Parada Temporal – EXPECTATIVA 2023

BEM-VINDOS A 2023 NO PARADA TEMPORAL!!!

Eu sempre fico muito empolgado escrevendo esse texto – acho que é uma ótima maneira de iniciar um novo ano por aqui! E também é inusitado como esse texto é diferente do que eu escreverei lá no dia 31 de dezembro… na Expectativa de 2022, por exemplo, você não vai encontrar citações a “A Mulher Rei”, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e “Fire Island”, e são três dos meus filmes FAVORITOS do ano passado. E é assim mesmo! Quando começamos o ano, fazemos nossos planos, ficamos ansiosos por algumas estreias, e somos continuamente surpreendidos por estreias sobre as quais nem tínhamos ouvido falar e de repente se tornam “o filme do ano” ou, quem sabe, o filme da nossa vida. Por isso, como não citar a possível estreia de “Percy Jackson e os Olimpianos”, mas ansiando por tudo que eu ainda não sei que serão surpresas maravilhosas?

Vamos falar um pouco daquilo pelo que já estamos esperando.

Mas fique atento ao Parada Temporal ao longo do ano! Muitas surpresas pela frente!

 

FILMES

 

Começamos falando sobre ANIMAÇÕES (ou, bem, LIVE-ACTIONS baseados em animações), e menciono “Gato de Botas 2: O Último Pedido”, que estreia no comecinho do ano, trazendo de volta a versão do personagem apresentada em “Shrek”. Também veremos “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, sequência da brilhante e sensacional animação de 2018, que é um dos melhores filmes que eu já vi, e eles prometem repetir a dose com mais uma animação incrível! Na Pixar, teremos “Elementos”, e tudo o que eu vou dizer por enquanto é: eu confio muito no estúdio, então estou ansioso. Por fim, a Disney vai lançar “Wish”, celebrando seus 100 anos de história, então promete ser um filme emocionante e, de alguma maneira, nostálgico, e o live-action de “A Pequena Sereia”, que eu estou confiante de que será um grande filme, parece estar tudo muito lindo!

No universo de HERÓIS, podemos esperar por um ano cheio de filmes, tanto da Marvel quanto da DC. Pela Marvel, assistiremos a “The Marvels”, que deve ser um ponto de partida interessante para a Fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel, estou curioso pelas novidades; “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”, e eu gosto muito do personagem interpretado por Paul Rudd; por fim, teremos “Guardiões da Galáxia Vol. 3”, com aquela pegada de comédia característica da equipe e uma trilha sonora de arrepiar. Pela DC, assistiremos a filmes que talvez sejam deixados de lado depois da “reformulação” prevista por James Gunn, como “The Flash”, que estreia enfrentando todos os problemas de bastidores graças ao protagonista; “Besouro Azul”, com participação da Bruna Marquezine; e “Shazam! Fúria dos Deuses”, o que eu mais estou ansioso, porque amo Shazam e amo o Zachary Levi.

Também teremos ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS, que me parecem ser grandes promessas para esse ano de 2023. Primeiro, menciono “Duna: Parte 2”, com lançamento previsto para novembro desse ano… “Duna” tem um universo riquíssimo criado por Frank Herbert, e esse segundo filme segue a adaptação ainda do primeiro livro da série, dando sequência aos eventos do filme de 2021: uma obra lindíssima da ficção científica, com um visual estonteante e muito potencial para uma franquia de sucesso. Depois, menciono “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, que é uma prequel da história originalmente protagonizada por Katniss Everdeen; o filme também tem estreia prevista para novembro desse ano, e adapta o livro lançado por Suzanne Collins em 2020, e como “Jogos Vorazes” é uma das minhas trilogias favoritas na literatura, eu estou empolgadíssimo!

Por fim, outras ADAPTAÇÕES DE UNIVERSOS CONHECIDOS. Teremos “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes”, trazendo para o cinema o que é possivelmente o jogo de RPG mais famoso da história. Um live-action curiosíssimo de “Barbie” que me parece extremamente promissor e divertido, quem sabe num estilo meio “Detona Ralph” graças às referências. E dois dos filmes pelos quais eu mais estou ansioso no ano: “Super Mario Bros. O Filme”, uma animação lindíssima (os trailers estão realmente incríveis) do meu jogo de videogame favorito (passei muito tempo da minha vida jogando Super Mário, então a nostalgia vai vir com tudo!); e “Wonka”, uma prequel de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, contando a história da juventude de Willy Wonka, protagonizada por Timothée Chalamet, que realmente combina bastante com o personagem.

 

SÉRIES

 

Eu sempre digo que a parte dedicada às séries no texto de Expectativa é a parte mais difícil de se escrever – é, provavelmente, a parte mais “vaga” que você encontrará aqui. Na televisão, as estreias de séries novas ficam para setembro/outubro, o que quer dizer que os anúncios ainda não foram feitos, e os serviços de streaming (que agora são tantos!) sempre lançam séries sobre as quais eu acabo ouvindo falar só quando elas finalmente estreiam. E, é claro, também existem aquelas séries “anunciadas” há muito tempo e sobre as quais nunca mais tivemos notícias, como é o caso da série “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy”, sobre a qual eu menciono na Expectativa ano após ano, mas ainda não perdi as esperanças. Incluo aqui “Grease: The Rise of the Pink Ladies” e a mais recente da lista, mas que talvez mereça já estar aqui também: “Blade Runner 2099”.

Dentre as séries anunciadas, posso citar “Invasão Secreta”, “Echo” e “Ironheart”, séries que farão parte da Fase 5 do Universo Cinematográfico da Marvel, além do retorno de “What If…?” e “Loki”, e talvez a estreia de “Agatha: Coven of Chaos”, que pode acabar ficando para 2024. Menciono também “Win or Lose”, que deve estrear na Disney+ em 2023 e é a primeira série da Pixar, e como eu sou muito fã do trabalho do estúdio, eu estou ansioso e curioso para ver como eles se saem produzindo uma série pela primeira vez – mas o resultado deve ser muito bom, eu confio! Por fim, menciono “Percy Jackson e os Olimpianos”, movido por uma esperança de que a série protagonizada por Walker Scobell, Leah Sava Jeffries e Aryan Simhadri e adaptando “O Ladrão de Raios” talvez chegue no finzinho de 2023, mas acredito que ela deve ficar para o início de 2024 mesmo.

Também será um ano importante para “Doctor Who”, mesmo que não tenhamos uma temporada completa e o próximo especial será lançado apenas em 23 de novembro de 2023, quando a série completar seus 60 anos… o aniversário de 60 anos de “Doctor Who” é marcado pelo retorno de Russell T. Davies como roteirista-chefe da produção e a estreia de um novo Doctor. O 14º Doctor é oficialmente interpretado por David Tennant, embora só vamos ter de fato essa certeza ao assistir o episódio – afinal de contas, eles podem estar querendo nos esconder alguma coisa. De qualquer maneira, o que sabemos por ora é que a Doctor de Jodie Whittaker se regenerou de volta no David Tennant, agora como o 14º Doctor, e Ncuti Gatwa estreará logo em seguida, como o 15º Doctor… mal posso esperar para vê-lo no papel, vai ser incrível!

Por fim, vamos falar de BLs. Durante esse ano, pretendo assistir “Trapped” e “Make Our Days Count”, dois arcos de “HIStory” que são muito bem comentados e que eu sinto que preciso assistir, além de tentar ver alguns BLs de 2022 que ficaram para trás e me interessam, como o doloroso e cheio de discussões legais “The Miracle of Teddy Bear”, o fofo “My School President” e o recente “The Director Who Buys Me Dinner”. Dentre as novidades de 2023, destaco “Last Twilight”, novo BL de Jimmy e Sea; “A Boss and a Babe”, com Force e Book; e “Only Friends”, com um grande elenco conhecido por fãs de BLs. Também menciono “The Next Prince”, com Zee e NuNew, com um visual que promete, “Unintentional Love Story”, que também tem um visual promissor e uma sinopse interessante, e “Bed Friend”, que promete ser quente.

 

PARADA TEMPORAL

 

Por fim, eu sempre falo um pouquinho dos meus planos para o Parada Temporal ao longo do ano – embora algumas coisas sejam decididas durante o ano, adiantadas ou adiadas, motivadas por fatores exteriores (como postar “A Favorita” no ano passado, que só aconteceu em 2022 por causa da exibição no Vale a Pena Ver de Novo). Como sempre, estou com a cabeça a mil preparando textos de algo que completará 20 anos em 2024, por exemplo, então eu deixo isso para a próxima Expectativa… por ora, além dos filmes e séries comentados acima e, é claro, de todas as surpresas que aparecerão durante o ano (!), você pode esperar comentários de livros, talvez algumas HQs como “Sandman”, e mais postagens no Cantinho de Luz e no Além do Cantinho de Luz, que atualmente contam com 829 POSTAGENS prontas, esperando seu momento de virem ao blog!

Ainda agora em janeiro, retomarei meus comentários sobre o “Sítio do Picapau Amarelo”, trazendo a temporada de 2006, “Entre o Amor e a Promessa”, com a história de amor da Princesa Thirza e o Chico Maciel, que é dificultada por uma promessa e um reino mágico em perigo. Como faltam apenas pouquíssimas postagens para acabar “Dino Thunder”, em breve vocês verão novidades de “Power Rangers” no blog também: as postagens de “S.P.D.” começam agora em janeiro, com “Mystic Force” e “Operation Overdrive” em sequência durante o ano, além da segunda temporada de “Dino Fury” e as novidades, como o especial de 30 anos da franquia, com o retorno da equipe de “Mighty Morphin”, e, é claro, “Cosmic Fury”. Por fim, em “Séries”, seguimos com as postagens de “What I Like About You”, em breve a segunda temporada de “Hannah Montana” e talvez mais séries durante o ano!

Nas Novelas, como comentei brevemente no meu texto de Retrospectiva postado ontem, há planos para comentários sobre “Todas as Flores” nos próximos meses (textos sobre a primeira parte devem chegar ao Parada Temporal antes de abril, quando a segunda parte da novela estreia), além de “A Madrasta” na versão da Fábrica de Sonhos. Além disso, vocês poderão acompanhar as postagens sobre “Malhação 2008” durante todo o ano, porque são muitas e elas se encerram apenas em janeiro de 2024, quando o último capítulo da temporada também completar 15 anos desde a sua exibição original, em janeiro de 2009. Por fim, é hora de retornar a e concluir dois projetos iniciados no blog e deixados de lado durante 2022: a segunda temporada de “Club 57” e a segunda temporada de “Kally’s Mashup” (ambas com textos prontos, então estão confirmados para esse ano!).

E isso é o que está decidido por ora. Mas aguarde surpresas e novidades!

 

Estamos começando mais um ano e, nesse momento, normalmente eu faço duas coisas: dar as BOAS-VINDAS a mais um ano e a quem talvez esteja chegando aqui pela primeira vez, e dizer MUITO OBRIGADO pela participação de todos, porque o Parada Temporal só existe nessa parceria entre quem o escreve e quem o lê, quem dá opiniões, quem se diverte e até se emociona ao ler o que está por aqui. O blog é feito para vocês, e muito obrigado por serem parte disso. Lembrem-se sempre de deixar seus comentários, opiniões e sugestões! Que tenhamos um 2023 iluminado e que possamos ser presenteados com boas surpresas, tanto nas estreias do ano quanto em outros aspectos de nossas vidas! Que seu ANO NOVO seja especial, que você o aproveite e que possamos voltar no dia 31 de Dezembro para a nossa próxima Retrospectiva do Parada Temporal.

 

feliz ano novo!

 

Comentários