Smiley 1x05 – Cada Oveja en su Corral

¿Feliz navidad?

Eu adoro o clima natalino… dito isso, preciso também dizer que passei muita raiva nesse episódio. Quando a sinopse sugeria três comemorações problemáticas diferentes, eu não estava realmente preparado para o caos que tomou conta dessas celebrações natalinas, nem dos momentos traumáticos que alguns personagens tiveram que enfrentar e, é claro, os novos desencontros que continuam afastando Álex e Bruno, mesmo que ambos queiram, mais do que tudo, estar juntos. “Smiley” chega ao seu quinto episódio, “Cada Oveja en su Corral”, e continua sendo uma série maravilhosa – mas, nesse momento em específico, não está cumprindo o seu papel de “deixar o nosso coração quentinho”. Estamos bem naquela parte em que “tudo dá errado”.

Álex decidira fazer algo, depois de ter “perdido” o Bruno, mas chegou ao seu escritório durante uma celebração de fim de ano e o encontrou beijando Ramón – e, é claro, não ficou por tempo o suficiente para ver Bruno afastando Ramón porque não sente o mesmo que o colega de trabalho. Agora, Álex acredita que perdeu Bruno de verdade, então corremos o risco de vê-lo tomar alguma decisão errada, especialmente quando a mãe convida Ibra para a ceia de Natal na noite boa. O Ibra até é um cara legal, e certamente é muito bonito, mas ele e Álex não estão na mesma vibração, e o fato de a mãe de Álex ficar insistindo nisso me causa um desconforto tão grande, de verdade. Mas, aos poucos, os dois estão prontos para “se acomodar” com o que é fácil.

Também ganhamos algumas surpresas/revelações durante o jantar de natal na casa de Álex, no que se refere a Ramiro… a irmã de Rosa não está muito satisfeita com o retorno abrupto de Ramiro porque, segundo ela, ele a fez sofrer no passado. De acordo com a história que ela conta a Álex, Ramiro sempre foi apaixonado por Rosa, e os dois sempre foram muito grudados, mas ele partiu logo depois de Álex nascer. O flashback, no entanto, já deixa claro para qualquer olhar treinado que a história é diferente da que ela conhece: Ramiro de fato não pôde suportar ver o seu amor ser feliz com outra pessoa, mas quem ele amava não era Rosa, no fim das contas… era o Juan, o pai de Álex. E, eventualmente, ele acaba contando sobre isso para Rosa e esclarecendo isso tudo.

Agora, torço pela felicidade de Ramiro. Será com Javi?

O jantar de Natal de Álex, no fim das contas, me parece o meus traumático. Patri e Vero, por exemplo, estão em uma situação muito mais complicada quando os pais de Patri aparecem sem avisar e ela apresenta Vero como “sua amiga”, e ainda inventa uma historinha heteronormativa que “transforma” Javi em namorado de Flor, por exemplo. É tão angustiante assistir a essas cenas que eu preciso dizer que entendo a Vero. Ela não tinha o direito de contar aos pais de Patri que ela é lésbica, mas o sofrimento que Patri impôs a ela ao mentir e fingir a noite toda é irreparável, e ela pega muito pesado quando diz a Vero que “não é sua culpa que os seus pais a odeiam”. Naquele momento, eu senti uma raiva tão grande de Patri que estou pronto para passar todos os panos para a Vero.

E, no fim, acaba sendo algo bom para Patri.

Bruno, por sua vez, está em uma ceia de Natal na casa de Albert e Núria, com os pais de Núria… os pais extremamente conservadores de Núria. Infelizmente, quase toda pessoa LGBTQIA+ já esteve na mesmíssima posição de Bruno, ouvindo comentários descabidos e preconceituosos de pessoas que mantêm um sorriso no rosto, dizendo que “não estão falando nada demais”. E é uma das piores experiências da vida. Por isso, senti muitíssimo por Bruno e admirei a sua força por não bater de frente – embora às vezes nem seja, de fato, uma “força”, mas aquela sensação de que “vai ser tão desgastante que eu não estou com coragem para isso agora”. Para Albert, o jantar também é desastroso e ele está cada vez mais afundado em “uma vida que não é a que escolheu”.

Por fim, o episódio termina tentando nos fazer acreditar em um momento de esperança, mas, sinceramente, eu não cheguei a acreditar realmente que a mensagem que Bruno tinha mandado era para o Álex… eu tinha certeza que a mensagem era para o Ramón. No fim do episódio, Bruno procura Ramón e Ibra procura Álex, e então os casais que não queríamos se beijam na noite de Natal, saem caminhando de mãos dadas e marcam encontros para o futuro. Eu sei que, de um jeito ou de outro, Bruno e Álex ainda vão se encontrar, e que existe um fio vermelho que os conecta e que sempre vai aproximá-los, mas, no momento, eu me permito preocupar-me com o Ramón: é tão triste que Bruno lhe dê esperanças se não quer nada sério com ele. Ramón é muito precioso também, e eu queria protegê-lo.

 

Para mais postagens de “Smiley”, clique aqui.

 

Comentários