Álbum: “RBD Live in Hollywood”


“No tengas miedo a volar / Vive tu vida”
Live in Hollywood é o segundo álbum ao vivo da banda RBD, e é bem diferente do Tour Generación RBD En Vivo. Lançado no dia 04 de Abril de 2006, e gravado em Los Angeles, o álbum tem pouco mais de 60 minutos, e é descrito como “pop latino” e “pop rock”, mas ao escutá-lo nós percebemos maiores influências deliciosas. As músicas saem quase inteiramente do álbum “Nuestro Amor”, e não temos os deliciosos Medleys que tínhamos no primeiro álbum ao vivo. As versões ao vivo das músicas já conhecidas trazem um instrumental mais forte, pontuado por instrumentos específicos – uma orquestração belíssima. Eu gosto. Gosto do estilo meio pop, meio rock que é, também, ocasionalmente influenciado por tons de reggae e o clássico mexicano: grupero. Assim, várias das canções estão um pouco diferente daquelas a que você se habituou nos álbuns de estúdio.
Uma marca de Live in Hollywood é que parece que as músicas foram convertidas em uma espécie de “meio-termo dançante”. Diferente dos álbuns de estúdio, esse álbum ao vivo não é polarizado, e o show segue um estilo confortável e confiante – tamanha força e propriedade tornam o álbum envolvente. Você sente vontade de dançar quase que o tempo todo. Músicas muito agitadas foram amenizadas, outras mais lentas foram agitadas- a impressão é de que toda música foi adaptada para ser dançada em par… ou animadamente, ou de rosto colado nas mais lentas, mas nenhuma canção é para ficar parado. Gosto disso. Gosto também bastante dos vocais de Live in Hollywood. Eles estão fortes, altos. Alguns duetos são lindíssimos. E os refrãos compartilhados ficaram realmente muito bonitos.
Mas vamos tratar o álbum com mais calma a seguir…

ABERTURA: “TRÁS DE MI”

Como vocês bem sabem, e eu sempre faço questão de dizer isso: TRÁS DE MI É A MINHA MÚSICA FAVORITA DA BANDA! Eu adoro o ritmo, como estão as vozes de todos e, acima de tudo, a letra que nunca falha em me emocionar! É tão bom abrir o show com ela… embora não me faça ficar o restante todo esperando para escutá-la, talvez fosse legal criar um suspense. De todo modo, a música no CD vem com mais de 5 minutos, devido ao delicioso e calmo instrumental do início que é de quase 2 minutos – me arrepia ouvir a plateia gritando, aumentando a expectativa para o começo do show! A versão do Live in Hollywood está levemente diferente, mas sempre APAIXONANTE! Adoro o refrão com um instrumental mais forte, as vozes mescladas… é, sempre, tudo muito bonito! A última vez que canta o refrão? ME ARREPIA! Que orquestra é essa?
PERFEITA! <3

PRÓXIMAS MÚSICAS

Começamos com uma força gigantesca das garotas com Me Voy, sempre intenso, sempre envolvente… só para depois termos Nuestro Amor, a música que dá nome ao álbum base do Live in Hollywood. O ritmo é mais leve que na versão do álbum, mais dançante, quase um Cumbia Version, como o Rebelde no Tour Generación. Ah, ficou SUPER FOFO. Eles estavam tão envolvidos, parecendo animados e na voz, mesmo sem vídeo, você consegue vê-los dançando. E você escuta requebrando junto, porque é bem envolvente. Así Soy Yo, em seguida, para mim é um HINO! Ah, adoro cantar alto, e a Anahí está FANTÁSTICA nas especificações do refrão… mais falado que o normal, e lindo. Você percebe uma mescla entre um pop-rock com alguma pegada de reggae que parece “louco” falando, mas escute o álbum… é profundamente relaxante! QUE DELÍCIA!
¿Cómo dicen en Los Angeles?

“No me has podido olvidar
No me has podido arrancar
Te decidiste a buscar otro amor
Y ya verás que no es fácil logar que te quieran mejor”

Então entra o meu amor: CHRISTIAN CHÁVEZ. Ah, como eu amo ¿Qué Fue del Amor? – sua voz no início da canção está meio rouca, quase meio nasal, mas é tão forte que é apaixonante! E o refrão? COMO É GOSTOSO ESCUTAR ESSAS VOZES JUNTAS! Também num ritmo envolvente e meio dançante… o ritmo se desacelera (não a intensidade das vozes, bem mais forte e marcada que nos álbuns de estúdio) com A Tu Lado, sempre LINDÍSSIMA. Os meninos estão ótimos, mas a maneira como as meninas entram no “Déjame vivir cerca de ti… siempre a tu lado” é de ARREPIAR. Os meninos estão calmos, suaves, românticos, quase sensuais… as meninas estão arrepiantes. E o refrão… AH, O REFRÃO É PERFEITO. E o que é esse violão tão forte? Se você for um romântico como eu, é possível que chegue ao fim da canção chorando.
Só estou dizendo que é POSSÍVEL, não que tenha acontecido comigo.
O momento de Dulce Maria é quando ela entra com No Pares, a única música inédita do álbum, que foi lançada em Live in Hollywood tanto na versão ao vivo como na versão de estúdio, e é uma música lindíssima! Mas eu vou falar mais sobre ela no fim do texto, em sua versão de estúdio. “No pares nunca de soñar”. GENTE, DETALHE PARA FUERA: A MÚSICA SE TORNOU GRUPERA! Ficou fantástico… você já tinha imaginado Fuera assim tão “mexicano”, tão excessivamente latino? Já consigo imaginar as apresentações com dança de salão e os casais por ali… É MARAVILHOSO. Diferente, bem diferente, e por isso mesmo APAIXONANTE. Esse ritmo é… WOW. Tem até o lance da língua! E, continuando no estilo, Solo Para Ti segue o mesmo princípio. Até começa com um “Arriba!” E a música e a voz do Christian SUPER COMBINAM COM O ESTILO!
Solo Para Ti é uma das MELHORES COISAS DO “LIVE IN HOLLYWOOD”!
Lembra do…

Y así completamente, así como yo soy
Así para tu mente, así tal cual mi voz
Así completamente, así me entrego yo
Así sin precedente, así por ti, mi amor
¡Así completamente!

?
Bem, a música INTEIRA segue aquele ritmo, basicamente. E É UM MÁXIMO!
Tudo bem, você pode sair dançando pela casa ao escutá-la. É envolvente demais!
Perto do final a música assume quase um ritmo carnavalesco… sei lá. O trecho inteiro parece uma verdadeira FESTA. E eu sempre fui encantado por Solo Para Ti, e essa versão tem o dom de animar qualquer um, sem dúvida… tristinho? Escute Solo Para Ti do “Live in Hollywood”. Pronto. O ritmo desacelera, mais uma vez, com Este Corazón, mais puxada para o lado romântico… solos incríveis. Duetos melhores ainda! <3 Introdução de Aún Hay Algo: aquilo é um violino? RBD orquestrado é mesmo um AMOR. Uma releitura da música, tão boa quanto a original! Qué Hay Detrás, por outro lado, está muito parecida com a original. E, por fim, Feliz Cumpleaños, aquela divertida brincadeira que todos já tivemos vontade de cantar para alguém, pra quê negar? “Verás que mal me comportaré”. Uma boa e animada maneira de terminar o show!

MEDLEY LIVE IN HOLLYWOOD

Não, infelizmente não é o medley que você queria. Nada como no Tour Generación.
O primeiro álbum ao vivo da RBD trouxe dois medleys memoráveis, com reinterpretações de grandes sucessos de outros cantores, que fazem de Tour Generación, até hoje, um dos meus álbuns favoritos da banda. O “medley” de Live in Hollywood é bem diferente, mas ainda assim é memorável e um dos momentos mais aguardados do show… afinal de contas, em uma turnê de “Nuestro Amor”, todos nós estávamos ansiosos por escutar um pouquinho do álbum “Rebelde” novamente. Que DELÍCIA escutar o primeiro “¡Y soy rebelde!”, e a música está bem diferente daquela que você lembra… essa “segunda voz” gritando “¡Y soy rebelde!” durante o refrão é, na verdade, bem estranha até que você se adapte a ela… mas continua memorável, não? Nostalgia pura! Dali eles puxam um Solo Quédate en Silencio, que está bem parecida com a versão original do álbum de estreia. Por fim, como aparentemente ainda não podia faltar em show da RBD, Sálvame, que é uma música linda, de verdade, mas que às vezes eu acho que é um pouco superestimada. 

NO PARES (STUDIO VERSION)

No Pares foi lançada como uma faixa bônus do álbum Live in Hollywood, mas não na versão do álbum que foi lançada no Brasil. De todo modo, essa é a única gravação em estúdio do CD, e traz o momento de Dulce María, cantando lindamente uma música nova do grupo, que pede continuamente que “no construyamos muros en nuestros corazones” e que “no paremos nunca de soñar”. É uma música calma, muito bonita, mas fala de certa liberdade e autonomia, que é uma mensagem lindíssima que tem tudo a ver com o que a novela e a banda pregaram em seu auge – e fez com que nos apaixonássemos por eles. Uma ótima maneira de terminar um álbum tão bonito e tão envolvente, que ainda é parte das primeiras turnês da banda. Diferente e com músicas basicamente de “Nuestro Amor”, Live in Hollywood traz umas releituras bacanas.
E certamente te leva a bailar


“No pares no pares no
No pares nunca de soñar
No pares no pares no
No pares nunca de soñar
No tengas miedo a volar
Vive tu vida”

Para mais postagens de Rebelde, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários