Power Rangers Dino Fury – Old Foes

O retorno de Lord Zedd!

O melhor Episódio de Halloween da franquia em anos! “Old Foes”, o 14º episódio de “Power Rangers Dino Fury”, é, de certa maneira, um clip show como os episódios de Halloween estavam sendo mesmo em temporadas mais recentes, mas utiliza o recurso de maneira muito mais envolvente e inteligente que as outras temporadas – além de contar com bastante história e filmagem nova, também! Importante para o desenvolvimento da temporada (e, quiçá, da franquia), porque apresenta o retorno do grande Lord Zedd, “Old Foes” usa poucos flashbacks dos 13 episódios anteriores e, quando reutiliza filmagens, o faz principalmente retornando a outras temporadas, passando por “Mighty Morphin Power Rangers”, “Power Rangers In Space” e a mais recente “Power Rangers Beast Morphers” – então também tem um gostinho gostoso de nostalgia!

Lord Zedd aparece no início do episódio, disfarçado, tentando roubar Sporix de Void Knight – e preciso dizer que essa primeira aparição dele, propositalmente ou não, me lembrou muito a primeira aparição de Andros em “In Space”, visualmente. Temos um Lord Zedd um pouco atualizado, parecendo mais impotente e poderoso do que nunca, trazido de volta à vida pelo Feiticeiro Reaghoul, que tem o poder de trazer de volta vilões de qualquer mundo e de qualquer tempo… será que poderemos ver Reaghoul desempenhar um papel importante trazendo vilões do passado para enfrentar os Power Rangers nessa e nas próximas temporadas? Ou será que seu grande feito será mesmo trazer apenas o Lord Zedd de volta? Ao lado de Rita Repulsa, Lord Zedd foi possivelmente o maior vilão do início da franquia, em “Mighty Morphin”, e é interessante tê-lo de volta.

E acho que seu retorno será mais impactante que o de Goldar.

“Old Foes” traz os Rangers se preparando para uma festa de Halloween e pensando nas fantasias que vão usar, enquanto comentam a respeito dos seus “maiores medos” – algo que Ollie acha bastante bobo, já que, segundo ele, “não tem medo de nada”: aplicando um pouco de lógica e ciência às coisas, ele não tem por que temê-las ou qualquer coisa assim… então, tentando desmenti-lo, os amigos resolvem preparar uma “Trilha Assombrada” na mata, para tentar assustá-lo, mas acabam sendo capturados pelos vilões da semana… e Ollie terá que resgatá-los. Ele logo percebe que os monstros da semana fizeram “alterações” na Trilha Assombrada que os amigos estavam preparando para ele, quando reencontra vilões que já foram derrotados pelos Power Rangers, por exemplo… e que agora, com a magia de Reaghoul, são “invencíveis”.

Depois de um primeiro “encontro” com o Lord Zedd, Ollie procura Solon – que tem uma série de informações sobre o Lord Zedd, suas maldades e a maneira como ele foi “derrotado”… ou “purificado de todo o mal”. Isso nos leva de volta a filmagens de “Mighty Morphin”, onde relembramos o Lord Zedd transformando os Power Rangers em crianças, por exemplo, e a momentos cruciais de “In Space”, quando Zordon se sacrifica, pedindo que Andros destrua o seu tubo, para purificar todo o mal do universo… os Rangers daquela época não puderam vencer o Lord Zedd, e ele só foi “derrotado” graças ao sacrifício de Zordon – algo que, como o próprio Ollie comenta, eles não podem recriar. Agora, então, ele terá que se concentrar em libertar Zedd de Reaghoul, já que o Lord Zedd está usando uma coleira de obediência, como a vista em “Beast Morphers”.

Então, na próxima vez em que está frente a frente com os vilões, Ollie consegue destruir a coleira de obediência que está fazendo com que Lord Zedd siga as ordens de Reaghoul… é arriscado, talvez, porque o grande vilão está de volta “solto”, mas isso faz com que, de certa maneira, eles se livrem de Reaghoul e Ollie tem tempo para soltar os amigos. “Old Foes” acaba sendo, então, uma introdução para tramas maiores que serão desenvolvidas no futuro – em breve ou não. O Lord Zedd não está focado nesses Power Rangers no momento, e desaparece ao fim do episódio, mas sabemos que ele está de volta, em sua fase cruel, e que mais cedo ou mais tarde aparecerá por aqui… Reaghoul, por sua vez, é colocado para dormir por Void Knight, mas não é destruído, porque seus poderes são úteis e quem sabe possam ser utilizados novamente em algum momento.

No fim, os Rangers destroem os monstros da semana, repetidos do passado, e podem curtir uma festa de Halloween como merecem – e eu sempre adoro ver os Rangers fantasiados em situações como essa! Amelia está fantasiada de vampira; Javi está fantasiado de guarda florestal zumbi; Ollie está fantasiado de astronauta; Zayto está fantasiado de cavaleiro medieval; e Izzy está fantasiada de leprechaun, o que eu achei genial, porque abusa do verde e ainda temos aquele momento significativo do Javi trazendo para ela o que completa a sua fantasia: UM ARCO-ÍRIS. Sério, eu amo “Dino Fury” por isso! Também foi bem bonitinho ver o Ollie falando sobre ter se dado conta de qual é o seu maior medo quando viu os amigos capturados pelos monstros: perdê-los. Essa equipe tem uma energia muito boa, estou bem feliz com essa temporada!

 

Para mais postagens de “Power Rangers Dino Fury”, clique aqui.

 

Comentários