Doctor Who 12x04 – Nikola Tesla’s Night of Terror



“They may have superior numbers, but we have superior minds”
Nossa, me lembrou muito a primeira aparição de Donna… e, depois da decepção do episódio passado, esse é UM EXCELENTE EPISÓDIO. Eu gosto de quando a Doctor visita o passado e conhece pessoas de nossa história – esse episódio nos leva à Nova York de 1903, onde conhecemos Nikola Tesla e um pouco de suas ideias incríveis e suas invenções que revolucionariam o mundo, embora nunca tenham sido devidamente reconhecidas. Também vemos um pouco da rivalidade de Nikola Tesla e Thomas Edison, enquanto a Doctor tenta entender alguns ataques alienígenas que estão acontecendo, e conhecemos os Skithra, provavelmente parentes, de alguma forma, da vilã de “The Runaway Bride”, ou então apenas uma bela homenagem… o episódio é interessante, divertido, inteligente e muito bem desenvolvido.
Gostei muito!
É bom quando conhecemos os personagens convidados antes de encontramos a Doctor e seus companions. E é assim que encontramos Nikola Tesla apresentando suas ideias “mirabolantes”, que, embora magníficas, ainda são tratadas com muito ceticismo, e um investimento é bastante complicado… naquele dia em específico, no entanto, Tesla descobre algo novo, uma esfera provavelmente alienígena, que ele pega para estudar mais tarde. E ele começa a ser caçado. A Doctor, por sua vez, está investigando uma grande liberação de energia por perto, e os caminhos se cruzam… e é um máximo! Ela precisa entender por que uma Orbe de Thassor está na Nova York de 1903, e por que Nikola Tesla está sendo caçado dessa maneira, mas ela está empolgada em conhecer um dos maiores inventores que o mundo já viu… aquele que tornou o futuro possível.

“Gilded Age New York! This is when the modern world begins! New ideas, new technologies, new skyscrapers. More people getting rich quick, and more poor people than ever before”
“I always wanted to visit New York, see Times Square”
“Yeah, bit early for that”
“Empire State Building?”
“Not yet”
“Central Park?”
“Yeah! Now, that has been around for ages”

Pode ser coisa da minha cabeça, mas talvez esse episódio tenha muito a ver com a trama principal. Toda vez que a Doctor falava sobre “tornar o futuro possível” ou qualquer coisa assim, parecia muito o que ela dizia para Ada Lovelace, em “Spyfall”. Claro, pode ser apenas uma coincidência… mas será? De qualquer maneira, o episódio é interessantíssimo e frenético. Gosto dos cenários, gosto dos figurinos, gosto de como a história é tratada – gostei de ver, também, o filho da p*ta do Thomas Edison, que foi eternamente reconhecido, enquanto Tesla foi quem, de fato, criou coisas e tornou o futuro possível… o episódio brinca com isso o tempo todo e o desenvolve muito bem, e eu gostei de como os alienígenas reconheceram o intelecto e as capacidades de Tesla. Afinal de contas, quando eles querem alguém para consertar a sua nave, é Tesla que eles buscam.
Não Edison.
“We didn’t come for the Orb. We came… for you”
Os alienígenas do episódio, os Skithra, são uma raça de escorpiões gigantes bem interessantes, e a Rainha Skithra tem um visual extremamente bacana, de arrepiar. Eles sequestram Nikola Tesla porque precisam que a nave seja consertada. O episódio ainda trabalha com uma boa metáfora, porque quando a Doctor chega à Nave Skithra, ela percebe que nada ali foi criado/inventado pelos próprios Skithra… são todas coisas roubadas de outras raças. Assim como várias das “invenções” de Thomas Edison. A Doctor consegue salvar Nikola Tesla da Nave Skithra com uma câmera fotográfica (!), mas isso é apenas uma solução temporária… os Skithra exigem que a Doctor entregue Nikola Tesla, ou então eles vão acabar com o planeta. E ele não quer que a escolha seja entre ele e o planeta, porque ele não pode ter essa responsabilidade nas mãos.
Mas a Doctor tampouco vai deixar que ele se entregue.

“The internal dimensions transcends the external”
– Nikola Tesla on the TARDIS.
(His own version of “bigger on the inside”)

O episódio, então, para proteger Nikola Tesla, traz um elaborado plano para acabar com os Skithra, e eu adorei ver a Doctor e o Tesla trabalhando juntos naquela torre! Amei ver o confronto da Doctor com a Rainha Skithra, em que ela faz algo que é bem característico do personagem: ela lhe dá uma chance. Mas como a Rainha Skithra não a aceita, então a Doctor segue com o plano de acabar com ela, para que os demais escorpiões também sejam levados de volta para a nave, possivelmente mortos… ou sei lá. Minha parte favorita do episódio foi ver o Tesla sozinho na TARDIS, fascinado com aquilo, mas igualmente empolgado com as suas próprias ideias, suas próprias invenções. É triste que a Doctor diga a Yaz que ele nunca será reconhecido, e que morrerá sem dinheiro ou fama, mas é lindo que Tesla continue empolgado e trabalhando, e inventando, e construindo o futuro.
Essa cena final também me lembra um pouquinho “Vincent and the Doctor”.
Talvez por isso a Doctor não tenha trazido Tesla para o futuro… para não ser idêntico.


Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários