American Horror Story: Murder House 1x11 – Birth



“Tate, you are the darkness”
QUE EPISÓDIO CHEIO DE ACONTECIMENTOS! “American Horror Story” se aproxima da finalização de sua primeira temporada, fazendo um caminho lindíssimo e complexo que colocou informações de pouco a pouco, complementando-se até criar toda a mitologia interessante que compõe “Murder House”. Dessa vez, retornamos a 1984, quando Tate ainda era uma criança, e quando ele é atacado por Thaddeus e defendido por Nora, que o ensina o truque do “Close your eyes and say: ‘Go away!’”, coisa que Tate ensinou para Violet Harmon durante a temporada e, agora, será usado por ela contra ele próprio. Naquele momento, em 1984, uma conexão se estabeleceu entre Tate e Nora Montgomery, e por isso a sua tentativa de fazer tudo por ela, como dar-lhe um bebê. Agora, em 2011, no entanto, ele volta atrás e diz que não pode dar-lhe o bebê de Vivien: ele ama Violet e não pode tirar o irmão dela.
“But I can. That baby is mine”
Naturalmente, TODOS querem o bebê de Violet. Quando Ben vai buscar a esposa no hospício e tenta obrigar Violet a ir com ele, ela não consegue deixar a casa, e desaparece do banco de trás do carro, onde se encolheu, para reaparecer dentro da Murder House, de onde nunca mais poderá sair. De volta na casa, Violet encontra Chad e Patrick preparando um quarto para os gêmeos, que pretendem roubar de Vivien e, pior, matar quando estiverem por volta de um ano ou um ano e meio, para que possam “ser fofos para sempre”. Desesperada e querendo proteger tanto a mãe quanto os irmãos, Violet recorre a Constance e Billie Dean por ajuda, e a médium conta a história de ROANOKE (!), o que é muito interessante para nós que já assistimos à sexta temporada de “American Horror Story”. Assim, ela fala sobre o Feitiço de Roanoke (“Croatoan”), para que Violet expulse os espíritos da casa.
Pelo menos alguns deles…
Assim, Tate e Violet tentam conseguir objetos pessoais de Patrick e Chad que possam queimar enquanto gritam “Croatoan” e, quem sabe, expulsá-los da casa. Tate é provocante tentando seduzir ou irritar Patrick (aparentemente, qualquer um servia) para roubar o seu anel, e não é difícil fazê-lo explodir… Patrick está furioso porque Tate o assassinou naquela casa e agora ele está condenado a passar a eternidade com Chad, que ele nem ama. Enquanto Patrick espanca Tate, no entanto, ele consegue pegar o seu anel – Violet, por sua vez, consegue o relógio de Chad que ele tirou para pintar o futuro quarto dos gêmeos. Enquanto isso, temos a notícia de que um dos bebês de Vivien está crescendo rápido demais e, mesmo com apenas 6 meses de gestação, parece pronto para nascer – o outro bebê tem toda sua energia consumida, cada vez mais enfraquecido.
Quando Ben busca Vivien no hospital e a deixa no carro enquanto entra na casa para pegar suas coisas e sair dali, Violet se recusa a sair com ele e não tem mais o que fazer a não ser dizer-lhe a verdade: “I’m dead! Don’t you get it?! Once you die in this house, you don’t get to leave”. É UMA CENA FORTÍSSIMA, enquanto Violet, desesperada, implora para que o pai leve a mãe à segurança antes do nascimento do bebê, mas Ben se recusa a deixá-la sozinha, ainda incapaz de acreditar que Violet está mesmo morta… claro que arrastá-la para fora do terreno da casa teria provado o que Violet dissera, mas ele não teve essa chance, porque Vivien é arrastada para dentro de casa por Constance, quando ela entra em trabalho de parto… e então Ben completa o seu processo de “ver as coisas como realmente são”. Os gêmeos. As enfermeiras e Charles Montgomery. Hayden. Moira.
Violet.
A cena é ESPETACULAR e angustiante – como se a própria casa estivesse ajudando no parto de Vivien, através de seus espíritos. O paralelo entre esse nascimento e o nascimento de Violet, em um hospital, torna a cena ainda mais impactante, pela gritante diferença de cores e iluminação. O primeiro bebê, supostamente, nasce morto, mas é entregue por Charles nos braços de Nora. Enquanto isso, Violet falha miseravelmente em tentar expulsar Chad com o Feitiço de Roanoke, e a cena coroa o episódio quando Violet diz a Chad que “Tate mudou” e ele pergunta: “Quando ele mudou? Quando me matou? Quando matou meu namorado? Quando estuprou sua mãe?” FINALMENTE ALGUÉM CONTOU A VERDADE PARA VIOLET, e então podemos ver tudo desmoronar, enquanto o segundo bebê de Vivien vem à vida – esse vivo, chorando.
Constance leva consigo o seu neto enquanto Vivien sangra à beira da morte. E, tão perto de morrer, ela vê o espírito de Violet, chorando, pedindo desculpas por não ter ido visitá-la no hospital, dizendo: “It’s ok, mom. If you’re in pain, let go. Come to this side. Let go, you can be with me”. Enquanto Violet a convida, Ben implora para que Vivien não morra, falando sobre a vida que ainda podem ter juntos, sobre como ainda podem ser felizes… mas Vivien morre. Violet, então, vai em busca de Tate e o confronta, pela primeira vez. Como ele realmente não se lembra o motivo de a polícia tê-lo matado, em 1994, ela conta sobre o que ele fez, os assassinatos que cometeu e, chorando, ele pergunta “por que faria isso”. Violet então menciona Chad e Patrick e, por fim, a mãe. “Tate, you are the darkness. I love you, Tate. But I can’t forgive you”. Então, emu ma cena FORTÍSSIMA (afinal de contas, ele matou a sua mãe!), ela fecha os olhos e o expulsa, gritando “GO AWAY!”
Enquanto Violet chora, uma mão a envolve a abraça: VIVIEN.
“I’m sorry you lost your baby”
“But I didn’t lose my baby”
FOI UM MOMENTO TRISTEMENTE LINDO! <3

Para mais postagens de American Horror Story, clique aqui.


Comentários