Quinto Capítulo de “LIKE, La Leyenda” (14 de Setembro de 2018)


  
“O fato de ele estar aqui não quer dizer que seja um delinquente”
CHEGOU O MOMENTO DO SILVERIO. Ao terminar sua (excelente) primeira semana, “Like” segue apresentando seus personagens principais e suas facetas desconhecidas quando apenas os vemos caminhar pelos corredores da escola. É interessante notar que um personagem como Silverio tem mais profundidade do que apenas o babaca que se acha um máximo, trai a namorada e essas coisas – mas o fato de colocá-lo com sua mãe em momentos de sofrimento não descaracteriza o personagem, apenas o aprofunda. Ele segue sendo o babaca de sempre, mas agora ele também é um bom filho. Em paralelo à história de Silverio e a “vingança” de Machu, também acompanhamos Claudio preocupado com Toni e seguindo Ulises fora do colégio para descobrir qual é o grande “segredo” que ele guarda – e o Claudio ainda é um personagem que me intriga.
É o aniversário de Rosa, a mãe de Silverio, e embora ele prepare uma mini “festinha” para ela, ela está o tempo todo com o olhar perdido, distante, como se não estivesse realmente presente. As cenas são sofridas e complicadas, e eu pude sentir o desespero de Silverio ao tentar animar a mãe sem sucesso – “Olha, mãe, o que eu tenho que fazer pra você ficar bem? Não quero que sofra mais. Sorri, fica bem. Por mim. Eu te amo, mãe”. E a situação ainda piora quando uma foto da mãe de Silverio começa a circular pelas redes sociais, uma foto dela em seu estado deplorável atual, desde que o pai a abandonou por outra mulher qualquer, reforçando o tema da novela a respeito dos perigos das redes sociais, por causa das coisas cruéis que vemos circulando por lá… naturalmente, Silverio culpa de imediato um “inimigo” antigo, o tal de Pepe Toledo.
Quando Silverio coloca a mãe para dormir, de leve ela está mais tranquila. Até o beija de volta, diz que o ama e o agradece por cuidar dela… mas isso é antes de ver sua foto nas redes. E quando Silverio, enfurecido, vai atrás de Pepe para socar-lhe a cara, porque ele se meteu com sua mãe, Machu e Toni chegam no momento ideal para impedi-lo de fazer algo pior, e Machu confessa que não foi Pepe quem publicou as fotos… foi ela. O que a Machu fez foi crueldade, e de nenhuma maneira estava certo, mas é algo que as pessoas realmente fazem, sem pensar, no momento da raiva, naquela tentativa desesperada de magoar a pessoa que te feriu, sem avaliar as consequências e as pessoas inocentes que sairão magoadas no meio do caminho. Eu acho que agora, definitivamente, as coisas acabaram pra valer entre Silverio e Machu, porque ele está furioso.
Com razão.
A cena mais FORTE do capítulo, na minha opinião, é quando a CULPA do que fez cai sobre Machu de uma vez por todas. Sentindo-se mal, ela pede que a irmã a autorize a sair da escola e a leve até a casa de Rosa, onde chega com flores. E é o momento em que vemos Rosa mais feliz. Rosa abraça Machu, com um sorriso sincero nos lábios, a agradece por “ter se lembrado do seu aniversário”, e o tamanho da culpa que Machu deve ter sentido é indescritível – doeu em mim. Pela primeira vez celebrando seu aniversário, Rosa ainda diz a Machu que “ela não sabe o gosto que dá que ela seja a namorada de seu filho”, e isso deve causar uma impressão em Machu. Silverio já contou para toda a escola que foi ela que publicou as fotos, e agora ela está sendo julgada por toda uma turma. E eu não tenho nem noção de que consequências isso terá.
Em outra trama, Claudio lamenta ter “perdido” a Antonia por ter “esperado demais”, e a verdade é que, de algum modo, eu tenho dó dele, embora tema me arrepender disso. Mas ele sofre sem Antonia, chamando-a de “amor de sua vida”, e o sentimento parece real. Depois desse momento de Claudio na bad, ele escuta uma conversa sobre como “Ulises é um perigo” (um discurso muito preconceituoso por parte de autoridades da escola, inclusive!), e decide descobrir o motivo. Então vira uma comoção, uma “evasão escolar”. Ulises está saindo de L.I.K.E. porque tem um compromisso. Ele, no entanto, distrai o cara da segurança para tirar também Machu e Tony, e Claudio chama Ernesto, seu motorista, para ser seu cúmplice e tirá-lo da escola também. Assim, enquanto tanta coisa acontece ao mesmo tempo, Claudio foca em seguir Ulises, chegando até a “Comunidade de Tratamento para Adolescentes em Conflito com a Lei”.
Que ele chama de “reformatório”.
O melhor dessa história é que todo mundo que importa já sabe do passado de Ulises. Ao entrar na instituição, Claudio se depara com Germán, o pai de Antonia que, por sinal, é muito fofo ao defendê-lo, dizendo que “ele é um bom garoto”, e que o fato de estar ali não quer dizer que ele seja um delinquente… mas Claudio levanta a questão, com Ernesto, sobre se Germán continuará sentindo o mesmo quando descobrir que Ulises está saindo com a sua filha, e eu acho que isso pode vir a ser um problema. A novela é inteligente ao colocar uma cena rápida que poderá ser retomada mais tarde, de acordo com como as coisas acontecerão: Germán pergunta a Ulises dos amigos e de “namoradas”, e ele responde que “gosta de alguém, mas não acha que a família dela o aceitaria”, e Germán responde que “qualquer família ficaria feliz em recebê-lo”. Vamos ver se é verdade.
Claudio retorna para a escola para receber broncas de seu pai e uma lição sobre como “Ernesto é seu empregado, não cúmplice do seu filho”, e talvez tenha que demiti-lo por isso. Depois, Claudio fala com Ulises, e eu não sei o quão sincero ele estava sendo quando disse que “Ulises se equivoca, e que ele não pensa que ele é um delinquente, só não quer que magoa Antonia”, mas foi uma fala boa, de qualquer maneira. Por fim, Claudio vai até Antonia, disposto a contar-lhe sobre o passado de Ulises, ou o pouco que sabe dele, para que ela “fique alerta”, e o melhor é que ANTONIA JÁ SABIA. E ela ainda fica brava porque Claudio o seguiu fora da escola. O melhor é a LIÇÃO que Antonia dá em Claudio dizendo que, se Ulises cometeu um erro, ele tem direito a uma segunda chance, e ela vai dar essa segunda chance, quer Claudio goste disso ou não.
Wow.
Por fim, o capítulo ainda traz um pouquinho de Gabriel Rey e um mistério sobre o que aconteceu no passado, em seu tempo na L.I.K.E. Primeiro, ele vai falar com Sole sobre a carta que Claudio deixou na sua porta no capítulo anterior, e ela diz que o “grande amor” deles aconteceu há 15 anos, e ela passou o resto de sua vida tentando enterrá-lo. No entanto, ela não pode negar que ele sempre estará lá. Depois, vemos Humberto tratando Emília e León mal (!), e libera os jovens, dizendo que Humberto deve agradecê-lo, porque a maneira como ele falou com os alunos é motivo para demissão… a rivalidade é intensa e clara, e Humberto diz que “não é porque ele está com esse disfarce de professor que vai ensinar-lhe como dar aula”, mas Gabo garante que “não vai permitir que ele faça com eles o que fez com ele no passado”, e Isadora escuta essa parte da conversa.
Mas ainda é uma trama futura.
Estamos curiosos.

Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários