Os Ricos Também Choram – O julgamento de Soraya

Sentença esperada!

JULGAMENTO DE NOVELA É SEMPRE ÉPICO! Talvez um dos julgamentos mais famosos de da teledramaturgia mexicana seja o julgamento de Paulina em “A Usurpadora”, mas Soraya Montenegro ganha o seu próprio julgamento na versão de 2022 de “Os Ricos Também Choram” – e é uma sequência interessantíssima! As coisas começaram a não dar certo para Soraya quando León descobriu que ela e Mariana eram irmãs e tentou extorqui-la (!), mas quando ela o matou com dois golpes na cabeça e, depois, jogou o seu corpo pela sacada, ela certamente não esperava que tivesse um investigador no prédio do outro lado da rua, contratado especificamente para ficar de olho no apartamento de León. Era só uma questão de tempo até que tudo explodisse nas suas mãos… e o mais curioso e irônico de tudo é que isso acontece na frente de Mariana.

Mariana está na casa de Soraya para “tirar a limpo” a história de que ela é filha de Rafael Montenegro e Soraya já sabia disso quando a polícia bate à porta de Soraya porque ela foi a última pessoa que visitou León em seu apartamento antes da morte – Mariana entende tudo rapidamente, e assiste incrédula ao nervosismo de Soraya enquanto a polícia pergunta a respeito de suas unhas sujas de terra (!) e vasculham o jardim procurando por um lugar onde a terra tivesse sido mexida recentemente… e, é claro, o encontram. Escondidas no jardim estão uma arma e a estátua que ela usou para golpear León, e então ela é levada presa como a principal suspeita pelo assassinato de León… o fato de que ela é algemada e levada pela polícia na frente de Mariana certamente é a cereja do bolo, é o que torna o pacote de humilhação completo.

E, bem… nós vemos novela por esses momentos, não?!

Soraya sabe que as coisas não estão nada bem para ela – mas ela tentou. Quando Elena ligou perguntando se ela tinha matado León, ela soube que não podia negar, mas fez de tudo para convencer Elena de que tinha ido “tirar satisfações com León” pela maneira como ele tinha tratado Elena, “que ela ama como a uma mãe”, e então os dois discutiram, León a agrediu e ela o matou em legítima defesa… é essa a linha que ela vai seguir em sua defesa, e como explodiu muita coisa contra León depois da sua morte, as advogadas apostam nisso: provar que León não prestava e, assim, validar a história de Soraya. Além disso, Soraya já tinha providenciado hematomas para vender a história de que tinha sido agredida por ele. Assim, COMEÇA O JULGAMENTO DE SORAYA – e é absolutamente tenso, e ficamos nos perguntando quanta raiva vamos passar.

O julgamento começa favorável à Soraya – ela tem uma defesa sólida na alegação de legítima defesa. Enquanto a acusação mostra a arma e a estátua que ela tentou esconder no jardim (!), e os papéis sujos de sangue que ela jogou no lixo, a defesa mostra fotos dos hematomas, e Soraya faz um discurso de coitadinha, com direito a lágrimas, na qual ela se coloca como a vítima que “estava defendendo a Elena”. A sequência de depoimentos em busca da defesa de Soraya é um pouco revoltante de se assistir porque é tão excessivamente voltado a León (já que a tentativa é provar o tipo de homem que era o León e, consequentemente, embasar a teoria de que ele agrediu Soraya e a ameaçou de morte) que parece um julgamento dele e não dela… e é como a Sofia chega a dizer em algum momento: o fato de o León ser um filho da p*ta não isenta Soraya de ser uma também.

Então, quem diria? SOFIA É A SALVADORA DA PÁTRIA! Quando tudo está indo muito bem para Soraya e tendendo à sua liberação, ela representa a audiência de “Os Ricos Também Choram”, em sua indignação, e resolve fazer alguma coisa. Sofia vai falar com Elena e dizer que “ela está fazendo um papel muito triste ajudando Soraya”, já que Soraya era cúmplice e amante de León, e aproveita para entregar o cartão da bruxa que Soraya visitava, dizendo que tem certeza que ela está envolvida no envenenamento de Mariana… e, com as peças se encaixando perfeitamente para que o julgamento de Soraya entregue o que a audiência tanto quer ver há tanto tempo, Elena recebe um telefonema importante do investigador que colocou no apartamento em frente ao de León, e ele tem algo importante que lhe contar ou que lhe mostrar.

Assim, chegamos àquele momento MARAVILHOSO no qual o julgamento está para ser decidido, e acontece uma reviravolta… a advogada de defesa está pronta para “concluir” o caso dizendo que “ficou comprovado que ela matou León em legítima defesa”, e então a acusação interrompe e diz que Elena quer depor novamente, do lado deles agora – E SABEMOS QUE CHEGOU O MOMENTO. Morrendo de raiva e com razão (afinal de contas, ela sempre cuidou de Soraya e a protegeu como a uma filha, então é uma traição imensa que ela fosse cúmplice e amante de León!), Elena fala sobre como a traição a deixou destruída, e então conta que tinha colocado alguém para vigiar León em seu apartamento… foi arrepiante o momento em que Elena diz algo como “E foi isso o que ele filmou”. Não basta um depoimento, ELES TÊM UM VÍDEO PARA MOSTRAR.

E, então, Soraya está destruída… o vídeo deixa muito claro que a história não foi como Soraya contou, e ainda há o depoimento de Elena dizendo que Soraya era amante de León, assim como o depoimento de um homem que viu Soraya e a placa do seu carro quando ela estava fugindo do lugar onde matou Matilde, que reconheceu Soraya na televisão quando viu uma matéria no jornal sobre o grande julgamento que estava acontecendo… as investigações, então, conseguem provar que a arma encontrada no jardim de Soraya corresponde à bala que matou Matilde. Soraya é, então, condenada por DUPLO ASSASSINATO, e sentenciada a 25 anos de prisão… furiosa, Soraya é levada para a cadeia, mas vai jurando que vai se vingar de todos os Salvatierra e da “maldita marginal”. E ela terá bastante tempo para pensar na sua vingança enquanto estiver lá.

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários