Malhação 2008 – As chapas do Grêmio Estudantil…

Mentiras do trio do mal…

Desde que as eleições para o Grêmio Estudantil do Colégio Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro terminaram empatadas que nós sabemos que as confusões durarão a temporada toda… de um lado, temos Fernandinho e Domingas presidindo a “Chapa Geral”; de outro, temos Peralta e Andreas presidindo a “Chapa Quente”. E a verdade é que ambas as chapas falham em ser um bom Grêmio Estudantil – embora a Chapa Quente muito mais que a Chapa Geral, claro. Quando a eleição termina empatada, Adriano e Beatrice decidem que ambas as chapas presidirão o Grêmio, alternando-se no cargo… não há muita lógica, não há um padrão, mas muita coisa nessa escola é mesmo uma bagunça, porque é uma escola de ficção, então vamos relevar isso. Domingas e Fernandinho são os primeiros a presidirem o Grêmio, mas acabam caindo do poder por causa das armações da Domingas com o “Maníaco do Múltipla Escolha”.

Ela pisou na bola mesmo.

Quando Andreas consegue provar para toda a escola que era a Domingas pichando ameaças contra os alunos do Ernesto Ribeiro nas paredes do dormitório, Beatrice não teve muita escolha… Andreas chama um pessoal e faz um protesto pedindo o impeachment da Domingas, e Beatrice acaba cedendo ao pedido da escola, dizendo que só está fazendo isso porque já tinha ficado decidido que ambas as chapas se alternariam no poder. Andreas, então, assim que vira presidente do Grêmio decreta “a abolição do uso do uniforme”. Talvez seja porque agora eu sou adulto, trabalho como professor em uma escola, mas isso tudo me deixou tão incomodado – quer dizer, que mensagem eles estão passando? Que o Grêmio Estudantil MANDA na escola? Eles estão lá para representar os alunos e tudo o mais, mas eles não podem tomar decisões assim sozinhos.

Não é porque o Andreas quer e pronto…

Mas eu acho que a chapa deve cair logo. Andreas convence Beatrice a permitir um “horário livre” para todos os alunos diariamente, e isso ESTÁ VIRANDO UMA BADERNA – o que também não acho que aconteceria na vida real… vocês têm ideia do trabalhão que dá montar um horário? Enquanto isso, Domingas e Fernandinho estão tentando encontrar uma maneira de retornar para a presidência do Grêmio… e Domingas precisa limpar o seu nome. Uma forma de fazer isso talvez seja acabando com o escândalo gerado pela MENTIRA de Felipa. Tivemos uma sequência de cenas revoltantes (foi desconfortável assistir) em que Felipa, depois de levar um fora do Thiago pela milionésima vez, resolve “se vingar” dele, e diz para os diretores que o Thiago tentou agarrá-la. É uma acusação tão séria e tão irresponsável, e eu acho que o roteiro de “Malhação” acaba não trabalhando bem o tema.

Poderia ser um tema bem trabalhado… poderia ter sido uma grande lição, mas Felipa acha que foi tudo “uma brincadeira de mau gosto” – mas é muito mais do que isso. Felipa, com a ajuda de Yasmin e Débora, poderiam ter acabado com a carreira e a vida do Thiago, bem como com toda a reputação da escola… POR CAUSA DE UMA MENTIRA. Débora, eventualmente, ainda acusa Adriano de ter feito o mesmo, e a situação só piora. Elas estão preparadas para acabar com a vida e a carreira de dois professores, além de fazerem despencar as ações da escola na bolsa de valores, agora que isso estava ajudando o colégio a se salvar das dívidas. É muito preocupante! Domingas sabe, desde sempre, que a sua irmã está mentindo, que sempre foi ela que deu em cima do Professor Thiago e ele nunca lhe deu atenção, mas ela precisa de uma maneira de provar isso.

E, ao fazê-lo, talvez a escola a perdoe.

A escola está um caos. Uma garota que picha as paredes do dormitório para acusar colegas foi afastada da presidência do grêmio. Um mau-caráter que humilhou uma garota na frente de toda a escola, com mentiras, e causou o acidente de um dos alunos, assumiu a presidência (lógica: zero). E três garotos irresponsáveis jogam o nome do colégio no lixo. Chega a ser vergonhoso – sinceramente, foi uma das semanas que menos gostei de acompanhar em “Malhação”, porque acho que faltou responsabilidade e maturidade do roteiro para falar desses assuntos… Félix, depois da acusação da Débora, chega à escola pronto para bater em Adriano, ameaçando demiti-lo (Adriano responde que é inocente e que, se for demitido, vai à justiça por difamação e falso testemunho!), e eu gostei de como a Beatrice foi à frente e defendeu ela mesma o Adriano!

A notícia acaba no jornal, as ações despencam, Débora acusa Beatrice de estar tendo um caso com o Adriano… a confusão só piora. E, no meio disso tudo, temos o IDIOTA do Fernandinho encobertando a Felipa. Eu fiquei com tanta RAIVA dele. Com a Domingas certa de que a irmã está mentindo, Fernandinho se lembra de ter visto Felipa com Yasmin e Débora nos fundos do colégio, e então ele descobre o “Pacto de Lealdade” que as três enterraram. Aqui, abro parênteses: é sério, quem teve a ideia desse roteiro? Eles fazem uma história tão séria para resolver desse jeito?! É sério que ALGUÉM ia ser tapado dessa maneira a ponto de produzir prova contra si mesmo a esse nível? Yasmin, Débora e Felipa escreveram em um papel (!) que nunca diriam a verdade “sobre a história do Thiago” e ASSINARAM. Não é possível que elas sejam tão burras.

Fernandinho encontra o papel e, antes de tudo, tenta falar com Felipa… e ele demora uma eternidade para entregá-la, então eu acho que grande parte da culpa da confusão também é dele – afinal de contas, ele deixou que isso fosse mais longe por não dizer a verdade, porque “não queria prejudicar a Felipa”, sendo que foi ELA que mentiu. Eu entendo o crush, entendo que ele seja tapado, mas ele se diz todo justo e quer mesmo deixar que a carreira de dois profissionais sérios e a escola em que ele estuda vão por água abaixo para proteger uma garota mentirosa pela qual ele está apaixonado? É bem patético, como tudo nessa história toda. Fernandinho só vai enfim abrir a boca quando as coisas saírem mesmo do controle… quando parece que nada mais tem solução e Beatrice faz um EXCELENTE discurso na frente de todos dizendo que confia em Adriano.

Débora, furiosa, chama o pai para a escola imediatamente, acusa Beatrice de estar tendo um caso com o Adriano, e tudo ali é exagerado, enlouquecido… felizmente, a Domingas arrasta o Fernandinho com as provas para resolver isso tudo e a história pode chegar ao fim, finalmente. Ele mostra o “Pacto de Lealdade” (sério, eu podia estar inventando, mas não estou), e as três ficam ali com cara de tacho por causa da mentira descoberta… mas acho que, aqui, “Malhação” falha no castigo para as três, porque é bem leve. Débora leva uma bronca do pai naquele mesmo momento, e perde a chance de ter um empresário que ele tinha contratado para a “sua” banda, mas não é o suficiente. Os diretores fazem o trio se desculpar na frente de toda a escola, mas também não é o suficiente. É tudo rápido, é tudo simples, elas falam das “broncas” que levaram. Só.

No fim, elas não aprenderam nada.

Débora continua igualzinha… então, de quê adiantou?

Fiquei decepcionado com toda a trama e o desenrolar.

Resta saber se isso + o tempo livre devolve o Grêmio para Domingas e Fernandinho!

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários