Doctor Who 12x09 – Ascension of the Cybermen



“The Cybermen were defeated. The victors of a billion battles broken. An empire of might and terror fallen. Their weaknesses exploited. Their armies outfought. Their conquests surrendered. Every empire has its time. And every empire falls. But that which is dead can live again... in the hands of a believer”

EU ESTOU TÃO EMPOLGADO COM ESSA TRAMA DA TEMPORADA! A décima segunda temporada de “Doctor Who” teve episódios que deixaram muito a desejar, desenvolvimentos de personagens que foram vergonhosos (inclusive dos companions, com quem, até hoje, eu não consigo me importar), mas a trama maior, que traz o Master, Gallifrey, o Lone Cyberman e as Timeless Children, é interessantíssima. Isso sem contar a Ruth Doctor, que ainda é um grande mistério apresentado no meio da temporada e não resolvido… queremos muito ver como isso vai se encaixar no último episódio da temporada, dentro de alguns dias… será tudo respondido, ou será que temos uma trama que perdurará por mais de uma temporada? Eu acho que Chris Chibnall está se encontrando, pois ele fez uma temporada melhor que a 11ª, mas ainda existe o que melhorar no desenvolvimento…
Mas estou confiante para a Season Finale!
A Doctor e os companions chegam a um planeta devastado pelas Cyber-Wars – é um cenário pós-apocalíptico desesperador, tomado pela guerra, destruição e angústia. Ali, conhecemos sete humanos sobreviventes, e a Doctor está ali, supostamente, para ajudá-los a lutar contra os Cybermen… eles trazem coisas como máquinas que cancelarão o inibidor de emoções dos Cybermen, ouro (a que eles são alérgicos) e um campo de força, mas, eventualmente, nada disso funciona, um dos últimos humanos sobreviventes é assassinado, e o ataque dos Cyber-drones é uma sequência assustadora. O que mais angustiou na morte de Fuskle é justamente como ela foi rápida e como ela pareceu não significar nada. Acaba não sendo uma luta, de verdade, mas apenas mais um massacre… os Cybermen, sem esforço, destroem todos os planos que eles tinham.
E agora?
A Doctor está em seu limite, mais nervosa que nunca, e ela manda Graham, Ryan e Yaz fugirem com os demais humanos que sobreviveram, porque eles não têm como voltar para a TARDIS com vida agora, e ela não quer correr o risco de eles serem capturados por Cybermen e convertidos. Então, ela decide ficar para trás. Ryan, no entanto, o companion que deve estar mais próximo de deixar a série, acaba ficando para trás para acompanhar a Doctor em uma última e perigosa aventura. Ryan, Doc e um dos humanos sobreviventes mais jovens (nascido em tempo de guerra, sabendo pilotar uma nave Cyberman com maestria!) roubam uma nave e tentam chegar até o único lugar em que eles ainda podem estar seguros, um lugar distante que esconde a única saída daquela galáxia… um lugar guardado por um homem chamado Ko Sharmus.

“Be afraid. All humanity have been erased. All life will fall and the Cybermen will rise again”

Em paralelo, acompanhamos Brendan, enquanto tentamos, ao longo do episódio, encaixá-lo em toda a trama que estamos acompanhando, e foi muito interessante e intrigante. Vemos o pequeno Brendan ser encontrado abandonado, e então crescer… de bebê a criança pequena, criança grande… ficar doente como qualquer criança (“If it gets worse, I’ll call the doctor”), mas ele não é como qualquer criança. Quando já quase adulto, ele leva um tiro de um cara e despenca de um penhasco, o que deveria ter significado sua morte, mas ele acorda dizendo que “está bem”, como se nada tivesse acontecido. Tempos depois, o encontramos muito mais velho, mas percebemos que ele envelheceu muito mais rápido do que as pessoas ao seu redor, e então ele é capturado para ser morto… ou para ser “convertido”. O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Seria ele o Lone Cyberman?
Seria ele a Timeless Child?
O episódio é INCRÍVEL, mas ele, infelizmente, não explica o suficiente… ele estabelece o cenário e o clima, criando a tensão e o hype para o último episódio – acompanhamos Graham e Ravio encontrando milhares de Cybermen novíssimos e adormecidos, prontos para serem despertados (“Awaken my soldiers. The ascension shall begin”), enquanto a Doctor encontra Ko Sharmus, que leva ela e os humanos até a “Fronteira”, que é, na verdade, um portal rumo ao desconhecido, que responde à proximidade… e quando a Doctor se aproxima o suficiente, ela se assusta com o que vê do outro lado do portal: GALLIFREY. Seu planeta natal, completamente destruído, como ela o viu depois do que o Mestre lhe tinha contado… “How is Gallifrey here?” E por falar no Mestre, ele também faz um retorno TRIUNFAL, porque o veremos no próximo episódio.

“Wow! Oh! Oh! That's a good entrance, right? Be afraid, Doctor. Because everything is about to change... forever”

Sim, é uma boa entrada. Uma ÓTIMA entrada.
E ele estava tão lindo… já tinha me esquecido o QUANTO gostei dele.
QUE VENHA A FINALE! \o/


Para mais postagens de Doctor Who, clique aqui.


Comentários