Malhação 2008 – Débora e Angelina no dormitório do colégio!

“Boa noite, amigas. Boa noite pra você, coisinha”

Nada é tão ruim que não possa piorar, não é? Angelina já precisa suportar a Débora durante as aulas do Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro, a chamando de “coisinha”, rindo de sua marmita e a provocando dizendo que é uma questão de tempo até que o Guga desista dela e venha correndo para os seus braços (!), e agora as coisas estão prestes a ficar mais complicadas… Angelina está morando com Conceição e o irmão em um quartinho pequeno do colégio, e quando Beatrice diz à Conceição que a Angelina, como aluna, poderia dormir no dormitório com os demais alunos que moram ali, ela acha que será uma grande oportunidade para a filha e que ela estará melhor em um lugar mais confortável e com as amigas. Enquanto isso, também, Félix decide que vai levar Beatrice para morar com ele e, ao fazê-lo, Débora decide que ela não vai ficar na mesma casa que a Beatrice.

E para onde ela vai?

Tudo começa lá naquela cena REVOLTANTE em que o Félix vai à casa de Conceição para expulsá-la do colégio. É humilhante, é totalmente injusto, e por mais que Beatrice tente intervir, ele não quer abrir mão de sua decisão – ele ainda diz para a Beatrice que “só está ali se expondo daquela maneira porque ela é uma incompetente”. Sério, é cada dia mais difícil entender como a Beatrice se submete a isso tudo! Mas Beatrice sabe quem é que pode ajudá-la nessa história toda, e pede que o Isidoro chame o Adriano… enquanto isso, ela mesma tenta conversar com Félix, sem sucesso algum, enquanto o Félix, cada vez mais louco, ridículo e patético (esse cara ultrapassa os limites da vergonha alheia), começa a dizer que talvez seja a hora de trocar a diretora desse colegiozinho, sentindo-se o maioral: “Afinal, eu sou ou não sou o dono dessa escola?”

E o Adriano chega, como se fosse o Dumbledore.

Gente, essa cena me lembrou DEMAIS “A Ordem da Fênix”, quando a Umbridge está tentando demitir e expulsar do castelo a Professora Trelawney, e o Dumbledore chega todo poderoso para impedir. O nosso Dumbledore diz à nossa Umbdrige: “Você não tem autoridade pra demitir ninguém. Ninguém sai do Múltipla Escolhe Ernesto Ribeiro sem a minha autorização”. Adriano ACABA com o Félix, dizendo que tem um documento assinado por Diva e Pasqualete, que lhe dá o poder de tomar qualquer medida para manter a ordem no colégio, e ainda diz que Félix nem se consolidou como um dos donos do lugar porque ele não pagou nenhum centavo pela fusão ainda – o seguro está suspeitando de incêndio criminoso (!) e não está pagando. Eu sei que eu fiquei ali APLAUDINDO O ADRIANO, enquanto o Félix tinha que partir sem nada.

Mas isso causa uma mudança inesperada no comportamento de Félix… ele percebe como os diretores da escola parecem estar “em sintonia”, e então ele fica morrendo de ciúmes da Beatrice, e resolve “ser um noivo exemplar”, o que parece tão forçado que é tão ridículo quanto a maneira asquerosa como ele a estava tratando até agora – Félix, então, convida Beatrice para ir morar com eles… Débora, que escuta a conversa toda, diz que se ela for morar na sua casa, ela se muda no mesmo dia para o dormitório do colégio. Enquanto isso, a Angelina está enfrentando algumas coisas que a Débora insiste em fazer contra ela, como quando ela rouba o trabalho de Angelina e é uma humilhação quando Thiago diz que todo mundo entregou o trabalho, menos a Angelina… debochada, Débora o devolve todo rasgado em um saquinho para Angelina.

Não entendo por que a Angelina não mostrou aquilo para o professor.

Eu teria mostrado.

Como eu disse na introdução do texto, no entanto, tudo isso está prestes a se intensificar. Acontece que Beatrice disse à Conceição que Angelina poderia se mudar para o dormitório do colégio, e Conceição acha que é uma boa ideia… Angelina se mostra resistente à ideia, no início, dizendo que prefere continuar ali no quartinho com ela, mas a mãe insiste dizendo que “é melhor para ela”. Angelina sabe que seria melhor ficar com a sua família, que não quer aturar as amiguinhas da Débora enchendo o seu saco o tempo todo no dormitório, mas Conceição insiste tanto e parece tão convicta de que é o melhor para a Angelina, que ela acaba aceitando se mudar… quem fica FELICÍSSIMA com isso é a Domingas, que festeja e que diz que “a Yasmin e a Chiara sem a Débora por perto não fazem nada”. Bem, até aí era meio que verdade.

Mas a Débora cumpre a sua ameaça, e se muda naquele mesmo dia para o dormitório, antes mesmo da Angelina! Yasmin está pulando de alegria, mas a Débora está aos prantos, porque não queria que nada disso estivesse acontecendo, porque diz que sente falta da mãe, porque está triste pela maneira como o pai não se importa com ela, mas a verdade é que EU NÃO CONSEGUI SENTIR PENA DELA NEM POR UM SEGUNDO… ah, pode dizer que eu não tenho coração ou qualquer coisa, não me importo – realmente não senti pena de Débora e nem deveria. Ela só está ali para fazer da vida de Angelina um inferno. Logo, Angelina também se muda para o dormitório, e é muito bem recebida por várias pessoas, como a Domingas, o Fernandinho, o Bodão, o Pedro… mas então a Dionísia a leva para o quarto, para mostrar onde ela vai dormir.

Na cama ao lado da cama da Débora.

Perfeito.

Quando as duas se veem no dormitório pela primeira vez, temos uma versão dark daquele “Você aqui?!” de quando Angelina e Guga se reencontraram… Débora surta imediatamente, diz o seu discurso de sempre – “que o pai é o dono do colégio e ela não pode ficar ali” –, mas Dionísia não permite que ela fale assim com a Angelina. Agora, as duas vão se provocar eternamente… pelo menos foi legal a Angelina levando tudo na brincadeira no banheiro, pegando os cremes da Débora e a chamando de “mimadinha”. E eu confesso que EU RI MUITO da Débora reagindo às regras do dormitório, como o toque de recolher (“Yasmin, me lembra de reclamar isso com meu pai. […] Boa noite, amigas. Boa noite pra você, coisinha”), ou o “despertador” cedíssimo da manhã seguinte… mas ela ainda se sente a dona de tudo, usando o banheiro antes que todas.

Quem está em um importante processo de transição é a Chiara. Ela ainda precisa mudar umas atitudes, mas ela já está se sentindo muito culpada por várias coisas, e esse é um primeiro passo importantíssimo… depois de ceder seu lugar na fila para o banheiro para a Débora, Chiara diz à Angelina que está muito feliz que ela esteja no dormitório e que elas serão muito amigas, o que foi bem fofinho. Mas é claro que a Débora e a Yasmin não vão permitir isso – o Zack, o duende amigo de Chiara, no entanto, está adorando essa nova fase da menina. Yasmin e Débora acusam Chiara de “ser uma traidora”, e prontamente a expulsam do grupo, mas Chiara ainda não está preparada para esse momento… para se manter, no entanto, no grupo, as meninas a desafiam a ajudá-las a acabar com a festa para a Angelina. E, meio a contragosto, Chiara acaba aceitando.

Triste.

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários