Manifest 2x06 – Return Trip



“Oh my God. Is this what happened to us? Did we crash?”
Devo dizer que “Manifest” me divide. Ao mesmo tempo em que EU AMEI O EPISÓDIO (porque foi um episódio muito bom), eu não consigo ignorar a sensação de que o roteiro não vai para frente… o bom é que a série consegue nos prender porque gostamos dos personagens e porque os casos semanais são interessantes (gostei da trama de Finn Nowak e Theo, por exemplo), mas nós também queríamos entender mais a respeito do mistério, e pouco tempo do episódio é realmente dedicado a isso. TJ e Olive, em cenas muito boas (eles ficaram maravilhosos juntos!), investigam a carta de tarô que ela ganhou há alguns anos, depois do desaparecimento do avião, e descobrem que o que aconteceu com os 828ers no avião ou com Zeke na caverna não aconteceu apenas agora… e a última cena é finalmente aquele momento mostrado no trailer que eu tanto queria ver.
Vamos, agora, ver o que isso significa.
O avião caiu?
A trama principal do episódio surge quando Ben tem um Chamado de volta no avião, como vários passageiros vêm tendo nessa temporada, e ele vê Saanvi pedindo ajuda. Quando ele a encontra, ela está desmaiada em seu laboratório, porque andou testando nela mesma uma cura para a Death Date. Mesmo assim, não era bem isso que o Chamado queria lhe dizer. Ele e Saanvi o tiveram ao mesmo tempo (ela até desapareceu quando apagou por causa do medicamento), e ela estava pedindo que Ben ajudasse porque um garotinho assustado estava pedindo ajuda para ela… e tudo é bem intrigante, porque Cal é, supostamente, o passageiro mais jovem do 828, então quem é aquele garoto? Quem estava sentado naquela poltrona, conforme Ben se lembra, era Finn Nowak… então eles acabam indo falar com Finn para entender o que está acontecendo.
E Ben quase reconhece o garoto da poltrona numa foto de infância de Finn, mas Ben só o viu rapidamente, então talvez não fosse realmente ele… e eu gostei da trama. Quem estava naquele avião, no Chamado que Saanvi e Ben receberam, era Theo, um filho que Finn nem sabe que tem, fruto de uma noite que ele passou com Orlena, na noite anterior ao 828. Quando Ben e Saanvi vão falar com Orlena, no entanto, ela mal quer falar com eles, porque ela é casada há 10 anos, e ela não quer que o marido saiba que Theo não é seu filho… eu fiquei morrendo de dó do Finn, porque ele ficou tão empolgado quando descobriu que tinha um filho (e triste por ter perdido 5 aniversários dele), mas ele nem podia se aproximar, porque Orlena era casada e ele nem sabia… mesmo assim, Orlena permite que, por alguns minutos, ele veja o garoto, e é uma cena emocionante.
E, então, o Chamado faz sentido. Saanvi percebe que os olhos de Theo não são como os olhos que ela viu no Chamado, e então identifica rapidamente um problema de saúde do garoto, que precisará de um transplante e, naturalmente, Orlena não é compatível com ele… mas Finn é. Foi tão bonitinho, e então Finn não pensa duas vezes e doa parte de seu fígado para o filho, e ele ainda diz a Orlena que ele fará uma “doação anônima”, o que realmente me partiu o coração, e nos fez ver o quanto ele era uma boa pessoa… mas Orlena volta atrás. Ele não queria mudar a vida dela ou de Theo por causa dele, mas quando ele está salvando a vida do garoto, ela não acha justo que ele não possa ser parte de sua vida. “You’re saving his life. You deserve to be a part of this”. Provavelmente não voltaremos mais a vê-los… quantos passageiros esse avião tinha?!
Em paralelo, acompanhamos duas outras histórias. De um lado, temos Courtney, a ex-mulher de Zeke que retornou abruptamente no fim do último episódio, mas que está ali apenas porque Lucas, o seu traficante, está atrás dela por causa de uma dívida… as cenas são fortes, e Michaela vai com Zeke até Lucas, se passando por “Ella” (sensacional!), para tentar prender o cara e tudo o mais… ela acaba sendo descoberta, porque os rostos dos 828ers são muito famosos, mas enfim… tudo meio que dá certo no final. E eu acho que, no fim do episódio, Mick e Zeke estavam ainda mais apaixonados que antes, porque a maneira como ele ajudou Courtney, como tentou ajudá-la a encontrar seu caminho, e como parece feliz com a vida que construiu para si, o torna ainda mais apaixonante… até que Michaela encontre drogas escondidas no banheiro.
Mas são mesmo de Zeke?
Ou Courtney as plantou ali? Sou meio paranoico…
E temos OLIVE E TJ, que estavam muito fofos. Eles estão em busca da mulher que deu a carta de tarô para Olive no passado, e é evidente como existe química entre eles. Amo as conversas, amo os flertes, como ela fala de “encontrar a pessoa certa”, e ele não descarta que “já a tenha encontrado”. Além de flertarem, eles ainda chegam a Yusuf Al-Zuras, e descobrem que ele também desapareceu por 10 anos e depois voltou misteriosamente… teria ele morrido 10 anos depois, num “Death Date”, ou ele escapou? De fato, isso que está acontecendo agora já aconteceu antes? De qualquer maneira, a trama vai andar nesse sentido e, enquanto isso, acompanhamos aquela LINDA SURPRESA que o TJ prepara para Olive, com direito a “caminho iluminado” e “torta de maçã”, tudo com base num diálogo anterior com cartas de tarô… e, ali, eles se beijam pela primeira vez.
Foi lindo.
Por fim, a última cena do episódio nos traz exatamente o que eu estava esperando DESDE A ESTREIA DA TEMPORADA, quando eles nos mostraram aquele trailer que colocava os passageiros do 828 em um cenário novo: um avião caído, cinzas ao seu redor. Vemos Michaela, Saanvi e Ben terem um “Chamado” simultâneo, das cinzas caindo sobre eles, onde quer que eles estejam, e então eles se veem de volta no avião, mas não como sempre vimos o avião até aqui: dessa vez, caído, e Michaela se pergunta: “Oh my God. Is this what happened to us? Did we crash?” E eu quero, mais que tudo, QUE A PERGUNTA DE MICHAELA SEJA RESPONDIDA. Será que, diferente do que todos pensam, o voo não foi contínuo? Será que, em algum momento, ele caiu em algum lugar? Onde? O que aconteceu com os passageiros lá? Quanto tempo eles ficaram lá?
São muitos mistérios.
E eu estou louco para investigar.

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.


Comentários