Power Rangers S.P.D. – Confronted

“Hello? Red Ranger here!”

UM PROBLEMA DE LIDERANÇA. O pai de Sky fora um Power Ranger Vermelho (e usava o uniforme de “Força do Tempo”, embora com a adição de um “S.P.D.” e tudo o mais) e, por isso, Sky sempre sonhara em se tornar o Ranger Vermelho… mas esse momento ainda não chegou. Justamente para testá-lo e para que Sky aprenda a trabalhar em equipe sem se sentir melhor que os outros, Cruger não o coloca como o líder do Esquadrão B quando ele forma o novo time de Power Rangers… em seu lugar, temos Jack, mas a verdade é que o Jack tampouco está preparado para ser o líder da Super Patrulha Delta. E, muitas vezes, enquanto assisto, eu fico pensando no quanto o Sky seria um líder melhor… assim, é legal ver o Sky aprendendo a ser mais humilde, ao mesmo tempo em que vemos o Jack lentamente crescer como o líder que tem que ser.

“Confronted”, o primeiro episódio depois da estreia de “Power Rangers S.P.D.” (em duas partes), traz Jack descobrindo que é o líder da equipe. Os cinco Rangers tentam trabalhar em equipe para pegar um ladrão, mas a verdade é que Jack nem sabia que era o líder, e isso acaba gerando uma tremenda confusão entre o Sky e o Jack, que passam mais tempo brigando do que realmente cumprindo sua função – enquanto isso, Syd, Bridge e Z conseguem capturar o ladrão sem ajuda nenhuma da dupla, que fica discutindo. Enquanto isso, o Imperador Gruumm, do Império Trobiano, está chegando à Terra, e eles terão que enfrentá-lo e assumir a principal posição de defesa do planeta, agora que o Esquadrão A saiu para uma missão em algum lugar distante… é a hora do Esquadrão B assumir essa posição e, para isso, Jack vai ter que aprender a ser um líder.

Mas ele parece longe disso.

Jack aparece, por exemplo, depois de todos quando um alarme soa, e ele ainda aparece esfregando os olhos, de pijama e meio reclamão… quando ele descobre a importância da sua posição, então, como “líder da equipe”, Jack deixa que o seu ego infle e resolve se aproveitar disso tudo… afinal de contas, ele é o Ranger Vermelho, não é? Assim, ele passa a se sentir dono de tudo, se torna mandão e insuportável, dando ordens a torto e a direito. Manda Syd e Z (que agora dividem um quarto) organizar a “bagunça” delas, e ainda diz que, de acordo com o Manuel, se ele, como Ranger Vermelho, manda, elas têm que obedecer… depois, ele manda todo o Esquadrão B correr enquanto fica para trás, lendo gibi, com pessoas lhe trazendo roupa lavada, comida… é bastante irritante, e Cruger já está percebendo o que está acontecendo. Ele tem que dar uma lição em Jack.

Fiquei revoltado com a cena dos Rangers no treinamento de pântano, completamente sujos de lama, enquanto Jack os espera tranquilamente na espreguiçadeira, de óculos escuros, tomando um suco. E me irritou como ele gostou de falar coisas como “I’m the Red Ranger and that’s an order!”, mas é como o Sky diz: “You may be wearing red, but you’re not a leader”. Naquele momento, eu não podia concordar mais com Sky, e sentir que ele deveria ser o líder do Esquadrão B… e, provavelmente, ele estaria fazendo um trabalho melhor do que aquele. Assim, quando Cruger pergunta ao time sobre alguém ter alguma reserva em relação à liderança de Jack, Sky é o primeiro a se manifestar – mas não é, como Jack sugere, apenas por ciúme, porque todos os outros precisam concordar com ele. Até a Z. então, Cruger o tira da equipe, tira seu morfador, e manda os demais para a ação!

AGORA, É HORA DE MORFAR E DE ESCORREGAR ATÉ OS ZORDS QUE ELES ESTÃO ASSUMINDO – afinal de contas, na estreia da temporada, o Esquadrão A pilotou o Delta Squad Megazord, mas agora eles terão que fazer isso. Sky, Syd, Bridge e Z saem sozinhos para enfrentar o monstro da semana, e Jack quer estar lá com eles, mas, para isso, ele tem que entender que um bom líder ganha respeito dando o exemplo, e ele não estava fazendo isso, porque estava ocupado demais se aproveitando de sua posição. Então, ele reconhece seus erros e convence Cruger a deixá-lo voltar para a ação, liderar o seu time, e então ele se une aos demais Power Rangers S.P.D. para enfrentar um monstro em um robô gigante pela primeira vez, e é uma sequência muito legal, com a maravilhosa estreia do Delta Squad Megazord, oficialmente dessa vez.

Mas o que eu mais gostei é que a finalização do episódio não acontece na luta gigante, e essa é uma “inversão” bacana. Os monstros estão pilotando robôs gigantes que, uma vez vencidos, os deixam sozinhos e pequenos novamente, para serem julgados… assim, temos a oportunidade de ter um momento que é tão clássico no Super Sentai. Uma cena que costumamos chamar de “roll call”, onde cada Ranger “se apresenta”. Eles falam seus números, seus títulos, fazem pose e gritam “Super Patrulha Delta” no final, e quando isso acontece de maneira completa pela primeira vez até arrepia! É MUITO BOM. Depois, eles têm um momento de julgamento com o monstro da semana e, uma vez que o monstro é declarado culpado, eles têm um golpe final e o prendem em um “cartão”, para levá-los para a delegacia e prendê-los por seus crimes.

Foi TÃO BOM ver isso pela primeira vez.

Temporada começando com tudo e eu já estou amando!

 

Para mais postagens de Power Rangers S.P.D., clique aqui.

 

Comentários

  1. Eu me lembro que quando vi essa temporada pela primeira vez, eu fiquei surpreso de ver os monstros sendo presos em cartões em vez de serem destruídos, mas gostei da idéia. Isso fez com que eu ficasse a temporada inteira me perguntando se no final, o Gruumm seria destruído ou preso num cartão também, já que a derrota dele, como vilão principal, teria que ser mais definitiva. Também fiquei surpreso de ver que os monstros lutavam em seus próprios robôs gigantes ao invés de eles próprios ficarem gigantes. Realmente essa temporada é boa no desenvolvimento dos personagens. Pois esse episódio foi com o aprendizado do Jack e já o próximo é com o aprendizado do Sky.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão dos cartões me remete a "Time Force", quando eles eram "congelados" também, ao invés de serem destruídos, né? Acho que não cheguei a comentar isso no texto...

      S.P.D. é uma temporada muito boa! Personagens carismáticos, bom desenvolvimento, bom texto, ótimo visual... funciona muito bem!

      Excluir
    2. Eu me lembro que quando eu era criança, eu assistia Time Force na televisão e não entendia nada da história, mas como qualquer criança, assistia e adorava do mesmo jeito, pois eu sempre fui fanático por Power Rangers. E eu me encaixo em todas as categorias que falam dos fãs de Power Rangrs que assistiam o programa: Imitava as poses, sonhava em ser o Ranger Vermelho e lutar em Megazords e etc... Aí quando eu revi Time Force pela primeira vez em muito tempo, eu ainda não sabia nada da história e achava que a Força do Tempo era alguma organização de Rangers no mundo atual. Mas uma coisa que eu me lembrava perfeitamente de quando eu assistia na minha infância, era que eu achava que os vilões transformavam bonecos em monstros. Eu via eles pegando um monstro em miniatura e colocando naquela máquina e pensava que eles tinham bonecos que transformavam em monstros. Só quando cresci é que entendi a história toda.

      Excluir
    3. Mas parecia mesmo que eram bonecos que eram transformados em monstros haha Muuuita gente devia pensar isso! KKKK Eu não me lembro de não entender a história de Time Force, mas eu SEMPRE fui muito apaixonado por histórias de viagem no tempo, desde pequenininho (um dos meus filmes favoritos na infância era "De Volta Para o Futuro", e continua sendo), então talvez seja por isso haha

      P.S.: Eu também imitava as poses e brincava de ser Power Ranger, mas eu sempre gostei tanto dos azuis, não sei por quê... acho que vem desde o Billy, e daí eu meio que transferi esse amor que eu tinha/tenho por ele para azuis futuros haha

      Excluir

Postar um comentário