London Spy 1x03 – Blue


“Whatever it is Alex discovered no one wants it in the open”
A série continua crescendo de uma maneira impressionante com outro episódio impecável entregue nessa semana, e já me dá um desespero gigantesco ao pensar que essa série será finalizada em cinco episódios – tudo bem que isso garante uma fluidez e um planejamento que garantem a qualidade da produção, mas ainda assim, já está me batendo a saudade! Mais uma vez de maneira instigante, a série nos conduz pela continuação dessa assustadora e perigosa narrativa, levantando mais perguntas que respostas, mas desenvolvendo os personagens a nível humano impressionante – e, desse modo, nós temos uma atuação realmente impecável de Ben Winshaw que merece, mais uma vez, ser valorizada, porque o cara está fazendo um trabalho simplesmente maravilhoso e excelente. Ele sustenta grande parte da série com um vigor e uma veracidade inigualáveis, expressando todos os sentimentos possíveis, da dor ao desespero. E eu me desesperei totalmente com ele nesse episódio!
O episódio começa quando o apartamento de Danny é invadido e eles lhe explicam que ele está sendo preso sob a acusação de ter matado Alex/Alistair – e eu ainda estou aqui em minhas dificuldades de realmente acreditar que ele tenha sido morto, embora pela primeira vez isso tenha realmente me passado pela cabeça. Começo a gostar e a confiar no personagem muito mais depois desse episódio, ainda que isso possa ser desmentido completamente no próximo! Mas as acusações contra Danny são desesperadoras, e nos dói mais ainda saber que ele não fez nada daquilo. Mas quando eles tocam aquela fita da gravação da confissão de Danny a Alex, sobre aquela noite em que postou na internet que as pessoas viessem, nós realmente paramos completamente, chocados. “That conversation took place in my bedroom. We were face-to-face”, e então nós percebemos o quanto uma coisa ameaçadora, que eles não querem que seja descoberta, pode ser encoberta dessa maneira, com manipulações TERRÍVEIS!
É tudo muito doentio, muito grande, muito perigoso.
Me arrepiou completamente quando aquela fala dele começou a tocar…
“They built that attic out of my past. All the stupid things I’ve done”. Acredito, agora, como Danny, que Alex não tem nada a ver com aquele sótão. Não era dele e ele foi armado para incriminar Danny daquele crime, e silenciar ambos pelo o que quer que seja que Alex tenha descoberto. É uma perfeita trama de espionagem e conspiração que, na verdade, me deixa um tanto desesperado! Quando nós entendemos até onde eles podem ir… a cena de Danny no hospital (com a mais brilhante interpretação de Ben Winshaw, tão perfeita que era de nos levar às lágrimas) foi angustiante! Afinal, segundo tudo o que sabemos dele e o que ele falou, NÃO TINHA POSSIBILIDADE de ele ter sido infectado pelo vírus do HIV, no entanto o teste lhe diz o contrário… “It’s not possible”. A atuação dele foi perfeito, evidenciando o compreensível medo, o desespero palpável. Não sabia direito o que sentir! E é tão assustador pensar no que essas pessoas podem fazer para que seus segredos não sejam revelados, depois de tudo o que aconteceu nesse episódio…
A cena pós-hospital, com Scottie, foi perfeitamente emotiva e bonita. Ele explicou que não tinha como ter contraído HIV, ele pediu que Scottie acreditasse nele porque ele era a única pessoa que ele tinha. “If you don’t believe me, Scottie, I don’t have anyone else”. Foi uma atrocidade grandiosa demais, me deu ânsia e nojo pensar que eles poderiam ter infectado Danny propositalmente, como Scottie bem explicou, para incriminá-lo, para dessacreditá-lo – fazendo as pessoas pensarem que ele é irresponsável com a própria saúde, que ele infectou Alex, e condená-lo. “I don’t know how they did it. But they did it”. Chorei com o Danny em profundo desespero, assim como ele estava, porque não tinha como não fazê-lo. E nós ainda tínhamos aquela fotografia BELÍSSIMA de London Spy, com as lágrimas e o desespero de Danny mesclados à chuva pela vidraça, e o rosto de Scottie virado para fora…
Belíssimo, sim, mas doloroso.
Mas eu novamente retomo as minhas falas a respeito de Scottie – eu profundamente quero acreditar nele, porque eu acredito, mas eu tenho um medo tão grande de ele vir a se revelar como uma má pessoa manipulando Danny; mas não acredito que seja o caso. Eu gosto de como ele acreditou em Danny, como ele pôde ser aquele que lhe dava forças, como ele o levou até uma organização que lhe rendeu algum tipo de informação importante: Alex descobriu alguma coisa, mas alguma coisa que eles querem manter encoberto, e TODAS as agências de inteligência no mundo estão contra Alex, concordando pela primeira vez na vida. Isso é perfeitamente assustador. “We’re not up against one intelligence agency. We’re up against them all” – é extremamente doloroso ver como eles chegam a uma conclusão nada otimista de “It’s impossible. We will lose. But we will fight”, mas ainda assim a força da crença e a amizade entre eles é mais bonita que tudo. Eu gostei. Agora estou angustiado para saber o que era aquele telefonema!
London Spy sempre nos deixando ANSIOSOS para o próximo episódio!

Para mais postagens de London Spy, clique aqui.


Comentários