Vale o Piloto? – A Discovery of Witches 1x01



“Once the world was full of wonders, but it belongs to humans now. We creatures have all but disappeared - demons, vampires and witches... hiding in plain sight, fearful of discovery, ill at ease, even with each other. But, as my father used to say, in every ending... there is a new beginning”

Baseado em uma trilogia de Deborah Harkness, “A Discovery of Witches” apresenta uma história envolvendo bruxas, vampiros e um manuscrito desaparecido há mais de 100 anos. A introdução me agradou imensamente, com o belíssimo cenário da Cidade de Oxford, na Inglaterra, e o sotaque de Matthew Goode na narração inicial, que de algum modo me fez pensar em “Merlin”, e isso me fez sorrir! As primeiras cenas nos apresentam Diana Bishop, uma historiadora que também é uma bruxa, mas se recusa a usar os seus poderes, que se manifestam por acidente em momentos como quando seus papéis caem da bicicleta e começam a voar pela rua, quando ela chega na Universidade para dar uma palestra sobre ALQUIMIA. As coisas realmente começam a acontecer quando ela pede o “Ashmole 782”, um livro que não estava ali até um momento atrás.
E então ele aparece para ela.
O tom da série é gostoso, bastante envolto em suspense e mistério, e me envolve a maneira como a trama trabalha com a tensão de quem está assistindo – quando Diana percebe que algumas folhas do manuscrito foram arrancadas, ela faz uma anotação em seu laptop enquanto as luzes da biblioteca falham misteriosamente, e Matthew, à distância, pode SENTIR que algo está acontecendo. O sangue dos vampiros reage à pesquisa dela e ao livro. O livro, mágico, é profundamente instigante. As páginas, primeiramente contendo apenas desenhos, parecem se movimentar sob a superfície, e palavras surgem e deixam o livro em direção a Diana, que se recusa a aceitar o contato. Então, ela “devolve” as palavras para dentro do livro, em um movimento que deixa uma marca de queimadura na palma de sua mão. Ela deixa o livro para trás e sai afobada da biblioteca, esbarrando no seu pai na saída.
Seu pai que foi assassinado.
Ainda temos muito a explorar no passado de Diana Bishop, e é um grande mistério como o Ashmole 782, que estava desaparecido há mais de 100 anos, simplesmente apareceu para ela quando ela o pediu. Além disso, conhecemos pouco do passado de sua família, como os pais que foram assassinados quando foram identificados como “bruxos”, e Sarah, a tia bruxa que se incomoda pelo fato de ela não aceitar quem ela é. “It’s time you face what you are: a witch!” Sarah (NOSSA RIVER SONG!) fica revoltada ao descobrir que ela encontrou um livro mágico e o devolveu, sendo que a regra parece ser que toda vez que você se depara com um objeto mágico, você tenta entendê-lo. Mas Diana Bishop, determinada a recusar a magia (afinal de contas, ela a culpa pela morte dos pais, então até que faz sentido), se opõe veementemente a pegar o livro novamente.
Enquanto isso, conhecemos Marcus, em uma cena fortíssima em que seu amigo James é atropelado – digo que a cena é forte porque ela foi fria e repleta de sangue. Preocupado, Marcus grita e corre até o amigo, e o encontra morto no meio da rua. Então, na esperança de salvá-lo e em uma cena nojenta, ele bebe seu sangue e, depois, dá-lhe de beber o seu, tentando transformá-lo em vampiro também: MAS JAMES MORRE. Marcus não consegue entender por que não funcionou, e Matthew o leva consigo para que eles possam fazer uns testes, mas avisa que não é a primeira vez que isso acontece. E é justamente por isso que Matthew busca o Ashmole 782 há mais de 100 anos: porque acredita que o livro traz informações sobre a origem da espécie, e isso pode ajudá-los a resolver problemas como esse, da falha de transformação, que apenas custou a vida de James em uma morte confusa e ensanguentada.
“It was my friend and I took his death away from him for nothing”
Por isso Matthew está tão interessado atrás de Diana – ele quer colocar as mãos no livro, e não pode permitir que uma bruxa o tenha, porque ela pode usá-lo para destruir os vampiros. Quando Diana e Matthew finalmente se conhecem, ele a avisa sobre o perigo que corre por ter conseguido o Ashmole 782: as criaturas vão se voltar contra ela agora, em busca do livro desaparecido há tanto tempo. E não é difícil provar o seu ponto: além dele, que parece segui-la por todo lado, bruxas se reúnem na biblioteca a observando enquanto ela faz suas pesquisas. Matthew tenta convencer Diana Bishop a pegar o livro novamente, já que ela foi a única capaz de fazê-lo, instigando-a sobre como outras pessoas tentaram chegar a ele de todo modo, sem sucesso, e então curiosamente ele apareceu justamente para uma bruxa que não sabe controlar seus poderes?
O que isso significa?
Fica o tom de mistério!

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.


Comentários