O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu 1x07 – Sucesso, Aqui Vou Eu

“Meu bem, você me dá água na boca”

Pessoal emocionado, né?! Apesar de eu gostar muito de Rita Lee e de, consequentemente, termos tido momentos musicais muito bons, “Sucesso, Aqui Vou Eu” é, talvez, um dos episódios mais forçados de “O Coro” – e nem estou falando apenas daquele pedido de casamento que não faz sentido, sendo que teoricamente o workshop/audição começou não tem nem 15 dias (!), mas também dos flashbacks que, em vários momentos, pareceram apenas jogados no meio do episódio, sem muito propósito ou profundidade… no primeiro episódio, comentei como o roteiro parecia afobado para apresentar todo seu núcleo jovem de protagonistas, e esse sétimo episódio traz, da mesma forma, uma afobação em mostrar flashbacks rápidos de todos os personagens e o resultado acaba sendo que todos são contemplados, mas de uma maneira superficial.

Senti conexão com pouquíssimas histórias nos flashbacks apressados.

Mas falando em “apressado”, é necessário citar Leandro – moço, não é assim que as coisas acontecem! Há quem diga que o romance de Leandro e Alícia surgiu meio abruptamente, e eu estava disposto a defendê-lo porque os acho fofos juntos, mas não consigo justificar esse repentino pedido de casamento a não ser pela vontade de Leandro de sair de casa e começar a sua própria vida. E talvez seja justamente essa a ideia: a de fuga da realidade. Leandro vive no mundo da lua e persegue algo que sempre lhe pareceu distante, mas possível, e em parte é por isso que ele sempre sonhou com o teatro, desde que fora ao teatro com a escola quando pequeno, e é por isso que ele quer pedir Alícia em casamento, porque ela lhe passa uma sensação de segurança e de que seus sonhos são possíveis… mas que ele é excessivamente emocionado, isso ele é.

Ainda não sei bem qual é o papel que Freddie, o ex-namorado argentino de Alícia, vai desempenhar nessa trama toda… no fim do episódio passado, ele chegou de Buenos Aires e, durante esse episódio, ele foi levado para passar uns dias com Sissy e Ivone e resolveu assumir o cargo de “empresário” de Ivone, já que ela está assumindo o lugar de Alícia e se tornando a cantora principal do bar no qual elas trabalham… é durante uma apresentação de Ivone e de Alícia que Leandro pretende pedir Alícia em casamento, mas ele acaba ficando incomodado com a proximidade dela e de Freddie no palco e vai embora, mas quando Nora, na tentativa de se divertir maldosamente, conta para Alícia que “Leandro ia pedi-la em casamento”, Alícia corre atrás dele para saber se era verdade, e então pede que ele siga com o plano: “Cala aboca e pede. Cala a boca e faz o pedido”.

É fofo e romântico… se você ignorar o fato, sabe, de que eles só se conhecem há 15 dias.

O episódio também acompanha a crise no casamento de Fernando e Artur, com direito ao Fernando indo conversar com Maurício (e é uma conversa bastante franca!) e o Artur indo conversar com o Sissy para saber como Fernando está… Renato, por sua vez, tenta cortar o que quer que tenha começado com Nora, mas sinto que ele vai ficar na mão dela, e Marita faz um papel patético ao ligar justamente para a Nora para dizer que “acha que Renato foi atrás de Antônia novamente”. É um papelão, sinceramente. Reginaldo, por sua vez, diz à mãe que não quer que ela continue indo ao ensaio com ele, e essa é, possivelmente, a cena que mais me deixou com sentimentos confusos no episódio: eu entendo o Reginaldo perfeitamente, e acho que ele tem razão, mas eu não consigo não sentir meu coração se apertar pela Marion… sofri por ela, porque a amo!

A trilha sonora do episódio, dessa vez, fica a cargo de canções de Rita Lee. Maurício, Reginaldo e Jorge interpretam uma versão de “Balada do Louco” que fica bem bonita. Depois, durante uma sequência de ensaio (da qual eu gostei bastante!), Jorge, Leandro e Maurício cantam “Mania de Você”, uma música da qual eu gosto bastante e que ganhou uma bela interpretação na série! Por fim, a apresentação final do episódio é inesperada, porque coloca em destaque Florencia Buquer, a amiga de Alessandro que sonha em ser atriz de teatro, cantando “Sucesso, Aqui Vou Eu”. Uma pena que a série esteja se dedicando a artistas específicos só agora (Chico Buarque no episódio anterior e Rita Lee nesse), já tendo utilizado músicas de Legião Urbana e de Cazuza em outro episódio… gostaria muitíssimo de ver episódios com a trilha dedicada a eles também.

 

Para mais postagens de “O Coro: Sucesso, Aqui Vou Eu”, clique aqui.

 

Comentários