Nono Capítulo de “LIKE, La Leyenda” (20 de Setembro de 2018)



“Hay un traidor entre nosotros”
A MÚSICA É PROIBIDA EM L.I.K.E.! Uma série de fatores levam ao fechamento da sala de música de Gabo, que antes estivera aberta a todo momento para qualquer aluno que quisesse usufruir dela, mas as manifestações musicais não param de modo algum! É legal que o tema da MÚSICA acaba aproximando os jovens de agora com a paixão de Gabo e o trauma que viveu na escola quando Luca, seu melhor amigo, foi expulso – L.I.K.E. ainda apresenta considerável rigidez, mas fora muito pior há 15 anos, e essa é parte da trama central da novela. Os acontecimentos que levam até a suspensão temporária das aulas de música têm a ver com o vídeo publicado na internet dos jovens cantando “No Puedo Olvidarme de Ti”, e uma atitude desesperada de Pablo, que quer fazer o possível para esconder de todo mundo que ele é gay… não o culpo, mas ele agiu mal.
O desespero de Pablo, infelizmente, é algo que já vimos pessoalmente várias vezes. Ele ainda não se assumiu, teme que as pessoas “notem” que ele é gay, e tem uma conversa sobre isso com Daniel, no qual diz que gosta de dançar, mas isso “não quer dizer que ele seja gay”, e mal tem roupas rosas… talvez uma camiseta, umas duas cuecas (uhm, inclusive, me interessa!). Quando Daniel pergunta qual é o problema que as pessoas saibam que ele é gay, Pablo explica que o seu pai jamais aceitaria isso – já foi um tormento quando ele falou que queria dançar, imagina se ele chega a dizer que é gay. Então, Pablo pergunta se pode dormir ali naquela noite, porque não quer voltar ao quarto e ver Sebastian, e quando estávamos começando a gostar de Daniel, ele age de forma errada com Pablo: manda uma mensagem para Sebastian do celular de Pablo, falando da noite anterior.
Que FOFO o Sebastian dizendo que “queria contar a todos” <3 #INLOVE
Sinceramente, essa é uma discussão importante. Eu sou, naturalmente, a favor de DEIXARMOS O ARMÁRIO. Eu acho que um dos momentos mais felizes da vida de uma pessoa gay é quando ela pode falar abertamente sobre isso. Não é uma questão de mentir ou ocultar e então espalhar para todo mundo, mas poder falar sobre o que quiser sem ter que se atormentar constantemente e medir cada palavra para que “as pessoas não saibam”. É libertador. Mas, assim como em “Com Amor, Simon”, esse é um momento a que a pessoa precisa chegar sozinha. Ninguém tem o direito de tirar outra pessoa do armário, apenas de aconselhá-la e acompanhá-la, se for o caso. Na manhã seguinte, Sebastián fala com Pablo na cafeteria, e Pablo está o tempo todo olhando ao redor, angustiado, se escondendo de todos. E quando Sebastian toca sua perna, Pablo pula e vai embora, pede que o deixe em paz.
E eu sofri por ele!
Mas vamos chegar à história da música. Primeiro: León e Emília fazendo música juntos? MARAVILHOSO! Segundo: Humberto está inconformado com as notas da prova surpresa que deu e, por isso, planeja acabar com as aulas de música do Gabo. Então tudo se junta. O vídeo da música dos garotos que foi para a internet é na intenção de zoar o Silverio, e o pai dele chega revoltado na escola, dizendo que o filho “não é gay”, usando palavras pejorativas em um discurso preconceituoso que chegou a doer em mim… mas não me doeu por ele ou pelo o que ele disse, mas pela expressão de Pablo ouvindo àquilo tudo em primeira mão. Coisas como: “Nenhum pai gosta que digam que seu filho é…”. Então, como uma maneira de escapar da diretora que quer saber o porquê de sua distração e baixo rendimento, Pablo fala sobre a “pressão da aula de música”.
E ela mesma decide cancelar as aulas do Gabo!
L
Pablo não fez bem, de modo algum… e ele sabe disso. Agora, ainda escondido, ele é a pessoa mais odiada da turma, e não por ser gay – mas por ser um “traidor”. Os alunos, expulsos da sala de música, que é trancada, recorrem a Gabo no pátio da escola, mas Victoria diz que a decisão está tomada, que o vídeo saiu de controle e que um aluno reclamou da aula. Humberto, é claro, adora isso tudo! Os jovens, por outro lado, estão revoltados, e se amontoam do lado de fora da porta da diretoria, ouvindo a conversa lá dentro, e é uma cena bem divertida – amei Emília tentando despistar a secretária, primeiro a convidando a se juntar a eles, depois a mandando em busca “do ladrão de post-its”. Quando eles escutam sobre o aluno que reclamou da aula, León anuncia: “Hay un traidor entre nosotros”. E esse é quase que o tema do restante do capítulo!
“Não tem nada de mau em ser gay, mas sim em ser covarde”
O embate entre Gabo e Humberto até chega a ganhar um episódio a mais – Gabo lhe pergunta “por que ele odeia música”, e Humberto fala que não odeia música, mas odeia a libertinagem e coisas assim, o que é uma concepção preconceituosa e equivocada da música. Acabamos retornando ao passado, a quando Gabo cantava com Sole e Luca, para ver a cena do vídeo sendo gravado, por Humberto, para “denunciar” a banda ao diretor, QUE EXPULSA LUCA DE UMA HORA PARA OUTRA. Gabo, como professor, manda os alunos LUTAREM pela música se ela é importante para eles… e eles obedecem prontamente, declarando GUERRA a Humberto a cada momento que os veem… e eu devo dizer que ELES ARRASAM TOTALMENTE! Começa naquela cena meio High School Musical 2, quando eles transformam o refeitório e cozinha em uma aula de música…
Humberto sai correndo.
Mas, depois, eles ACABAM com Humberto durante a aula dele, e essa é a melhor parte. Humberto adora ameaçar, dizer que “é uma guerra com a qual eles não podem”, e dizer que “esse cachorro late, morde e tem raiva”, mas eles não estão nem aí e o provocam até o último instante. Adoro como ele faz perguntas e eles respondem como? COM MÚSICA! Mas não é qualquer música… é um rap improvisado COM AS RESPOSTAS CERTAS DAS PERGUNTAS DE HUMBERTO. Nailed it. MELHOR CENA! Humberto chama isso de “um apocalipse acadêmico”, mas a sala dos professores se diverte ao saber da história, e Victoria está adorando isso tudo – afinal de contas, os alunos deram as respostas certas, não deram? Isso quer dizer que ELAS ESTÃO APRENDENDO. Então, para ela, eles podem dar essas respostas como bem entenderem… sentados, de pé, cantando.
Desde que estejam aprendendo.
MELHOR MANEIRA DE VENCER HUMBERTO!
Outras tramas do capítulo trazem Machu ENFIM indo falar com Emília para “resolver os seus problemas”, e Emília é fantástica ao dizer que ela é tapada, porque León é louco por ela e Machu está ali perdendo tempo vindo brigar com ela. Depois, Machu vai falar com León, mas eles ainda não se acertam como um casal… e falando em “problemas de casal”, Antonia e Ulises têm um desentendimento quando Clara, a mãe de Tony, descobre a conta no hospital, lá do primeiro capítulo, e presume que “a filha fez um aborto”. Então, ela manda uma mensagem ao celular de Antonia, que Ulises acaba vendo antes dela, e as consequências ainda devem ser grandes… Ulises e Antonia acabam brigando por causa disso, e o pai de Claudio e a mãe de Antonia chegam bem bravos à escola, confrontando Claudio, na frente de Emília, sobre “como ele foi capaz de deixar a Antonia abortar”.
E aqui vai uma palavra que eu adoro e tem tudo a ver com isso: “EITA!”

Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários