Manifest 4x05 – Squawk

“The Callings… are memories?”

Eu imagino que Angelina ainda vá causar muitos problemas (o final do episódio não deixa nenhuma margem para que tenhamos esperança do contrário), mas ao menos ela não está mais com Eden e, nesse momento, eu estou considerando isso uma vitória. “Squawk” é o quinto episódio da última temporada de “Manifest”, e traz o resgate de Ben Stone, que acaba, também, sendo o resgate tão aguardado de Eden – e, em paralelo, acompanhamos um pouquinho mais sobre os Chamados e as descobertas tanto que Saanvi tem feito com a ajuda da caixa-preta do Voo 828, quanto que Cal tem feito com Olive, lembrando-se sobre a Consciência Divina, que aparentemente é “onde” eles estiveram durante os cinco anos e meio em que estiveram “desaparecidos”.

No episódio anterior, Ben fizera um acordo com Eagan – arriscado, sim, mas ele é capaz de qualquer coisa para resgatar Eden, já que essa é a única coisa em que ele pensa há dois anos… o problema, é claro, é que Ben resolve “não colocar mais ninguém em perigo” ou qualquer coisa assim, por isso engana Vance e não lhe diz para onde está indo, e resolve ir ao endereço indicado por Eagan sozinho… e acaba preso. Mais próximo do que nunca do seu objetivo, Ben está amarrado no porão da casa onde Angelina está escondida com Eden, e temos uma cena impactante na qual Eden segue uma espécie de Chamado e chega até o pai, mas ele está amarrado e não consegue conversar com ela, e Angelina chega logo em seguida para tirá-la dali o mais rápido possível.

É praticamente impossível suportar assistir às cenas de Angelina, sinceramente – o tamanho da sua dissimulação ao pegar Eden no colo e chamar Ben de “homem mau” e a ela mesma de “mamãe” é assustadora, porque sabemos de tudo o que Angelina é capaz (ela matou a Grace, convenhamos!), mas ainda é chocante a sua cara-de-pau daquela cena na frente de Ben. E ficamos, então, o restante do episódio apreensivos, nos perguntando se novamente Ben vai ter estado tão perto de conseguir recuperar a filha, mas terá que enfrentar mais uma fuga de Angelina. E Angelina está descontrolada, e cada vez mais, quando os passageiros do Voo 828 com quem compartilha uma casa começam a se voltar contra ela, por ser uma assassina e uma sequestradora.

Cal, em paralelo, tem momentos muito importantes que nos ajudam a entender um pouquinho mais do “sumiço” do Voo 828, dos Chamados e o que era o clarão que ele, o piloto e o co-piloto viram quando o avião entrou no que acreditavam ser uma tempestade. Em conjunto com Saanvi, algumas peças vão se encaixando e parece que os Chamados são, na verdade, memórias – de alguma maneira, estar na Consciência Divina permitiu que os passageiros entrassem em contato com coisas que ainda não aconteceram, e agora eles têm fragmentos de memórias desses eventos, através do que nomearam Chamados. Ainda há coisa a ser explorada, mas estamos ganhando algumas respostas… e foi legal ver o Cal ter um Chamado que o leva diretamente ao pai e à irmã.

Sabíamos que Cal precisava ser o herói dessa situação.

E o é… quando as coisas estão saindo de controle e Angelina está ameaçando explodir tudo, Cal é quem aparece para tentar conversar com ela e “contê-la” enquanto os demais resgatam Ben e Eden, e Cal, que já vem tendo várias das melhores cenas da temporada, tem uma sequência maravilhosa! Foi lindo vê-lo ficar para trás, porque “se ‘lembrava’ que ia ficar bem”, enquanto Ben corre com Eden nos braços para fora da casa e a entrega para Michaela, e então se vira para voltar para dentro, porque não pode perder o filho… e, felizmente, Cal aparece, em segurança como disse que ficaria (pelo menos por enquanto, a tosse dele está me preocupando, vamos ver o que vem pela frente). Lindo ver Ben reencontrar a filha, mas fiquei realmente emocionado com o abraço que ele dá em Cal.

Cal merecia… e estava há dois anos esperando por isso.

 

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.

 

Comentários