What I Like About You – Roommates / Cool Older Sister

“Through the fence, over the ditch and… into the woods!”

A primeira temporada de What I Like About You é construída, primariamente, em cima de episódios com tramas independentes, diferente do que acompanharemos a partir da segunda temporada (que é, por sua vez, a minha FAVORITA, talvez pela presença constante do Henry, por quem tenho uma queda terrível!), mas, se formos interrogados sobre o tema principal da temporada, eu diria que é sobre Holly e Val Tyler aprendendo a conviver. Holly vai morar com a irmã depois de não querer ir para o Japão com o pai, que acaba de ganhar uma nova promoção, mas a vida de ambas muda drasticamente com isso. Primeiro, elas precisam aprender regras básicas de convivência. Depois, Val precisa entender que não pode manter Holly em rédeas tão curtas, enquanto Holly precisa entender que ela é responsabilidade de Val e ainda muito jovem, portanto ela não pode achar que é livre e pronto. De todo modo, as coisas se constroem episódio a episódio e isso é muito bom!

Quer dizer, Holly passa dos limites em Roommates, com toda aquela introdução brilhante no banheiro, por exemplo, de manhã, e então Val lhe entrega o G.R.C. – Good Roommate Chart. O Esquema da Boa Colega de Quarto. [Jeff já tem o seu G.B.C. e o segue rigorosamente] A princípio, Holly até tenta segui-lo à risca, bem obcecada (afinal de contas, ela não quer ir para o Japão!), mas as coisas saem de controle – e ela não fez por mal! – quando Gary vai buscar o seu DVD de Matrix no quarto de Val, que fica emperrado, então eles fazem uma bagunça, quebram uma prateleira, derrubam todos os ursinhos de pelúcia da Val, não sabem colocá-los de volta na ordem… enfim, UM CAOS. Enquanto isso, o Jeff, também sofrendo com a nova dinâmica de seu relacionamento agora que a irmã mais nova de sua namorada mora com ela, só quer ter um momento a sós com sua namorada, colocar uma musiquinha e…

…você sabe.

É um máximo. Absolutamente um máximo. O episódio traz Jeff e Val entrando no quarto enquanto Holly e Gary ainda estão lá, e então eles se escondem… o esconderijo de Holly, no entanto, é bastante precário (em cima do dossel da cama)… e então ela cai sobre Jeff! A conversa das duas no fim do episódio é bastante fofa, porque Holly se abre: “Yesterday you said you weren’t happy and I am assuming that destroying your bed and collapsing on your boyfriend wasn’t exactly mood lifter”. E se prepara para ir para o Japão – é muito fofo porque ambas querem muito que dê certo, e elas se amam demais, apesar de qualquer confusão. E elas se dão conta que AS DUAS terão que tentar e trabalhar juntas para que tudo dê certo no final… é um processo, e esse é o charme de What I Like About You. Ver as coisas “darem certo” e patinarem ocasionalmente. A cena do banheiro no final, por exemplo, já é muito mais eficiente que a primeira cena do episódio, com só um único ajuste ainda a ser feito, sobre as escovas de dente…

“We’ll get it”

Trama similar é usada em Cool Older Sister, com uma pegada diferente: tudo começa quando Holly, pronta para a escola, vem para a sala com uma blusinha que mostra a barriga – e é claro que Val não reage muito bem a isso… está faltando pano ali. Então surge a discussão: “You sound like a mom”. Querendo controlar a roupa, querendo saber onde ela vai, com quem, que horas volta… e então, conversando com Jeff em seu restaurante, Holly finalmente se dá conta: “Oh my God. I do sound like a mom”, quando ela usa o discurso de “Se todos seus colegas decidirem pular de uma ponte…”, porque não tem nada que grite mais “mãe” do que isso, tem? Então, com medo do que está se tornando, Val decide: “I should be a cool older sister”. E ela se torna a super divertida irmã mais velha, fora da casinha. Permitindo que ela fique acordada até tarde, comendo pipoca com chocolate, permitindo a roupa, levando-a para matar aula e tomar um café no lugar…

Shocking new Val.

E embora ela insista que sabe o que está fazendo (“Communicating with teenagers isn’t that complicated. Man, I like sharing my insights with others. Maybe I’ll write a book”), ela percebe que as coisas saem do controle quando Holly some de casa para uma festa em outro lugar do país, para voltar só no dia seguinte. OI?! Mas é tudo extremamente divertido e leve, mas leva a reflexões. O carro do irmão do Gary fura o pneu, ele e Holly ficam perdidos no meio do nada, Jeff e Val acabam os encontrando… enfim, é uma confusão generalizada e perfeitamente divertida. Como o carro rolando para longe e eles observando, depois de terem tentado segurar em uma das mais divertidas cenas da série… assim, tanto Holly quanto Val assumem responsabilidades, percebem que precisam encontrar um meio-termo, e a Holly é uma fofura: “I don’t know if you’ve noticed, but I’m a bit of a loose cannon. I do whatever pops into my head. I’m like a monkey”.

Ah, como eu amo essas irmãs!

 

Para mais postagens de what i like about you, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

P.S.: Jeff é um namorado tão bom, não é? Lamento que ele não continue nas demais temporadas, porque ele e Val parecem estar em uma dinâmica tão saudável de relacionamento, tão adaptados… enfim, admiro como ele se esquiva de situações como aquela referente ao aniversário dela, e ainda tem a rapidez de pensar em respostas geniais como “I think the right question is: why isn’t mine written on yours?” quando ela pergunta “Hey, why is my birthday written on your hand?” – tudo bem, é bem descarado, mas é uma agilidade de pensamento que eu gosto. Enfim.

Comentários