Terceiro Capítulo de “LIKE, La Leyenda” (12 de Setembro de 2018)



Aquelas mãozinhas todas no ar! HAHA
O tema do dia foi a SEXUALIDADE, e eu acho que a novela soube introduzir o tema muito bem, embora tenha ficado evidente que foi apenas um início. Afinal de contas, aquela “aula” de educação sexual foi uma vergonha, e Gabo e Isadora estão dispostos a intervir em prol dos alunos. De todo modo, o tema é tratado com seriedade sem deixar de ser JOVEM! Além disso, “Like” faz uso do tema para evoluir as suas tramas. Temos o caso de Antonia e Ulises, que começaram a namorar agora e estão inseguros em relação à sua primeira vez; temos, também, o caso de Machu, que transou sem camisinha com Silverio depois da festa e agora teme que pode estar grávida e, por fim, o início da trama de Emília que, conforme descobrimos na última cena do terceiro capítulo, já tem uma filha. São todos temas interligados e muito bem tratados na novela.
ESTOU ANSIOSO POR MAIS!
A trama do episódio passado, sobre León ser filho de um traficante famoso, é encerrada com certa rapidez. Emília deixa o ar julgador, ou talvez até assustado, para oferecer o seu apoio e dizer que León pode confiar nela, mas ele não está disposto a confiar em ninguém… já estou gostando bastante do personagem de León, embora eu esteja sofrendo com a sua relação com a família. Quando a mãe vem “visitá-lo”, por exemplo, ele a abraça sem dizer nada, e o quanto ele precisava daquele abraço não pode ser descrito em palavras. Com essa família, no entanto, ele sofre bastante. A mãe ressalta a ideia de que ele está seguro ali e não deve entrar em contato com a família a não ser que seja de extrema emergência, e diz que ele não pode confiar em ninguém. Assim, mais tarde, León diz a Emília que “estava brincando” e que não é filho de traficante.
Uma das tramas mais importantes do episódio é a de Machu achando que está grávida e passeando entre pessoas que tentam lhe dar diferentes formas de apoio. Temos a Emília perguntando “se ela está bem”, por exemplo, mas Machu não confia nela, e nem imagina o quanto ela entende sobre o assunto. Depois que a sua menstruação está com um dia de atraso (!), ela conversa com Manuela e, por fim, ao vomitar no banheiro, Antonia lhe diz que “ela deve estar passando mal por causa do café-da-manhã”. Quando ela fala do medo de estar grávida, no entanto, sua mãe aparece na porta do banheiro. As cenas com a mãe são BOAS, e ela liga imediatamente à farmácia pedindo um teste de gravidez que, por fim, dá negativo, acabando com todas as preocupações por ora… mas o medo fora REAL. E o mais divertido foi a Machu dissimulada tentando convencer a mãe de que era virgem!
EU TIVE QUE RIR! <3
A escola L.I.K.E. está promovendo uma “visita” dos pais à escola, em um evento importante para que conheçam o lugar onde os filhos vivem e estudam, e então vamos descobrindo algumas coisas a mais. Por exemplo, quando os pais de Toni chegam à escola e vemos seu pai falando com Ulises, e entendemos que ele teve algo a ver com tirá-lo da cadeia e colocá-lo naquela escola – sua esposa, inclusive, o chama de “seu delinquente favorito”, o que é bastante pejorativo. Muita trama existe a ser explorada em “Like”, e podemos perceber quando Antonia pergunta sobre o irmão e eles dizem que “ali não é lugar para Martín”, dando a entender que ele tem algum problema que ainda desconhecemos… enquanto isso, o pai de Ulises também aparece só para causar confusão, porque mesmo que inicialmente recuse, acaba por se embebedar…
E então é problema.
Ele tenta roubar uma carteira em uma bolsa próxima, e é justamente a carteira da mãe de Antonia, e Claudio o flagra. Felizmente, nenhum escândalo é armado no meio da escola e Ulises não chega a ser exposto, porque vê o que está acontecendo bem a tempo e se une à “confusão” com Antonia. Gosto de como o pai de Ulises interpreta que “encontrou a carteira no chão”, e como a mãe dela, inocente, realmente acredita nisso, mas é evidente nos olhos de Ulises e de Antonia que eles SABEM o que realmente aconteceu… mas não dizem nada. Esse evento todo leva Ulises e Antonia a um momento a sós em que não podem mais negar o que sentem. Começam brigando, ele a acusa de “sentir pena” dela, e então ela diz o que realmente sente por ele… ou melhor, ela o beija para mostrar-lhe, E É UM BEIJÃO E TANTO! Achei até fofa a mãe de Toni pedindo que o marido lhe prometesse que “ele não era perigoso”.
Porque eles também já sabem o que está acontecendo.
Assim, com Ulises e Antonia começando a pensar em sexo, e a possível gravidez de Machu, que foi apenas um alarme falso, o tema da SEXUALIDADE vem à tona, e eu gosto muito de como Gabo se importa com os jovens e vai atrás de Isadora, a professora de “Ciências da Vida e da Terra”, perguntando se há algo em seu currículo sobre “educação sexual”. Ela diz que sim, mas que está previsto apenas para o fim do curso, e então já pode ser muito tarde. Por isso, o nojento tutor da turma resolve que ele mesmo vai assumir essa missão, e começa uma aula de “educação sexual” prevista para ser TRAUMÁTICA. Na verdade, é mesmo importante mostrar os perigos de doenças venéreas, pois o “susto” ajuda no incentivo à prevenção e uso da camisinha, mas o homem estava disposto a traumatizar os jovens para que eles nunca mais quisessem fazer sexo.
C’mon!
Isadora e Gabo espiam a aula e acham tudo um absurdo, e vão até a diretoria para uma intervenção. A aula, no entanto, já era um desastre total antes mesmo que a diretora invadisse a sala e a cancelasse: gosto, por exemplo, de como os alunos se enfrentam e se acusam (tão jovem!) e como Emília fica inconformada, dizendo que “é a pior aula que já viu sobre o tema”. Depois da aula, achei tão fofinho (e meio divertido) como Antonia conversa com Ulises e fala sobre o “medo de fraturá-lo”, e quem aparece para falar com ela? O MELHOR PROFESSOR DO MUNDO: GABO. É uma conversa fofa e atenciosa, de coração aberto, em que Antonia fala de suas angústias, dúvidas e incapacidade de falar com alguém sobre isso… então, ele se coloca à disposição, e diz que Isadora também o está, se ela se sentir mais confortável de conversar com ela, e é tudo o que Antonia precisava. Além daquele conselho sobre “não ter a ver com a idade, mas com estar preparado ou não para fazer sexo”.
O abraço de Gabo e Antonia!
FOFO DEMAIS! <3
Por fim, temos uma pequena introdução à história de Emília, que deve ser explorada com mais calma no próximo capítulo. Durante a visita dos pais à escola, ela se “escondeu” na cozinha, se oferecendo para ajudar, dizendo que estar lá no meio dos demais a entediava. Mas não é que ninguém tenha querido vir à “reunião”, como pensávamos, mas que Emília nem os chamou. Descobrimos ao ver sua mãe chegar à escola no fim do capítulo, dizendo que realmente estava ocupada, “ocupada cuidando de uma filha que era dela”. Então, a mãe de Emília coloca a criança em seus braços, a criança que É SUA FILHA, e diz que já é hora de ela assumir as suas responsabilidades… devido a isso eu não achei mesmo que Machu fosse estar grávida, porque já temos a história de uma das garotas que foi mãe na adolescência: Emília. Agora, só precisamos esperar para ver como isso será trabalhado…

Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários