American Horror Story: Apocalypse 8x01 – The End



“Apocalypse” tem tudo para ser PERFEITO!
EU ACHEI ABSOLUTAMENTE MA-RA-VI-LHO-SO! É claro que a promessa de crossover de “Murder House” e “Coven” empolga muitas pessoas, e eu estou curioso mesmo para ver os elementos das temporadas em questão aparecendo, mas a verdade é que eu estou empolgadíssimo com “Apocalypse”, independentemente de qualquer outra temporada. O tema é MARAVILHOSO, e eu adoro ver como, no primeiro episódio, a série conseguiu usar de forma inteligente uma série de elementos, como “as 12 mentes mais brilhantes da humanidade”, e outras dicas como o “666” no vidro do banheiro enquanto Timothy Campbell saía do chuveiro. Gostei de tudo nesse episódio, especialmente da fotografia e direção – eles colocaram um tom macabro em cada detalhe, do cenário às cores utilizadas, passando pela trilha sonora intensa, e a experiência é magnífica.
“Apocalypse” começou.
Também é fortíssimo como eles contrapõem dois momentos interessantes. Ao que veremos, provavelmente, ao longo de toda a temporada, existe um paralelo que nos levou até lá, até que bem depressa, e é com o míssil caindo em Los Angeles e iniciando uma possível Terceira Guerra Mundial – que realmente acabaria com todo o mundo. Assim, conhecemos Mr. Gallant enquanto ele corta os cabelos de Coco, e dali se segue a brilhante introdução do episódio, fazendo a transição perfeita do mundo como o conhecemos hoje ao mundo devastado e pós-apocalíptico que é o cenário da temporada. Coco é direcionada pelo pai a chegar até o aeroporto de Santa Monica, onde um jato a espera para fugir de Los Angeles, e o desespero começa a tomar conta de toda a população frente à morte, gerando o CAOS, e é uma visão incrível do “Apocalipse”.
Porque é muito próxima da realidade!
Assim, o desespero toma conta rapidamente, e um momento curto e significativo, para mim, foi quando o cara do jornal anuncia o fim do mundo e manda recado aos filhos, porque “não vai conseguir chegar em casa”. Então, no desespero para evacuar a cidade, pessoas começam a cometer suicídio, e Coco deixa o marido para trás, porque o jato está prestes a ser atacando – enquanto isso, o piloto atira (!) nas pessoas que ameaçam se aproximar do jato, e a representação do desespero selvagem das pessoas frente à morte certa é perspicaz! Acho que não existe nada mais apavorante do que o MEDO tomando conta das pessoas. Assim, o tema do APOCALIPSE é muito bem levantado e introduzido e, da janela do jato em que fogem da cidade, o pessoal assiste à explosão que destrói LA lá em baixo e, devagar, todo o restante do mundo com ela.
Logo depois da abertura, a primeira sequência nos leva a 40 MINUTOS ANTES DA BOMBA, onde conhecemos (o gato do) Timothy Campbell, celebrando com a família porque passou na UCLA – a celebração é interrompida pelo pai, que chega trazendo as notícias e ligando a televisão, anunciando a Terceira Guerra Mundial. Então, enquanto eles se abraçam, sabendo que vão morrer e não têm nada que fazer, pessoas invadem a casa em busca de Timothy Campbell, porque ele foi “selecionado” com base em seu DNA para algo importante, e é a sua única chance de sobrevivência. Quando ele se recusa a ir, porque ele teria que se separar da sua família (!), ele é LEVADO À FORÇA, e a cena fica bastante forte, e interessante: o que as pessoas fariam em uma situação como essa? Até que ponto seriam capaz de chegar em busca da “sobrevivência”?
São questões interessantes que a temporada levanta!
DUAS SEMANAS DEPOIS, Timothy e Emily, que também foi “selecionada” por causa de seu DNA, são levados a um lugar financiado por pessoas ricas que estão interessadas em seu DNA. É aqui que a direção e a fotografia se sobressaem pela primeira vez, revelando uma bela visão pós-apocalíptica do mundo, nas roupas amarelas, na fumaça tóxica do chamado “Inverno Nuclear” e nas cores mortas do mundo devastado… a direção acerta em cheio ao fazer longas sequências sem falas, em que sentimos o desespero da situação em cada respiração angustiada que podemos ouvir de Timothy, e isso gera um estranho desconforto que combina bastante com o tema… tudo é cuidadosamente construído para que nos envolvamos, e o Outpost Three ganha uma “líder”, Wilhemina Venable, interpretada por Sarah Paulson… uma série de regras os aguarda.
Ainda teremos muito que entender a respeito do lugar no qual passaremos grande parte da temporada, mas Wilhemina Venable explica algumas coisas, como a “Cooperativa” (a união das 12 mentes mais brilhantes da humanidade!) que financiou todo esse lugar subterrâneo que, no passado, foi “uma escola para garotos”. Tudo é macabro e real, e as pessoas lá embaixo são divididas em Púrpuras e Cinzas. Os Púrpuras são a elite, enquanto os Cinzas são “suas formigas operárias”. As regras incluem a proibição de deixar o complexo e de qualquer tipo de “copulação” não autorizada. Assim, Timothy e Emily chegam à sua nova vida… agradeço, como sempre, à produção de “American Horror Story” por aquela tomada de Kyle Allen, o Timothy, saindo do chuveiro, absolutamente LINDO e GOSTOSO, mesmo que eles tenham mostrado pouco… mas ele estava lindo, molhado, com o pescoço e a clavícula marcados… eu já tenho o crush da temporada. [Na verdade, olhe os ombros, o peito… até as costas são bonitas!]
Ali, vemos o “666” pela primeira vez.
“Beware, Timothy”
Nas duas semanas que se passaram desde o “Apocalipse”, O MUNDO ACABOU. Tudo foi terrivelmente devastado, as pessoas matam por um pedaço de pão – colapso total. Por isso ali, no Outpost Three, eles têm o futuro da humanidade, e só sobreviverão “seguindo as regras”. Assim, temos uma das cenas mais angustiantes do episódio por causa de todo o suspense que o acompanha, naquele barulhinho irritante do detector de “impurezas”, que causa uma gastura terrível… Mr. Gallant e Stu são identificados pelo aparelho e são levados à sala de descontaminação, onde passam por uma verdadeira sessão de tortura antes que Stu seja acusado de “ainda estar contaminado”, e então leve um tiro na cabeça, em um momento extremo que mostra o quanto isso tudo é intenso… ainda descobrimos, depois, que foi tudo uma armação de Wilhemina e Mead, Púrpuras que se passam por Cinzas.
Ou algo assim.
Depois da morte de Stu, “American Horror Story: Apocalypse” aposta em CANIBALISMO já em seu primeiro episódio – dizem que qualquer história pós-apocalíptica tende a chegar a isso eventualmente, e aí está. E, sinceramente, isso é uma das coisas que mais me apavoram. Só de pensar na possibilidade, eu sinto calafrios pelo corpo todo! Me lembra o episódio sobre isso em “The Rain”, e o desespero que leva as pessoas a esse extremo – ou o sadismo. E esse é apenas o começo da vida no Outpost Three. 18 MESES MAIS SE PASSAM, e eles estão lá, entediados e na mesma vida de sempre – e eu devo dizer que eu ri. “Maybe it’s time to eat somebody”. O cabelo da Coco estava hilário, Timothy falava sobre os “beijos racionados”, como todo o resto, apenas o suficiente para eles possam sobreviver, e a falta de esperança de que venham a sair dali os angustia.
Os moradores do Outpost Three SURTAM quando o racionamento de comida aperta e o pouco que eles são autorizados a comer ainda diminui. Então, no meio desse verdadeiro MOTIM, o alarme soa – o que significa que alguém entrou. Assim, Michael Langdon faz a sua estreia na temporada, chegando para trazer ainda mais confusão em um final interessantíssimo que deve movimentar o restante da temporada. Ele fala sobre como é uma questão de tempo até que eles sejam invadidos também como os demais postos e, por isso, oferece um “Santuário”. Michael Langdon diz que está ali para avaliá-los e ver quem merece ir com ele até esse Santuário… não há um número certo, como ele diz, ele pode levar todos, pode não levar nenhum… de qualquer maneira, é ele quem vai decidir, e as coisas devem ficar quentes nos próximos episódios.
ESTOU ANSIOSO!
MINHA ESTREIA FAVORITA NOS ÚLTIMOS ANOS DA SÉRIE! \o/

Para mais postagens de American Horror Story, clique aqui.


Comentários

  1. Eu sempre adorei American, e realmente essa foi uma estreia grandiosa. E, de fato, o tema da temporada desperta muito interesse, e é fácil de cativar, pelo a mim cativou bastante! Porque o medo de um APOCALIPSE é perturbador, saber que podemos chegar a algo semelhante é apavorante. E a sensação que temos quando assistimos a American, em especial a essa temporada, e de que estamos próximos de algo parecido, e isso dá medo, sei lá! Mas é aquele medo que todo mundo sente do futuro incerto da humanidade: para onde iremos, e o que será de nós? E eu acho que American é isso; uma série provocativa que desperta aquela tensão e aquele medo em nós, o medo meio caótico que nos faz querer ter mais de American para assistir. Acho que compliquei muito no que falei, mas falei! kkkkk!

    ResponderExcluir
  2. Ah, achei super TENDÊNCIA o cabelo da Coco. Ela estava linda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário