessas coisas? É todo um mistério que reúne os passageiros do Voo 828 no aeroporto, olhando para o avião quando ele explode, impedindo as investigações que começariam no dia seguinte… o que quer que tenha acontecido, não quer ser investigado.
E está tudo apenas começando!
PILOTO MUITO BOM! ANSIOSO E CURIOSO POR MAIS!

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.


Comentários