[Season Finale] You 2x10 – Love, Actually



“Joe… you didn’t kill Delilah. I did”
GENTE, QUE COISA MAIS BIZARRA E MAIS PERTURBADA! O episódio foi extremamente angustiante… “You” chega ao fim de sua segunda temporada nos mostrando quem é a Love de verdade, e embora nós já desconfiássemos há muito tempo, e embora nós tenhamos visto um pouco do que ela era capaz no fim do episódio anterior, a verdade é que nada nos preparou realmente para o que veríamos aqui… tudo é intenso, cru e direto. Vemos a frieza dos atos, as consequências assustadoras, e nos perguntamos o que vem a seguir. “You” já foi renovada para uma terceira temporada, e eu não sei qual vai ser a história, mas eu gosto da proposta de a “vizinha” ser a mãe de Joe, como algumas pessoas estão comentando na internet… só assim para que seja realmente interessante, porque eu detestei aqueles últimos segundos de episódio…
Joe procurando nova vítima.
Já passamos dessa fase.
“Love, Actually” começa com a revelação não tão surpreendente de que não foi Joe quem matou Delilah: foi Love. E o mais interessante (e perturbado, sim) é que a maneira como Love diz isso para Joe (dizendo que Candace era louca, que ela ia fazer mal a Joe, que ela fez isso para “protegê-los”) é exatamente idêntica à maneira como Joe fala… os flashbacks do episódio nos levam ainda mais distante no passado, para a época em que Sofia, a babá que abusou de Forty, foi morta, e não foi por Forty, como ele dissera há pouco tempo: foi Love quem a matou. E ela deixou que todos pensassem que tinha sido Forty, e que os pais encobrissem como se tivesse sido suicídio… depois veio o Kenny, depois veio o Joe, com quem ela se permitiu “fantasiar”, porque ele tinha um quê de escuridão que a fazia pensar que ele era mais real e menos ficcional.
Não era um conto de fadas…
Love sabia de Joe. Love sabia de Joe desde que Candace foi embora. Quando Candace foi embora, Love devorou o livro de Beck e mandou investigar o Joe, e desde então ela descobriu quem ele era, e se encantou: “And then I found the real you, Joe. You were even smarter, more passionate, more devoted than I’d known”. Percebemos o quanto Love é doente, também, quando a vemos voluntariamente na caixa de vidro no depósito de Joe, lendo o livro de Beck… ela se aproximou de Milo apenas para ver se conseguia trazer esse lado perigoso de Joe à tona, e então as coisas mudaram quando Delilah descobriu tudo… Love sabia que Joe perdera as esperanças, que ia desistir “deles”, e então ela fez “o que tinha que fazer” para impedi-lo de ir embora… a cena em que Delilah pede ajuda e ela se aproxima e a mata, como matou a babá… assustador.
“You were gonna give upo n us. Our little family on the making”
“You didn’t break me. You opened your heart to me. We’re soulmates, Joe”
Agora, Joe pergunta de Ellie, e Love “tem um plano” para ela. Primeiro, ela a coloca como suspeita pelo assassinato de Henderson (é triste ver Fincher indo à casa dela de madrugada para interrogá-la!), mas planeja, depois, colocar um advogado da família que vai liberá-la rapidamente… depois, o corpo de Delilah será encontrado com um bilhete de suicídio, e o caso vai explodir, Ellie vai ganhar dinheiro, e pode até começar a sua carreira com esse dinheiro. É muito fácil, durante grande parte desse episódio, ficar assustado com Love e esquecer que Joe é tão perturbado quanto ela. Porque, naquele momento, acreditamos que ele realmente se importa com Ellie, e que ele não gosta das coisas que Love “planejou” para ela… mas a maneira como o Joe, justamente o Joe, fica preso e assustado com o que descobre de Love, mostra quem ela é.
Ela é exatamente como ele.
A narração de Joe nos conta que, agora, ele entende pelo que a Beck passou… e o que ela fez então? Fingiu amá-lo. É uma estratégia viável, ele pensa em fazer isso, e eu gostei de como o roteiro trabalhou com a ironia do momento… os papeis invertidos, dessa vez, Love do lado de fora como quando era o Joe, com Beck do lado de dentro. Os muffins que ele se pergunta se estão envenenados, a Love descontrolada, porque “ele acha que ela está louca”, e a maneira como ele tenta manipulá-la para que ela abra a porta, e ele quase a mata com a algema que estava lá dentro, mas ela consegue impedi-lo da maneira perfeita: dizendo que está grávida. E então as coisas mudam completamente. É tenso, mas eu confesso que, inicialmente, eu não acreditei nessa gravidez dela… e também não tinha certeza sobre Joe… ele estava sendo sincero ou jogando?
Enquanto isso, Ellie é levada à delegacia e liga para Forty, que não pode ajudá-la agora, mas manda um advogado: ele está indo visitar o terapeuta de Beck, aquele que foi preso na primeira temporada, acusado de tê-la matado, e ele sabe que não foi ele, foi Joe. Percebemos, então, o quanto Forty sabe, ele está ali para saber tudo sobre Joe, para que possa proteger a sua irmã, o que é totalmente irônico… se ele soubesse de tudo! Eu fiquei extremamente tenso, porque perceber o quanto Forty sabia o colocava em perigo – e ele manda mensagens para Candace, dizendo que ela tinha razão sobre Joe, e que sua irmã está em perigo e ele precisa avisá-la, mas quem vê essas mensagens é a própria Love, que está com o corpo de Candace no seu porta-malas, e o celular na mão… naquele momento, senti que o destino de Forty já estava selado.
Uma das cenas mais bizarras e desconcertantes do episódio é o casamento das amigas de Love – porque parece totalmente desconexo com o restante. Aquele momento de “amor e alegria”, no meio de toda essa confusão, com a Love fingindo que nada aconteceu… é assustador, de verdade. E, naquele momento, Joe meio que percebe que talvez a ame, talvez isso seja, no fim, amor verdadeiro… e ele não pode culpá-la por tudo o que ela fez, se ele também já fizera o mesmo. No fim do casamento, quando eles pegam os celulares de volta, Forty entra em ação… Love lê as mensagens que ele a mandou, falando do quanto Joe era perigoso, e Joe lê as mensagens que pedem que ele vá até a Anavrin agora… eles vão, juntos, e Love pede que Joe a deixe entrar primeiro, para acalmá-lo. Joe fica do lado de fora, e encontra Ellie espiando, enquanto Fincher também está por perto…
TUDO É EXTREMAMENTE TENSO. Não sabemos o que está acontecendo lá dentro, enquanto, ali fora, Ellie está gritando com Joe por causa das coisas que ouviu Forty dizer ao telefone, e ela não quer saber se é verdade ou não, ela só quer saber onde está a sua irmã. Então, ele diz que é culpa dele, mas ele não fez nada contra Delilah – mas, sim, Delilah está morta, e eles precisam se afastar dos Quinn agora. Ela está em choque, se sentindo mal, e ele, à sua própria maneira distorcida, se importa com ela. Ela diz que o odeia, que ele acabou com a vida dela e está bancando o herói, e ele diz que não é um herói, que foi ele que matou o Henderson, e nem se sente culpado por isso, mas, nesse momento, ele é a única coisa entre ela e pessoas piores do que ele, portanto ela precisa deixar que ele a ajude… e ele a ajuda a escapar e começar uma nova vida.
Será que ainda veremos Ellie de volta?
ESPERO QUE SIM!
Forty tenta falar com Love, contar toda a verdade (“Why are you protecting him? Why are you not listening to me?”), e eu fiquei com muita raiva da atitude de Love, e da maneira como ela tentou fazer Forty acreditar que ele estava louco… quando Joe chega, ele também finge que é inocente, e tudo acaba saindo de controle. Forty tem uma arma, que aponta para Joe, e Love o detém, falando do bebê, e então ele se volta contra a irmã, e diz umas coisas fortíssimas: diz que sabe que ela é tão perturbada quanto ele, com a diferença de que mente melhor, e diz que, depois de todos esses anos, ela tem que achar que ele é muito burro para não saber do que ela é capaz… então, entendemos que ele sabe que foi a irmã que matou Sofia? Forte, também, como Forty diz: “I love you, but you are crazy if you think you would be a good mother”.
Wow.
“Get on your knees, psycho”
Nunca saberemos se Forty seria capaz ou não de disparar aquela arma e matar Joe, embora Joe tenha fechado os olhos e aceitado sua “punição”. Mas quem morre é Forty, porque o incompetente do Fincher entra, vê a cena, e tira em Forty sem pensar… agora, Forty é investigado pela morte de Henderson, também, o que quer dizer que Joe consegue escapar mais uma vez. Consegue escapar para uma vida cor-de-rosa com Love (que está realmente grávida, como vemos alguns meses depois), mas nós não entendemos exatamente qual é a dinâmica do relacionamento entre eles, nem o que virá a seguir… eles estão juntos ou não estão? Eles vão trabalhar juntos ou Joe vai simplesmente encontrar uma nova obsessão? A vizinha poderia mesmo ser a mãe de Joe? Afinal de contas, sempre presumi que ela estivesse morta, mas ele deu a entender que não…
E agora?
O que vem para “You”?

Para mais postagens de You, clique aqui.


Comentários