Power Rangers S.P.D. – Sam

“You really wanna be my friend?”

Sempre AMEI episódios em duas partes na história de “Power Rangers”, porque é quando temos 40-45 minutos para desenvolver uma trama e é quando as histórias mais tendem a fugir do convencional… foi uma ótima apresentação para Sam, um personagem que ainda vai retornar e ser importante na temporada “S.P.D.”, e também nos ajudou a entender um pouquinho mais da personagem de Z, além de conhecermos uma relação do passado dela com Cruger, e a origem dos poderes de civis daqueles que se tornaram POWER RANGERS S.P.D. Conhecemos Sam, um garotinho triste e sem amigos que vive na rua e que se sente mal porque é “diferente” – assim como Z, Sky, Syd, Bridge e Jack, Sam tem poderes… ele consegue fazer coisas desaparecer ou mudar de lugar, mas isso faz com que as crianças tenham medo/inveja dele.

“Man, you’re a freak!”

É doloroso ver a maneira como Sam é tratado, e tudo o que ele queria era brincar, jogar basquete com as outras crianças… por isso, a solidão e a falta de amigos o deixa suscetível a um plano de Mora, que usa uma boneca (bastante macabra, por sinal) para conversar com ele e “se tornar sua única amiga”. Enquanto isso, Bridge levanta perguntas a respeito dos poderes que eles têm – como eles os conseguiram? Como acabaram todos ali, na S.P.D.? Não é muita coincidência? Ou será que eles foram escolhidos por causa de seus poderes? De qualquer maneira, eles não podem continuar com suas conjecturas quando têm que sair e enfrentar o “monstro da semana”, e os seus caminhos acabam se cruzando com o de Sam, que está ali e, de alguma maneira, controlando o robô gigante que está atacando a cidade e que precisa ser detido pelos Power Rangers.

Z fica impressionada com o garoto, que faz um prédio inteiro desaparecer, e pouco depois também desaparece. Enquanto todos retornam para a delegacia, Z vai atrás de Sam, e embora ela o ajude um pouco com os maldosos meninos do basquete que o tratam como uma “aberração”, ele ainda não consegue confiar nela… é natural que ele tenha dificuldade para confiar nas pessoas. Os demais Rangers não estão assim tão preocupados com o garoto, e Sky o julga pela maneira como ele parece ter controlado aquele robô, dizendo que “ele não tem nada a ver com eles porque está usando o seu poder para o mal”, mas, como Z diz, talvez ele ainda não saiba a diferença… e ela, mais do que ninguém, entende essa ânsia por ser parte de algo, para ser aceita – esse sentimento que faz com que Sam faça qualquer coisa em troca de ter um amigo.

Os Power Rangers eventualmente encontram o prédio desaparecido a uns 30 quilômetros de distância, mas nenhuma das pessoas está lá dentro… aparentemente, foram todos transformados em bonequinhos – Bridge descobre isso por causa de um boneco que foi deixado para trás, e eu sempre gosto muito de ver o poder de Bridge em ação, porque ele é todo sensitivo, então ele consegue ter uma visão/sensação quando toca o bonequinho, e descobre que as pessoas foram todas transformadas em bonecos como aquele. Mora, agora, decidiu ser “uma colecionadora de pessoas”, e ela está usando o Sam para controlar um robô gigante e conseguir novos humanos para ela… Z não sabe como Sam está envolvido nessa história toda, mas ela sabe que o garoto é importante, e ela não vai deixar de ir atrás dele – e é lindo como ela não desiste dele.

Sam está sendo usado por Mora por causa do seu desejo de ter um amigo – ela foi a única que se propôs a sê-lo. E ela o convenceu de que “os Power Rangers são pessoas más”, e quando Z atira na boneca, ela não faz um bom ponto a seu favor… mesmo assim, a cena de Z com ele é bem fofa, ela mostra seu poder e diz que é como ele, que “entende seu desejo de ter amigos”, tanto que “é capaz de fazer qualquer coisa”, e o garotinho é fofo e triste… mas embora ele estivesse quase confiando em Z, ele acaba saindo correndo quando os demais Power Rangers aparecem, porque ele fica bravo e diz que ela não é como ele… ela tem amigos! Mais tarde, Z tenta falar com ele novamente, e leva Jack consigo dessa vez, mas ainda não é o suficiente para que Sam confie neles (“Yeah, so he has powers. So what?”), porque, diferente dele, eles “têm um ao outro”.

Então, Mora retorna através da macabra boneca Cindy Sunshine, e Sam acaba ficando do lado da boneca e do monstro, mas a Parte 1 de “Sam” termina com o garoto começando a perceber que talvez Z e Jack estejam falando a verdade – afinal de contas, ele vê o monstro atacando e machucando Z. A luta se intensifica no início da Parte 2, com a ajuda dos demais Power Rangers, mas eles não conseguem salvar Sam, que acaba sendo levado por Mora para a nave, e então os olhos de Sam estão finalmente se abrindo de verdade… olhando para a sua coleção de humanos, Mora decide que “precisa de uma boneca S.P.D.”, e diz que o Sam pode ajudar a atrair Z para que Bugglesworth a transforme em uma boneca, mas, nessa altura, Sam já está realmente questionando quem é que está lhe dizendo a verdade… quem é de fato seu amigo.

Tudo isso é bastante pessoal para Z, porque Sam faz com que ela se lembre de si mesma aos 12 anos de idade, quando sofria bullying na escola e era chamada de “monstro” e de “aberração” por causa de seus poderes, e então ela acabou se duplicando e fugindo da escola, e correndo para longe, e quando ela foi atacada por um monstro, um misterioso “homem nas sombras” a salvou, um homem que ela nunca soube quem era… até agora, pelo menos. Cruger, então, revela que “o homem nas sombras” era ele, e ele também compartilha com os Rangers a história por trás de seus poderes de civis: diferente do que eles sabem sobre os pais e suas profissões “falsas”, todos eles trabalharam na S.P.D., e eram cientistas pioneiros que, em 2001, trabalhavam na tecnologia que deu origem aos morfadores que agora eles usam para virarem Power Rangers.

E, por causa de um acidente durante as pesquisas, eles acabaram tendo seus genes humanos alterados, e foi assim que os poderes surgiram… e Sam é, como Cruger diz, “o último deles”. O PAPEL DE SAM AINDA VAI SER MUITO MAIOR DO QUE PENSAMOS. Agora, então, todos os Power Rangers saem em busca de Sam, mas, claro, é Z que o encontra, e tenta falar com ele, tenta trazê-lo para o seu lado, mas a boneca está ali, conversando com ela e fazendo com que ele acredite que ela é a “vilã”, e Z faz algo que apenas um amigo faria: quando ele estende a mão contra ela, ela não se move e diz que não ficará no seu caminho, e que ele pode fazer o que ele acreditar que é o certo. Então, Sam começa a lembrar de todos os momentos que teve com Z nesses dias, e começa a confiar na policial… “You really wanna be my friend?” “I already am”. Então, ele corre para abraçá-la.

É FOFO.

Z enfrenta Bugglesworth, e embora Sam tente impedir o monstro, ELE ACABA TRANSFORMANDO Z EM UMA BONECA – A BONECA S.P.D. QUE MORA QUERIA PARA SI! Fiquei com dó do Sam, mas quando ele corre para longe do monstro, finalmente sabendo que não podia ter confiado nele, ele esbarra na verdadeira Z, e descobre que aquela que foi transformada em boneca era apenas uma cópia, assim como ela fez para fugir da escola, quando tinha 12 anos…ela está bem e, agora, Sam sabe em quem acreditar – entendendo que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” (Z faz praticamente o discurso do Tio Ben para o Sam!), Sam ajuda os Power Rangers e os Rangers conseguem derrotar o robô gigante de Bugglesworth, declará-lo culpado e levá-lo preso na delegacia, e então todos os humanos conseguem voltar ao normal.

Sam, por sua vez, é acolhido na academia, como um deles. Vai ficar por ali. Treinar.

Um dia, ele quer ser um Power Ranger como eles…

Ainda voltaremos a ver o Sam por aí!

 

Para mais postagens de Power Rangers S.P.D., clique aqui.

 

Comentários