As Aventuras de Poliana (2018) – Um novo Sr. Pendleton


 
“É, a Poliana é uma menina muito especial mesmo”
Poliana é mesmo capaz de fazer a diferença na vida das pessoas… eu gosto de como a sua presença constante, por exemplo, já amenizou bastante a Dona Branca, e acho que até as próprias netas estão sofrendo menos nas mãos dela – mas o destaque da semana, nesse caso, vai para a fofa da senhora protegendo (e alimentando) João e Luigi quando eles fogem de bullies. Mas não apenas isso: ela ainda vai lá fora com a mangueira para expulsá-los (SENSACIONAL!) e diz que eles podem chamar os pais, podem chamar a polícia se quiserem… eles querem ir presos? E assim como Dona Branca está uma senhorinha muito mais simpática, o Sr. Pendleton está começando a se abrir. Ele sempre foi um homem muito fechado, aparentemente frio, mas tudo é um sistema de defesa que ele construiu ao seu redor por causa de sofrimentos e frustrações do passado.
E a Poliana está quebrando essa casca.
Adoro quando ela vai à casa dele em uma de suas “visitas” (as VISITAS da “Pollyanna” sempre foram a melhor parte do livro de Eleanor H. Porter) e vê a paixão dele por marionetes, que ele mesmo confecciona, porque são detalhes que o tornam mais humano e que ela desconhecia a seu respeito… e que a maioria das pessoas desconhece, inclusive! Ela adoraria que todos pudessem SABER a respeito disso também! A Tia Luísa, no entanto, tem uma infinidade de ressalvas em relação a essas visitas, e Poliana até pensou em manter-se afastada dele por um tempo (lembra de quando ela foi toda esquiva quando ele tentou conversar com ela no parque? TADINHO!), mas ela não consegue! Assim, mesmo sem querer, ela vai fazendo as suas pequenas transformações, com seu sorriso, com sua maneira mais feliz de ver a vida, ensinando aos outros o seu segredo…
…o Jogo do Contente!
Fico tão feliz (e emocionado) quando o Sr. Pendleton conversa sobre a garota com Sara e comenta: “É, a Poliana é uma menina muito especial mesmo. Se existisse mais pessoas como ela, o mundo seria um lugar melhor”. Quando ele pede a Sara uma “opinião” sobre Poliana, ela diz que “ela sorri mais do que a maioria das pessoas”, e, com base em suas atitudes, “parece pensar muito nos outros”. Em outra cena, o Sr. P olha comovido para uma foto de Poliana, admirado com a semelhança e com como ela o faz pensar em “Estella”. Segundo o que pudemos entender pelas falas de Sara e o pedido final do Sr. Pendleton, Estella é/era a sua filha, e esse vai ser um mistério interessante e uma maneira de aprofundar o personagem de Dalton Vigh. Estou MUITO ANSIOSO para isso, porque conheço a capacidade interpretativa do ator, vai ser um arco bom!
Outro momento BONITO do Sr. Pendleton nessa semana foi com as outras crianças – Lorena, Mário, Benício e Gael. Ele já tivera um momento legal ao comprar deles um telescópio quando eles vendiam suas coisas para ajudar a mãe, que estava passando por problemas financeiros, e mais ainda depois, ao devolver o telescópio, mas não pedir o dinheiro de volta. Agora, as crianças corajosamente vão até a sua casa para falarem sobre a demissão da Cláudia na “ONZE”, e a cena é TÃO LINDA que o Sr. P é quase fofo com as crianças. Elas explicam a situação, pedem o emprego da mãe de volta e explicam que “é por uma boa causa” – eles sabem que alguém poderoso como ele pode trazê-la de volta, e ela precisa muito desse emprego. É um momento meio triste (!), mas também absolutamente fofo, até porque ele sorri sinceramente quando as crianças vão embora.
E, como Otto, exige a Roger a recontratação imediata de Cláudia!
Poliana acaba visitando o Sr. P mais uma vez quando encontra o Bob no parque e resolve levá-lo embora, e Sara a convida para entrar. Marcelo a vê saindo da casa do homem, se intromete como uma forma de preocupação e de proteger Poliana, porque “Luísa sabe o que diz e por que diz”, mas embora eu entenda o pensamento dele, como eu disse: POLIANA É A ÚNICA QUE CONHECE O SR. PENDLETON DE VERDADE. Luísa fica uma fera, e Poliana tenta lhe dizer que ele é, no fundo, uma boa pessoa, e o que a Luísa pensa dele, vivendo sozinho e sem ninguém naquela casa enorme, é apenas como ele quer que as pessoas o vejam, mas ele não é assim – no fundo, ele quer ter amigos. E é verdade. Luísa, no entanto, é bem enfática em relação à proibição: Poliana deve cortar laços com o Sr. Pendleton imediatamente, ou então elas vão ter que se mudar para um lugar mais longe dele…
Ouch.

Para mais textos de As Aventuras de Poliana, clique aqui.


Comentários