Manifest 4x01 – Touch-and-Go

A busca de Ben!

Com a série “resgatada” pela Netflix, “Manifest” retorna para a sua quarta e última temporada – que, sinceramente, eu não acho que precisava de 20 episódios. “Touch-and-Go” é um retorno interessante, mas sinto que não evolui muito de onde a temporada passada nos deixou, mesmo com o salto temporal de dois anos desde a morte de Grace e o sequestro de Eden, então me pareceu um pouco morno… é importante que a série mantenha sua identidade, mesmo que tenha migrado, agora, para a Netflix, mas parte de mim esperava algo um pouquinho diferente, talvez, e não parece ser o caso; além disso, com uma temporada longa pela frente, eu não consegui ter a sensação de que estamos nos aproximando de soluções, algo que venho sentindo na série há algum tempo: que ela patina no roteiro sem nos dar respostas ou material suficiente para teoria.

É um pouco raso, sabe?

A morte de Grace foi algo que nos pegou de surpresa no Season Finale da temporada passada – e não há como voltar atrás. Encontramos, então, os Stone aproximadamente dois anos depois daquele dia horrível, e quem menos sabe lidar com o que aconteceu é o Ben, que ainda espera encontrar Eden, embora os Chamados que recebeu nesse tempo não o tenham direcionado para a filha roubada por Angelina, como ele esperava… em alguns momentos, o episódio traz flashbacks que mostram um pouco dos momentos que seguiram a morte de Grace e o sumiço de Eden, quando vemos Cal entrar em casa e Olive o acusa de ser o culpado, já que ninguém queria Angelina na casa e foi ele quem pediu que ela ficasse, porque achava que era isso o que os Chamados queriam. Agora, Cal ainda precisa lidar com essa culpa, dois anos depois da morte da mãe.

Temos, agora, um “novo” Cal, como vimos no fim da terceira temporada: um Cal aproximadamente cinco anos mais velho, que volta a ter a mesma idade de Olive, e que é uma escolha acertada em termos práticos, já que o ator que o fazia criança está em fase de crescimento (embora tenha tido uma passagem de tempo). Gostei da escalação de Ty Doran para interpretar a nova fase de Cal, porque consigo enxergar o Jack Messina nele, como se Ty fosse mesmo uma versão mais velha daquele personagem – uma escalação acertada. Ainda assim, mesmo que tenha achado a aparência dos dois parecida, ainda tenho dificuldade para associar esse Cal ao Cal que conhecemos desde a primeira temporada, algo que virá com o tempo… mas ele é um personagem promissor e carismático, e acho que tem bastante a agregar nessa temporada.

Como Ben está mais envolvido em sua busca desenfreada por Eden, mesmo que ele não pareça mais perto de encontrá-la, é o próprio Cal (que, para todos que não são da família ou dos amigos próximos de passageiros do 828, se chama “Gabriel”) quem resolve seguir uma pista que ele recebe e que o leva até uma passageira do 828 que, aparentemente, compartilhou um Chamado com ele… embora seja legal ver o Cal em destaque, também é bom ver o momento em que Ben assume o Chamado que era originalmente dele, mesmo que apenas o faça porque parte dele espera que finalmente ele esteja sendo levado para a sua filha – e, de certa maneira, ele estava, mas não sabe disso. A cena final do episódio é revoltante e nos mostra que o Chamado não foi dessa passageira, no fim das contas, mas da própria Eden, que compartilhou um Chamado com o pai

A mulher está abrigando Angelina e Eden!

Toda a raiva que senti de Angelina na temporada passada voltou à tona quando a revi!

Michaela também tem um Chamado nesse episódio, um Chamado que ainda não mostra de verdade a que veio, mas a leva até um suposto passageiro do 828 sobre o qual eles nunca ouviram falar, e que parece querer dizer alguma coisa para Cal. Depois de dois anos sem ter nenhum Chamado (dá para ver como ele sente falta disso!), Cal tem o seu primeiro Chamado que o leva até a “caixa” sobre a qual o passageiro doente estava falando, e não é qualquer caixa: É A CAIXA PRETA DO VOO 828. Os restos do avião desapareceram há algum tempo do laboratório onde estavam, a caixa preta com eles, mas agora ela está de volta, e talvez traga respostas que Saanvi está buscando há dois anos… ainda não sei bem o que esperar dessa nova temporada de “Manifest”, mas eu gosto de vários personagens e com certeza espero me surpreender positivamente!

 

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.

 

Comentários