Os Ricos Também Choram – Mariana busca respostas!

Mais mentiras.

Mariana tem certeza de que Luis Alberto é a pessoa que enganou o pai no passado, o que desencadeou sua depressão e, consequentemente, seu suicídio – e mesmo que Luis Alberto tenha certeza de que jamais falou com o pai dela e, portanto, nunca o enganou, Mariana não pode simplesmente acreditar nele… no fundo, no entanto, ela quer acreditar que o homem por quem se apaixonou não pode ser o culpado da maior dor que ela já enfrentou na vida e, por isso, ela resolve investigar por conta própria. O que, infelizmente, apenas a leva a mais mentiras e armações e, portanto, mais certeza de que Luis Alberto é mesmo culpado. Mariana volta para a cidade onde morava com o pai quando era criança, tentando encontrar antigos funcionários que trabalharam na fábrica do pai, e isso a leva até uma mulher chamada Sandra… uma mulher paga para confirmar a culpa de Luis Alberto.

A cena é propositalmente forçada, Sandra não é suficientemente convincente na maneira como constrói a sua fala, reforçando que foi Luis Alberto Salvatierra quem enganou o pai de Mariana e o fez cair em depressão e se matar, mas Mariana não presta atenção nisso, porque ela está cega pela dor e pela raiva… então, ela acredita. Tomada pelo ódio, Mariana volta a falar com Luis Alberto para dizer que agora não tem mais dúvida, e O SEU PAI SE MATOU POR CULPA DELE. É ainda mais cruel pensar que Luis Alberto está tendo mais uma culpa de uma morte jogada sobre ele, quando ele não tem culpa de nenhuma das duas… desesperado, Luis Alberto pede que ele lhe dê a chance de provar que é mentira e diz que essa mulher, seja ela quem for, está mentindo, porque ele jamais foi até a cidade, muito menos conversou com o pai de Mariana na época!

Infelizmente, é aquela ideia de que “o dinheiro compra tudo” – e como León pagou Sandra bem, ela vai sustentar essa mentira… Mariana acaba se convencendo a ir à casa dela novamente, com Luis Alberto, e assim que Sandra abre a porta, ela olha para os dois e pergunta “o que Mariana está fazendo ali, ainda mais com o homem que fez todas aquelas promessas ao seu pai”, e aquilo é o suficiente para Mariana… sabendo da inocência de Luis Alberto, eu fico genuinamente desesperado com ele, quando ele pede que Mariana o escute, quando pergunta se “a palavra de uma desconhecida vale mais que a dele”, e, na raiva, Mariana solta algo cruel: ela diz que ele é um jogador e certamente deve ter jogado a vida do pai em uma mesa de pôquer qualquer… PESADO. Ao mesmo tempo, acreditando no que acredita, eu não consigo julgar a Mariana por agir assim.

Só queria que Luis Alberto conseguisse provar que está dizendo a verdade!

Ainda atordoada e buscando respostas, Mariana vai falar com Don Alberto e mostra o documento, pergunta se é verdade, e ele fica perdido porque, como diz, Luis Alberto “sempre foi um desastre, mas não um estafador”. Don Alberto tem uma atitude até bem bacana com a Mariana em relação ao Luis Alberto, diz que se equivocou muitas vezes com o filho e não quer fazer isso novamente, então prefere conversar com ele… infelizmente, embora o seu discurso oficial seja esse, ele chega para falar com o Luis Alberto com sete pedras na mão, perguntando se ele não se lembra de ter falado com o pai de Mariana porque “estava drogado, bêbado e desesperado para conseguir mais dinheiro para jogar”, o que, convenhamos, é ridículo… aonde estava toda aquela determinação de poucos minutos antes que dizia que “não queria errar novamente”?

Eventualmente, então, Luis Alberto decide ir embora… ele não pode continuar vivendo na casa dos Salvatierra, nem com Mariana nem com o pai. Agora, estamos nos preparando para ver um declínio existencial de Luis Alberto, que se enterra mais do que nunca em jogos e bebidas e, consequentemente, está mais vulnerável do que nunca às armações de Soraya Montenegro… Mariana também pensa em ir embora, depois de tudo, mas Don Alberto e Daniela pedem que ela continue ali, e Mariana ganha uma cena muito bonita e emocionante com Don Alberto, na qual ele, sabendo que não pode fazer nada para apagar os supostos erros de Luis Alberto no passado, pede que Mariana ao menos lhe deixe ser como um pai para ela agora… e ela aceita. É uma cena bonita e sincera. Mas, enquanto a verdade não vir à tona, Mariana não pode ser feliz de verdade.

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários