Sítio do Picapau Amarelo – Entre o Amor e a Promessa (2006)

Lúdico, leve, divertido… eu amo essa temporada!

Com muita magia, reinos encantados, um amor quase impossível e discussões sobre respeito à natureza, a Temporada 2006 do “Sítio do Picapau Amarelo” é encantadora – visualmente, então, é um verdadeiro espetáculo, a meu ver! Cininha de Paula, depois de anos na direção geral do programa, deixou a atração no fim da temporada anterior, deixando o cargo para Carlos Manga… que faz reformulações que tornam a temporada única. De todas as temporadas exibidas pela Rede Globo entre 2001 e 2007, a de 2006 é certamente a mais rural, e isso é construído através da paleta de cores da temporada, a construção dos cenários e a concepção dos figurinos. Particularmente, eu acho a vibe dessa temporada bastante atraente e acolhedora… é aquele tipo de nostalgia que nos remete a lugares que visitamos na infância e que são repletos de memórias boas.

Assim como o “Sítio do Picapau Amarelo” em si.

Tal qual a temporada anterior, 2006 trouxe mais uma história em formato de “novela” – em 184 capítulos, exibidos entre 03 de abril e 14 de dezembro de 2006, a temporada contou a história da Princesa Thirza, uma princesa que vê seu reino, Lumar, ser destruído, e tem que partir às pressas para o Reino de Luterra, onde está prometida em casamento, desde o seu nascimento, ao Príncipe Theo… no caminho para Luterra, no entanto, ela é traída por uma dama de companhia e sua filha, Matilda e Mirthes, que a abandonam no Mundo Real para que Mirthes assuma o seu lugar… sem saber o que está acontecendo no Reino Encantado, Thirza fica sozinha no Mundo Real, onde ela é ajudada não apenas pelo pessoal do Sítio do Picapau Amarelo, mas pelo bonito, heroico e educado veterinário e ambientalista Chico Maciel, por quem ela se apaixona.

Recebendo o nome de “Entre o Amor e a Promessa”, o fio condutor da temporada é justamente a escolha da Princesa Thirza: ela vai viver o amor que descobriu no Mundo Real ou ela vai cumprir a promessa feita pelos seus pais no dia do seu nascimento e se casar com Theo, garantindo a união entre os Reinos de Lumar e Luterra? É uma história romântica e bonita que se sustenta com bastante maestria durante a maior parte dos capítulos – infelizmente, no entanto, a reta final da temporada é mais fraca do que os seus primeiros 140 capítulos, como se a história já estivesse pronta para terminar, mas os autores tivessem que preencher um número extra de capítulos antes de poderem encerrar como planejavam… isso não torna a temporada ruim, porque eu amo a Temporada 2006 por vários motivos, mas ela é melhor no início do que no fim, sim.

Os protagonistas da temporada são interpretados por Fany Georguleas, como a Princesa Thirza, e Caetano O’Maihlan, como o Chico Maciel, e eles são absolutamente lindos juntos, e têm uma química incrível que é gostoso de se assistir… também destaco Marcela Rosis, no papel da “vilã” (?) Mirthes, que tem um carisma imenso e um timing para comédia perfeito, sendo, certamente, um dos pontos altos da temporada! O time de vilões é completado por Patrícia Selonk, como a Matilda, que também faz um excelente trabalho, o José Rubens Chachá, como o Valdo Serrão, um homem rico e ambicioso que está em busca de um tesouro nas terras de Dona Benta (um vilão com uma certa veia cômica, mas que é bastante inconstante durante a temporada), e Ricardo Petraglia como Trévan, o “grande mal” que ameaça a vida e a segurança do Mundo Real e do Reino Encantado.

No núcleo central de personagens que já conhecíamos também temos novidades. Emília segue sendo interpretada por Isabelle Drummond, e o Visconde de Sabugosa por Aramis Trindade, enquanto o Pedrinho fica a cargo de Rodolfo Valente e Narizinho de Amanda Diniz. Tia Nastácia e Dona Benta continuam com as mesmas intérpretes do ano anterior: Dhu Moraes e Suely Franco. Dessa vez, no entanto, a personagem da Dona Benta não tem toda aquela questão de “não acreditar no fantástico”, que a marcava na temporada de 2005, inclusive ela até sabe mais do que deixa transparecer em alguns momentos – ela conhece, por exemplo, a história do eremita (interpretado por Flávio Migliaccio), um senhor misterioso que vive no Capoeirão dos Tucanos e que parece ter uma “missão” secreta e de extrema importância que o fez se afastar de todo o mundo.

A Temporada de 2006 não é uma sequência direta de suas temporadas anteriores, e decisões foram feitas, conforme entendemos no início da história – 2005 é completamente ignorada, a ponto de não termos nenhuma menção ao João da Luz, Cléo ou Patty Pop, por exemplo, e o próprio Arraial dos Tucanos sofre uma reformulação, que conta com um novo Seu Elias, por exemplo, agora dono de uma venda e de uma pensão, e personagens como a Dona Joaninha e o Coronel Teodorico parecem, também, nunca ter existido nessa “linha temporal”. A reformulação do Arraial dos Tucanos traz ao local uma veterinária, onde o Chico Maciel trabalha, e um jornal, o Grito do Picapau, comandado por Samuel, mas preciso destacar a personagem de Samira, sobrinha do Elias, que marca o retorno de Lara Rodrigues, a primeira Narizinho dessa versão, ao “Sítio”.

Apesar de acontecimentos recentes terem sido deixados de lado, a história desse Sítio do Picapau Amarelo não começa do zero, e algumas aventuras parecem ter acontecido – conforme algumas memórias da canastrinha da Emília sugerem, por exemplo, e vamos entendendo, através dos diálogos, o que foi que já aconteceu por ali… na minha teoria, o que “sobreviveu” foram as histórias contadas nos livros originais, como “Reinações de Narizinho” e “Viagem ao Céu”, aventuras como a viagem das crianças ao País das Fábulas, à Grécia Antiga, todo aquele arco inicial que envolve o Reino das Águas Claras, o Príncipe Escamado, a viagem à lua, já que essa Tia Nastácia se lembra de ter conhecido o São Jorge e ter cozinhado para ele, e assim por diante… é um recorte interessante e que faz sentido, no fim das contas, para que a temporada não tenha que “reapresentar” tudo.

Um elemento de que gosto bastante em “Entre o Amor e a Promessa” é o fato de termos arcos, “pequenas narrativas”, que tomam conta de alguns capítulos, sendo uma espécie de fusão entre o estilo “novela” e o estilo “histórias”. Vemos as crianças pedirem a ajuda do Aladim para tirarem alguém de dentro de uma garrafa, por exemplo; vemos o Visconde de Sabugosa se transformar no Dom Quixote de la Mancha (um dos meus arcos favoritos na temporada) ao colocar um elmo encantado; vemos as princesas dos contos de fadas virem ao Sítio do Picapau Amarelo para tentar acordar um príncipe adormecido; vemos Pinóquio ser retirado de dentro do livro e se transformar em um menino de verdade; e vemos até um super-herói dos quadrinhos e do cinema, o Capitão Kosmos, sair da tela durante uma exibição e viver aventuras no Arraial dos Tucanos.

O clima da temporada de 2006 é uma delícia… o “Sítio do Picapau Amarelo” assume aquele tom mágico, nostálgico e acolhedor que tanto amamos, e faz com que abramos um sorriso toda vez que estamos assistindo… é uma proposta diferente da temporada anterior (e eu amo as duas, cada uma de uma maneira), dessa vez mais lúdico e leve. E também é uma temporada que, reassistida agora, tem um quê de despedida, porque é uma temporada de encerramento de vários ciclos – nos despediremos da Isabelle Drummond no papel de Emília, que ela interpretou por seis temporadas, por exemplo, e é impossível não chegar à reta final de 2006 pensando a respeito disso. Divertida, ocasionalmente emocionante e com protagonistas competentes, “Entre o Amor e a Promessa” é uma temporada memorável, uma grande aventura deliciosa de se viver.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários

  1. Pra mim essa temporada só tem um problema: COMO ELES SE ATREVEM A TIRAR O PESADELO? Depois de três temporadas, ver a Cuca sozinha é muito estranho. Tiraram o meu personagem preferido! Ele fez falta...

    ResponderExcluir
  2. Você deve ter adorado a ausência do seu nemesis, Coronel Teodorico, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, foi um alívio uma temporada sem ele depois de quem ele se tornou em 2004 e 2005 kkkk

      Excluir
  3. Quem é pior? Coronel Timbó ou Valdo Serrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar de Valdo Serrão porque ele foi um incômodo por mais tempo, já que esteve em uma temporada "novela" haha

      Excluir

Postar um comentário