Os Ricos Também Choram – Tomás se torna Alberto Salvatierra

“Tú eres nuestro hijo. El que nos robaran hace 18 años”

Surpreendente como a versão de 2022 de “Os Ricos Também Choram” tratou todo o assunto do reencontro com Betito de maneira responsável. Eu gosto do dramalhão, e novelas mexicanas são muito famosas por isso – mas embora a novela homônima de 1979 e “Maria do Bairro” de 1995 sejam ótimas novelas repletas de nostalgia, fico muito contente por ver essa mesma história sendo contada, em 2022, de uma maneira que nos faça acreditar que a história se passa atualmente de fato. A maneira como Tomás descobre que é, na verdade, Alberto Salvatierra, o filho que foi roubado de Mariana e de Luis Alberto há 18 anos, é menos dramática que nas outras versões, mas as coisas acontecem de uma maneira tão bonita, tão respeitosa e tão capaz de reduzir os traumas que toda essa informação poderia trazer que eu só posso dizer que EU ADOREI.

Quando vi Mariana correr atrás do ônibus para tentar impedir que Tomás/Betito fosse embora, eu achei que ela contaria, numa recriação da cena do trem, mas ela não tem a oportunidade de fazer isso, então ela volta para casa e conta tudo a Luis Alberto – e é muito bonito que ela escolha envolvê-lo na história… afinal de contas, o filho também é dele! Sabendo de toda a verdade, Luis Alberto não tem motivo nenhum para desconfiar de Mariana (e não acho que esse Luis Alberto cometeria esse mesmo erro duas vezes), o que quer dizer que todo o plot de ele tentar matar (!) o próprio filho, sem saber que é seu filho, também foi excluído, mas foi substituído por uma sequência belíssima e significativa na qual Luis Alberto salva a vida de Betito (!), em uma situação parecida àquela em que não conseguira salvar a vida do seu irmão… um trauma que o acompanhou a vida toda.

Com a morte de Rita, chega a hora de contar a verdade a Tomás – e, diferente do que geralmente acontece em novelas, eles fazem tudo da maneira correta. Mariana, Luis Alberto e José se sentam para conversar com Betito e contar toda a história. É importante ter o José ali, porque ele é a figura paterna que Tomás sempre teve, alguém em quem ele confia, e Mariana e Luis Alberto reconhecem e valorizam isso… mas Mariana tem o direito de contar a sua história, e embora seja uma história conhecida, ela conta, naquele momento, com muito mais emoção e verdade, e Tomás reconhece todos aqueles sentimentos… ele a ouve falar sobre o filho que lhe foi roubado há 18 anos, e que ela buscou durante todo esse tempo… 18 anos de falsas esperanças e buscas infrutíferas até que finalmente o encontraram. E, então, ele percebe o que ela está dizendo.

Amo ver a emoção nos olhos de Mariana e nos olhos de Luis Alberto, que está com os olhos cheios de lágrimas… mas sinto por Betito, que tem que processar toda essa informação, e que quer negar tudo e dizer que José é seu pai e Rita é sua mãe – e são, sempre serão, mas Mariana e Luis Alberto também. Eventualmente, Tomás/Betito sai correndo, e Mariana é a mais sensata de todos, dizendo que eles precisam dar tempo para ele e respeitar o seu espaço… é muita informação e ele precisa estar sozinho para processar isso tudo. Toda a vida de Tomás muda da água para o vinho de uma hora para outra, mas sabemos que, mais cedo ou mais tarde, ele vai entender e aceitar, até porque ele sabe como foi a história, todos conhecem a história de Mariana e seu filho roubado, então ele não vai ter que passar pelo processo de ter raiva e se sentir abandonado…

Ele sabe que Mariana o buscou a vida toda.

Betito só reaparece no dia seguinte, pedindo desculpas a Mariana por como se comportou no dia anterior, mas ela diz que ele não precisa pedir desculpas – e diz que quer ouvir mais sobre ele. É bom ouvir Betito falar em voz alta sobre tudo o que aconteceu, sobre como sua vida mudou tanto num piscar de olhos, sobre como ainda está tentando processar a informação de que Mariana é sua mãe… com poucos capítulos, as coisas acabam sendo rápidas em “Os Ricos Também Choram”, e Mariana o convida para ir à cidade com eles, para “dar-lhes a oportunidade de serem seu pai e sua mãe”, e Betito diz que não quer ir sem José… naturalmente, ele também está convidado, mas, em um primeiro momento, diz que não tem nada para fazer na cidade grande e não quer ir. Seu amor por Tomás, no entanto, é maior, e ele não pode negar o pedido do filho de lhe dar essa oportunidade.

E Tomás deixou bem claro que não iria sem ele.

Gosto muito de ver a relação de Betito com Mariana e Luis Alberto, em uma sequência de cenas fofas, reconfortantes e com um gostinho de fim de novela – gosto do abraço dos três quando fica decidido que ele vai voltar para a cidade com eles, ou da chegada de Betito à casa, encantado com o tamanho do lugar e com o quarto, em uma cena que faz com que Mariana se lembre muito dela mesma quando chegou à mansão, há tanto tempo… Betito ainda está um pouco assombrado com tudo, tentando aceitar aquilo, mas ele também tem um sorriso no rosto que mostra o quanto ele está aberto para essa nova família e essa nova realidade, e ele trata Mariana e Luis Alberto com muito carinho… ele já até está querendo começar a chamá-los de pai e mãe, mesmo que para sempre vá ter José e Rita, também, como seus pais. Ele ganhou MAIS pais, só isso.

São lindas cenas enquanto “Tomás Alberto Salvatierra” (vão mesmo registrá-lo dessa maneira? Me parece algo bastante acertado, porque não anula o nome com o qual ele vive há 18 anos, mas também lhe adiciona o nome que lhe foi originalmente dado, bem como o sobrenome que é seu por direito) se familiariza com a casa, com os pais e é apresentado a pessoas importantes como o Padre Guillermo, a Daniela, e a Britny e Santiago – achei muito fofa a cena da Britny contando para ele que, por mais que ele não se lembre, ela é sua madrinha… tudo está tão bem na Mansão Salvatierra, pela primeira vez em tanto tempo, que parece até o último capítulo de “Os Ricos Também Choram”, com direito a Mariana e Luis Alberto mais apaixonados do que nunca, se reencontrando e trocando declarações de amor sinceras, como se estivessem livres para serem felizes novamente…

Mas Soraya ainda está à solta. E ela não vai deixá-los em paz por enquanto.

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários