Malhação 2008 – O acidente de Joaquim

A “morte” de Joaquim?

Guga acabou de ser enganado por Andreas para que acreditasse que Angelina estava traindo ele e eles se separassem, depois ele sofreu um acidente ao, de maneira irresponsável, pegar o carro do pai sem autorização, e ele acha que as coisas vão finalmente ficar bem quando ele sai do hospital e corre para a escola para poder consertar as coisas com a Angelina. Afinal de contas, já foi provado que Angelina não o traiu com o Andreas, e ele devia mesmo acreditar nela, desde o início, então Guga corre para chegar a tempo do FESTIVAL DE TALENTOS – ele e Angelina ensaiaram juntos por muito tempo, e ele precisava estar lá naquele palco para compartilhar esse momento com ela… os dois estão absolutamente fofos e felizes cantando juntos naquele palco, mas as coisas não ficam bem por muito tempo, porque Guga nem chega a descer do palco antes de Montanhas vir com uma notícia…

Seu pai está desaparecido.

Félix vai fazer de tudo para tirar Joaquim do seu caminho. Há muito tempo, Joaquim vem tentando dar às famílias afetadas pela fábrica a indenização a que elas têm direito, mas Félix não quer pagar essa dívida… além disso, Félix zerou as contas de Joaquim, descaradamente, e Joaquim descobriu tudo – e prometeu colocá-lo na cadeia. Então, Félix resolve que PRECISA MATAR O JOAQUIM… SÓ ASSIM ELE VAI FICAR QUIETO. Sua primeira tentativa é com os freios do carro de Joaquim, mas quem acaba saindo dirigindo o carro, num momento impulsivo, é o Guga, e o garoto acaba no hospital no lugar do pai. Quando tudo fica bem e Guga pode voltar para casa, Joaquim decide fazer uma surpresa para o filho – ele vai à aldeia dos índios que visitaram no primeiro capítulo, um lugar de que Guga gosta tanto e que significa tanto para ele… Joaquim quer preparar algo.

Mas o barco em que está acaba EXPLODINDO.

Guga está muito mal, e a mãe está disposta a piorar tudo, acolhendo o Félix dentro de casa como seu “melhor amigo”, e o Félix força a barra nessa sua interpretação de bom moço, é revoltante. Guga briga com o Félix, o expulsa de casa, mas Daisy intervém (como a Daisy é ridícula!), e então o Guga decide que, se o Félix não sai, sai ele… então, ele vai até a escola, e chega a tempo de ver uma aula de teatro na qual Angelina explica que ela e o Bruno nem tiveram tempo de ensaiar com tudo o que estava acontecendo, e ele percebe o quanto ele foi burro! Ele só pegou aquele carro para poder ir ver a Angelina e o Bruno na piscina, achando que eles fossem estar fazendo alguma coisa, mas eles só estariam ensaiando para um trabalho. Então, sentindo-se mal, Guga pede desculpas, e tenta acelerar um pouco as coisas dizendo que quer voltar com ela.

Mas Angelina pede cautela. Primeiro, ela pergunta se ele promete que isso não vai voltar a acontecer, e ele diz que sim. Mesmo assim, quando Guga tenta beijá-la, ela se esquiva: é muito cedo para isso, E ELA ESTAVA COMPLETAMENTE CERTA. Não devia mesmo apressar as coisas, não depois de tudo o que os dois passaram… mas ela diz que está ali com ele, sim, nesse momento tão difícil – “é sua amiga e vai ajudar”. Amiga. Pelo menos Guga aceita essa companhia e essa ajuda, embora não fosse o que ele queria… e ele conta para ela tudo o que sabe e o que o motivou a falar daquela maneira com Félix: no hospital, ele escutou Félix e o pai discutindo, e o Félix o ameaçando, dizendo que “não era para ele medir forças com ele, ou acabaria com a vida de Joaquim”. Guga sabe, como Joaquim sabia, que tipo de pessoa era o Félix, e que ele fora o culpado pelo carro sabotado.

Agora, ele precisa fazer algo.

Mas Angelina pede que ele não enfrenta mais o Félix: se ele realmente é capaz disso tudo, não é bom que ele saiba o quanto o Guga sabe… afinal de contas, ele é perigoso e não o deixaria em paz até tirá-lo do caminho, como fez com Joaquim. Por mais que doa, então, Guga precisa interpretar, precisa aceitar a “ajuda” de Félix, e as cenas são bastante difíceis de se assistir, na verdade. Félix anuncia à família que a equipe de buscas chegou à conclusão de que não houve sobrevivente nenhum do acidente, e aquela cena é HORRÍVEL. Guga sofre, chora, e ele liga para a Angelina naquela noite, porque precisa ouvir a sua voz para ficar tranquilo… e ele diz para ela que não acredita que o seu pai esteja realmente morto. Angelina, como uma boa amiga, o apoia e o ajuda a se acalmar, conversando com ele, pelo telefone, até que ele finalmente pegue no sono…

Daisy, por sua vez, é ridícula – COMO SEMPRE. Ela está caindo certinho no jogo de Félix, está louca para fazer um enterro simbólico, e o Guga chega a dizer que parece que “ela quer se livrar logo do pai”. Guga, por sua vez, só vai aceitar a morte de Joaquim se o corpo aparecer. Eu gosto de como o Guga fica intenso e contra a mãe, porque ele estava certo! “Não dá para ficar num lugar onde já enterraram meu pai”. Ele volta a enfrentar o Félix, enfrenta a Daisy, e sai de casa porque não aguenta ficar naquele lugar – mas não sem antes ter que ver coisas como o Félix, culpado disso tudo, abraçando e consolando sua mãe e se achando no direito de dar-lhe broncas pela forma como ele está falando. Aquilo é REVOLTANTE, mas Guga diz que “não vai deixar o Félix dar ordens para ele”. Guga prefere passar o máximo de tempo possível fora dali… na escola, por exemplo.

E é legal como ele busca a ajuda de Adriano.

Félix ainda tem um último jogo… ele vai acusar o Joaquim de ter dado um golpe na empresa, roubado todo o dinheiro e transferido para alguma conta no exterior, e ter tentado fugir quando sofreu o acidente que tirou a sua vida. E o pior é que ele faz isso da maneira mais dissimulada possível, fazendo questão de contar para todo mundo que “o Joaquim deu um golpe e planejava fugir”. Guga não acredita nisso nem por um segundo, sabe que é o próprio Félix que está por trás de tudo, mas Daisy parece disposta a acreditar… porque aquela mulher burra acredita em qualquer coisa. A única parte boa disso tudo, então, foi a Daisy recebendo a notícia de que AS CONTAS NO BANCO ESTAVAM ZERADAS e, inconformada, contando para o Guga: “Nós… estamos pobres. Estamos pobres, Gustavo”. Não vou dizer eu não ri com essa parte toda… ela merece.

Para que a Daisy sofra, pobre, o Joaquim tem que ficar mais tempo desaparecido!

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários