Os Ricos Também Choram – A decepção de Mariana

“¿Fuiste tú? ¡Por tu culpa se mató me papá!”

É… dessa vez a armação para separar Mariana e Luis Alberto deu certo. Todos sabem o que acontece quando o casal protagonista de uma novela está muito feliz e ainda não é o fim da novela: eles estão fadados a sofrer – e “Os Ricos Também Choram” chegou a esse momento. Depois de Luis Alberto ter descoberto a mentira da gravidez de Soraya Montenegro e de ter se entregado a um amor sincero e bonito com Mariana, os dois enfrentaram uma tempestade dentro de um helicóptero e passaram uma das noites mais especiais de suas vidas, trocando juras de amor bonitas e convincentes…mas os vilões da novela estão empenhados em separar o casal apaixonado e farão isso tocando em uma ferida de Mariana e a fazendo acreditar que a culpa pela morte do seu pai é de Luis Alberto… vai dar trabalho e demandar tempo consertar isso agora.

Durante uma conversa sobre o passado enquanto esperavam resgate, Mariana contara a Luis Alberto sobre a morte do pai: ele foi enganado quando compraram sua fábrica com um monte de promessas e, logo em seguida, a fecharam, demitiram todo mundo e ele perdeu todo o investimento de sua vida… a enganação fez com que ele caísse em uma depressão profunda que, eventualmente, levou ao seu suicídio. Agora, León faz com que Mariana encontre um documento que mostra a venda da pequena empresa do pai de Mariana, com o nome e a assinatura do comprador: Luis Alberto. Na verdade, a assinatura é verdadeira, mas Luis Alberto tinha 18 anos na época e nunca chegou a conhecer o pai de Mariana, tampouco fizera as promessas que o enganaram… tudo foi armado por León e Luis Alberto foi apenas a pessoa que assinou o documento, enganado também.

Mas, é claro, Mariana não tem como saber disso.

Atordoada, ela vai atrás de uma assinatura de Luis Alberto para conferir e convencida de que Luis Alberto é o responsável pela morte do seu pai, ela o confronta em uma cena fortíssima – com o documento em mãos, ela chega o confrontando e, acreditando no que ela acredita, é totalmente compreensível. A separação dos protagonistas é inevitável, e acredito que “Os Ricos Também Choram” encontrou uma maneira convincente de entregá-la, porque é algo muito grave… Luis Alberto tenta entender do que ela está falando, mas ela não o deixa se aproximar dela, tocá-la ou chamá-la de “meu amor”, e então fala sobre a fábrica de molho “La Niña Bonita”, a fábrica do seu pai que ele comprou há 10 anos, e embora ele diga que não se lembra de nada disso e não sabe do que ela está falando, ela o acusa: “Mi papá se mato por su culpa, Luis Alberto”.

Forte.

Grande parte de “Os Ricos Também Choram” é esse “confronto” entre pobres e ricos, e quando Mariana diz que o pai foi enganado e por isso se matou, ela diz que “os milionários vão por aí arruinando a vida das pessoas e nem se lembram disso”. Eventualmente, Luis Alberto se lembra de ter assinado o documento e diz que ela tem razão, foi mesmo ele quem comprou “La Niña Bonita”, mas ele nunca nem falou com o pai dela – a tensão é garantida pelo desespero na voz e na expressão de Luis Alberto, que está exasperado para fazer Mariana acreditar no que ele diz, mas ela não quer ouvir… Mariana volta para casa em um estado de nervo, frustração e raiva tão grande que ela desmorona em lágrimas verdadeiramente desesperadas, um choro de pura angústia, se perguntando por que isso tudo tinha que acontecer… Luis Alberto a segue, bate na porta, pede para falar com ela…

…mas nada adianta. Ela precisa de tempo.

Quando Mariana liga para Britny para contar o que aconteceu, Britny tenta ao máximo ser racional e ser uma boa amiga, e aconselha Mariana a pelo menos ouvir o que Luis Alberto tem a dizer… afinal de contas, ele ainda era muito novo quando isso tudo aconteceu, e ela mesma pode investigar por conta própria para saber como foram as coisas. Como Mariana não quer escutá-lo, Luis Alberto tenta contato através de um bilhete escrito à mão, o que eu achei muito fofo, na verdade, e o coloca por baixo da porta para que ela possa lê-lo: no bilhete, ele diz novamente que a ama e que vão entender isso juntos, mas jura que não conheceu seu pai e não prometeu nada a ninguém. Agora, ele também vai investigar por conta própria… o problema é que o responsável por tudo é o León e, infelizmente, os Salvatierra ainda confiam muito no León…

 

Para mais postagens de “Os Ricos Também Choram”, clique aqui.

 

Comentários