92nd Academy Awards – Oscar 2020



Uma noite histórica!
Dois momentos maravilhosos marcaram essa noite: parte do elenco de “Cats” anunciando o prêmio de “Efeitos Visuais”; e “Parasita” vencendo o Oscar de MELHOR FILME, um momento verdadeiramente histórico: pela primeira vez, um filme que não é de língua inglesa leva o prêmio mais importante da noite. E EU FIQUEI TÃO FELIZ. Vimos história sendo feita, isso é algo muito grande, muito significativo. Novamente, a cerimônia do Oscar não teve um apresentador, e eu não acho que, de modo geral, tenha sido uma cerimônia tão marcante quanto outras que já tivemos, nem mesmo em números musicais… no ano passado, por exemplo, tivemos a banda Queen abrindo a cerimônia; em 2018, tivemos aquela apresentação linda de “VIVA: A Vida é uma Festa” (mas é que eu amo MUITO esse filme!), 2017 tivemos Justin Timberlake cantando “Can’t Stop the Feeling”, de “Trolls”… senti falta de algo assim. Tirando a excelente piada de “Cats” e a vitória de “Parasita”, a noite foi parada, quase sem graça…
Entre os momentos musicais da noite, o meu favorito foi o de “Into the Unknown”, e não por “Frozen”, mas pela Idina Menzel, que eu amo… os apresentadores da Globo se gabando de terem a visto ao vivo na Broadway, e eu felizmente posso dizer o mesmo: a assisti em “If/Then” e foi lindo. A música de “Frozen II” traz, além de Idina Menzel e Aurora, VÁRIAS DUBLADORAS DA ELSA EM DIVERSOS PAÍSES, e tivemos um trechinho em cada um dos idiomas que estavam ali, e isso foi o que deixou a apresentação mais linda. Foi uma ideia e tanto, um número emocionante… outros momentos musicais trazem Chrissy Metz cantando a música de “Superação”, Elton John cantando a música de “Rocketman”, Cynthia Erivo cantando a música de “Harriet” e Randy Newman cantando a música de “Toy Story 4”. Senti falta de “Speechless” ser indicada.
Eu queria tanto vê-la no Oscar!


A noite ainda trouxe mais música, como a Billie Eilish cantando em homenagem aos profissionais do cinema que partiram ao longo desse ano, e dois momentos incríveis. Um deles foi com o Lin-Manuel Miranda (!) apresentando um vídeo especial que homenageia as MÚSICAS na história do cinema, um vídeo emocionante trazendo trechos de músicas e de filmes que não podem ser separados um do outro, como Titanic (“My Heart Will Go On”), O Guarda-Costas (“I Will Always Love You”), Ghost (“Unchained Melody”), Footloose (“Footloose”), De Volta Para o Futuro (“Power of Love”), entre outros… foi um vídeo muito bonito. Outro momento que eu adorei foi o anúncio de “Melhor Trilha Original”, que trouxe uma apresentação ao vivo da orquestra do Oscar, com a trilha dos filmes indicados, enquanto cenas eram mostradas no telão e tal.
Lindo.
Durante a cerimônia, tivemos aquelas típicas piadas do Oscar, mas nada superou o momento do elenco de Cats entrando vestido de gatos – amei como foi tudo cômico, como eles se apresentaram como parte “do grande filme Cats”, e como eles foram escolhidos para apresentar “Melhores Efeitos Visuais”, porque “ninguém entende melhor a importância de efeitos visuais do que eles”. Também ri muito dos “gatos” brincando com o microfone! Quem liderava as indicações para a premiação desse ano era “Coringa”, tendo 11 indicações, das quais levou 4 prêmios, incluindo a de Melhor Ator para Joaquin Phoenix. Nas animações, tivemos a esperada vitória de “Toy Story 4”. O documentário brasileiro, “Democracia em Vertigem”, não leva o prêmio, mas foi indicado ao Oscar, e isso já é uma honra e tanto. Mas a noite foi mesmo de “Parasita”.
E, COMO EU COMENTEI NO INÍCIO DO TEXTO: QUE MOMENTO HISTÓRICO. Pela primeira vez na história dos Academy Awards, um filme com legendas (!) ganha o Oscar de Melhor Filme – E EU FIQUEI TÃO FELIZ. Primeiro, “Parasita” vence de “Melhor Roteiro Original”. Depois, “Melhor Filme Internacional”, o que já se esperava, tendo em vista que ele era um dos favoritos da noite. Mas todos meio que esperavam que o prêmio principal fosse para “1917”. “Parasita” volta ao palco, no entanto, com “Melhor Direção” (a emoção de Bong Joon Ho foi linda, e a maneira como ele homenageou Martin Scorsese também!), e depois como “Melhor Filme”. Eu me arrepiei inteiro quando eles anunciaram “Parasita” como “Melhor Filme” (meio em choque, meio em êxtase, mas emocionado e feliz), o prêmio mais importante da noite – e o mais inusitado é que eu ainda nem vi o filme, mas o que essa vitória representou já me deixou muito contente, e eu tenho que assisti-lo! Foi surpreendente, embora merecido, e essa premiação tem um significado muito GRANDE.
A emoção no discurso! QUE COISA LINDA. Fiquei tão feliz em vê-los ali.
Uma noite e tanto, uma finalização incrível! “PARASITA” FAZENDO HISTÓRIA!

Lista completa de Ganhadores do Oscar 2020

Melhor Ator Coadjuvante
Brad Pitt (“Era uma vez… em Hollywood”)
Melhor Animação
Toy Story 4
Melhor Curta-Metragem de Animação
Hair Love
Melhor Roteiro Original
Parasita (Bong Joon Ho e Han Jin Won)
Melhor Roteiro Adaptado
Jojo Rabbit (Taika Waititi)
Melhor Curta-Metragem
The Neighbor’s Window
Melhor Desing de Produção
Barbara Ling e Nancy Haigh (“Era uma vez… em Hollywood”)
Melhor Figurino
Jacqueline Duran (“Adoráveis Mulheres”)
Melhor Documentário
Indústria Americana
Melhor Documentário Curta-Metragem
Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)
Melhor Atriz Coadjuvante
Laura Dern (“História de um Casamento”)
Melhor Edição de Som
Oliver Tarney e Rachael Tate (“1917”)
Melhor Mixagem de Som
Mark Taylor e Stuart Wilson (“1917”)
Melhor Fotografia
Roger Deakins (“1917”)
Melhor Montagem
Michael McCusker e Andrew Buckland (“Ford vs Ferrari”)
Melhores Efeitos Visuais
1917
Melhor Cabelo e Maquiagem
Kazu Hiro, Anne Morgan e Vivian Baker (“O Escândalo”)
Melhor Filme Internacional
Parasita (Coreia do Sul)
Melhor Trilha Sonora
Hildur Guonadóttir (“Coringa”)
Melhor Canção Original
"(I’m Gonna) Love Me Again" (“Rocketman”)
Melhor Direção
Bong Joon Ho (“Parasita”)
Melhor Ator
Joaquin Phoenix (“Coringa”)
Melhor Atriz
Renée Zellweger (“Judy”)
Melhor Filme
PARASITA


Para as demais premiações do Oscar, clique aqui.


Comentários