MacGyver 4x02 – Red Cell + Quantum + Cold + Committed



“I work for everyone”
EU AMEI DEMAIS ESSE EPISÓDIO DE “MACGYVER”! Estamos começando a quarta temporada de “MacGyver”, e parece que temos uma trama interessante para guiar-nos pelos próximos episódios… Ross Taylor chegou recrutando a antiga Phoenix Foundation, desmantelada no fim da terceira temporada, e falando sobre uma “conspiração global”, da qual Martín Bishop, no episódio passado, aparentemente fazia parte. Eu gostei de como o mais novo “caso da semana” foi guiado e resolvido, e foi bom ver que ele não era totalmente desconexo com o que vimos até aqui“I work for everyone”. Estou gostando muito de como a série está assumindo um tom de mistério e suspense bacana, no meio de todas as invenções do Mac que nós adoramos! Nesse episódio, eles são “contratados” para testar a segurança de um lugar e roubar um microchip quântico.
Eu AMO quando eles precisam invadir lugares e roubar coisas… a dinâmica é sempre interessante. De quebra, ainda temos pequenos lembretes de que tem uma parte da história que não conhecemos – quando Desi e Mac se escondem dentro do porta-malas para entrar num laboratório secreto, eles acabam, inapropriadamente, discutindo parte da relação deles, e sabemos a respeito da “falta de comunicação”. Tudo acontece MUITO RÁPIDO no episódio, e isso é um indício, em “MacGyver”, de que as coisas não são exatamente como pensamos… Desi, Ross e Mac invadem o laboratório (que é bem interessante, com direito a uns girassóis loucos e uma capa da invisibilidade!), e então precisam resolver os problemas típicos de como roubar o que vieram buscar: aparentemente, o microchip precisa ficar em temperaturas muito baixas ou ele se desintegrará.
Assim, a Phoenix trabalha em conjunto, com Mac liderando para “resolver problemas que ninguém mais consegue resolver”. Afinal de contas, essa é sua especialidade, não? Então, ele cria uma maneira de manter a temperatura do microchip, enquanto Bozer consegue uma foto da retina de uma cientista para abrir o compartimento, o que me pareceu um pouquinho forçado, e então um alarme acaba sendo disparado e soldados estão chegando para pegá-los a qualquer momento… a cena é tensa e bacana, e eu adorei como Mac e Ross se esconderam atrás da capa da invisibilidade, ou como eles conseguiram sair de lá e passar pelo restante dos seguranças com a Desi carregada e Ross e Mac em uniformes que roubaram dos primeiros soldados que entraram no laboratório… missão cumprida, em menos da metade do episódio… então algo tinha que se complicar.
E já tínhamos uma noção do que era.
Enquanto celebram em um bar, a equipe vê a foto de Mac, Desi, Ross e Riley no jornal, COMO OS MAIS PROCURADOS DOS ESTADOS UNIDOS, e então eles descobrem que John Acosta os enganou, e que a operação conduzida por ele não era um teste de segurança, mas um crime federal que ele os enganou para que eles cometessem. Agora, eles estão sendo procurados por todas as forças do país, e precisam encontrar uma maneira de escapar disso… Acosta não chega a ser o vilão, porque ele só está fazendo isso para proteger a filha e o neto, que foram sequestrados, então ele teve que sucumbir: teve que se render a ajudar no roubo do microchip e na entrega dele às mãos erradas. E não tem a ver com sabotagem, mas com controle. Acosta está prestes a entregar o controle dos mísseis dos Estados Unidos para quem quer que o esteja ameaçando.
Para impedi-lo de fazer isso, a Phoenix Foundation precisa encontrar a mulher e o garoto antes que Acosta vá longe demais. As cenas finais são ÓTIMAS. Desi e Riley localizam os dois e neutralizam o cara que os prendeu, enquanto Mac dá um jeito de invadir a sala de segurança máxima pelos dutos, todo bonitão e fofo (!), tentando impedir Acosta de conectar o chip no computador: sua família está à salvo. “I pray you’re telling me the truth”. Acosta precisa lhe dar um voto de confiança, mas ele recua, e então vemos quem estava por trás disso tudo, uma mulher que o ataca com um tiro e tenta recuperar o chip, que eventualmente se desintegra pela alta temperatura, e antes de ela mesma ser morta por outros seguranças, ela diz algo: “I work for everyone”. A mesmíssima coisa dita por Martín Bishop no episódio passado… então, estamos lidando com uma conspiração global.
Ross estava certo.
Qual é o plano?
Por algum motivo, pensei muito em “Person of Interest”. E amei!

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.


Comentários