American Horror Story: Murder House 1x08 – Rubber Man



A identidade, o passado e as motivações do “Rubber Man”.
Um dos personagens mais intrigantes da primeira temporada de “American Horror Story”, definitivamente, é o RUBBER MAN. Já o vimos desde o primeiro episódio, quando ele transou com Vivien e ela pensou que fosse o Ben, e sabemos que é dele que ela está esperando esse filho misterioso que até fez uma enfermeira se demitir e se refugiar dentro de uma igreja – no entanto, ainda não tínhamos um rosto por baixo da máscara e, principalmente, ainda não sabíamos o porquê de seus crimes. Qual motivo ele teve para estuprar Vivien naquele dia e engravidá-la? Ou para matar Chad e Patrick, no passado? É muito bom ver a temporada rapidamente se aproximando do fim e as peças começarem a se encaixar, em um roteiro tratado com cuidado, coisas que admiramos em algumas das outras temporadas da série (“Asylum” e “Roanoke”, por exemplo), mas que deixa a desejar em algumas (“Freak Show”).
O episódio retorna SEIS MESES NO PASSADO, para logo que os Harmon se mudaram para a Murder House. Enquanto a casa ainda estava cheia de caixas, Nora Montgomery andava pelos corredores, horrorizada com tudo, com como “tudo parecia errado”, e ela ansiava pelo seu bebê… desde que o perdeu, tantos anos no passado, é só isso o que ela quer: SEU BEBÊ DE VOLTA. Assim, vemos a mão do Rubber Man em seu ombro, sem que ele esteja usando a roupa preta, mas ainda não o vemos – ele sobe ao quarto de Vivien, então, para dar a Nora o que ela quer: UM BEBÊ. Depois daquela cena, que já tínhamos visto, o Rubber Man vai ao banheiro e, na frente do espelho, retira a sua máscara, revelando a sua identidade: TATE! E o mais estranho é que tudo faz sentido… que roteiro maravilhoso, e ainda nos deixa no suspense para entendermos mais o Tate.
Evan Peters, como sempre, ARRASANDO.
Também retornamos mais um pouco no tempo, para quando Chad e Patrick ainda estavam vivos – Chad estava surtando porque tinha certeza que Patrick o traía, especialmente depois de ver umas conversas em seu computador, então ele decide fazer alguma coisa. Para isso, ele vai a uma sex shop especializada em SADOMASOQUISMO. A cena é boa, instigante, e ali ele acaba comprando a roupa de “Rubber Man”, cuja ideia é “desumanizar o submisso, transformando-o em um brinquedo sexual”. Eu fiquei ENFURECIDO quando ele chegou em casa vestido assim, tentando conquistar a atenção do marido, e Patrick riu dele. Patrick pode ter uma bundinha linda (!), mas eu não estou disposto a perdoá-lo por sua atitude escrota… em uma cena bastante forte, novamente, eles discutem, Patrick humilha Chad, e acaba indo embora, deixando o marido sozinho e chorando.
É deprimente.
Depois disso, a cena do Halloween ganha um desfecho. Eu realmente questionei se Patrick morreria ali no Halloween também, porque me parecia estranho que não tivéssemos visto a conclusão da cena naquele momento, mas sim, ele morre. Depois de matar Chad afogado na bacia de maçãs, o Rubber Man também mata o Patrick, de uma forma muito mais brutal, que envolve espancamento e estupro. Ao jogar o corpo no porão, Tate desce para falar com Nora, e entendemos todo o plano dos dois: ele quer dar-lhe o bebê que ela tanto quer, e para isso atraem famílias para a casa. Quando Chad e Patrick começaram a brigar demais e desistiram de ter o filho que planejavam ter, Tate e Nora já não viam mais utilidade neles. Assim, eles os matam, fazem parecer um homicídio com suicídio e abrem a casa para mais uma família… é a vez dos Harmon.
No presente, Nora se une a Hayden, e eu não vou negar que o início da cena, com Hayden pedindo para “ela parar com a choradeira”, me fez rir! E eu acho que a proposta inteira foi mais ou menos essa, porque o que foi a Hayden transando/matando o marido da Constance e depois ele levantando da cama pergunta se “ela queria alguma coisa da cozinha”? MUITO BOM! É a Hayden quem conta para a Nora que ela está morta, fazendo-a tocar o ferimento em sua cabeça e explicando o que aconteceu. O plano das duas, agora, é ROUBAR OS BEBÊS DE VIVIEN! Afinal de contas, segundo a última enfermeira, ela está grávida de gêmeos, e tanto Nora quanto Hayden só querem um bebê. Assim, cada uma delas pode ficar com um, e ela instiga a Nora chamando Vivien “daquela que roubou a sua casa”. Dá até uns arrepios pensar no que elas podem fazer.
O mais TRISTE do episódio foi ver Vivien enlouquecendo porque ela foi manipulada para perder o controle, e agora ninguém mais acredita nela. Começa com Nora Montgomery, e ninguém quer acreditar que ela está “vendo uma mulher morta”. Depois, quando Vivien tenta fugir da casa com Violet, Tate assiste a tudo do gramado da casa, e elas voltam correndo quando os loucos que invadiram a casa no segundo episódio aparecem no banco de trás do carro… depois disso, Ben diz que ela está “psicologicamente instável” e “vendo coisas”, e Violet, manipulada por Tate, acaba desmentindo a história da mãe sobre os fantasmas no carro. A gota d’água é quando Vivien é atormentada pelo Rubber Man e, sem querer, acaba atirando em Ben. É angustiante ver Vivien ter o que parece mesmo um surto psicótico, e então ela é levada internada ao Briarcliff.
O mais triste é sua fala ao deixar a casa…
“It’s okay. At least I’ll get out of this house”

Para mais postagens de American Horror Story, clique aqui.


Comentários