Todas as Flores – O surto de Vanessa

Letícia Colin É UM ESPETÁCULO!

Preciso dizer, antes de qualquer coisa, que a Letícia Colin é um ESPETÁCULO e eu sei disso há muito tempo… sou fã da atriz desde suas personagens em “Malhação” e em “Floribella” (“Desde que te vi, tudo é tão distinto para mim”), e ela arrasou em musicais no palco, como a Ilse em “O Despertar da Primavera”, por exemplo, ou como a fantástica Jeanie em “Hair” (“É que o Claude me ama!”), e embora ela tenha uma carreira longa e cheia de trabalhos excelentes, eu estou MUITO FELIZ com todo o reconhecimento que “Todas as Flores” está trazendo para ela e que continuará trazendo nos anos seguintes… sua vilã Vanessa é realmente ESPETACULAR, conseguindo ser má e hilária de uma maneira perversa ao mesmo tempo. Que timing perfeito para a comédia também!

Vanessa fica incomodadíssima quando descobre, pelo Rafael, que Maíra e Pablo estão namorando – e acredita que essa é apenas uma maneira que ele encontrou de atingi-la porque está chateado com toda a coisa de ela não assumi-lo e impedi-lo de criar o próprio filho e tudo o mais… em parte, ela está certa e tem um pouco disso envolvido sim, mas Pablo também se apaixonou pela Maíra e, como diz diretamente à Vanessa, “quer ficar com ela para sempre”. Vanessa tenta argumentar, tenta dizer que “ele não nasceu para ser pai”, e Pablo responde com o que mais vai machucá-la, dizendo que Maíra diz diferente e, infelizmente, ela não o deixou ser pai do filho deles. Enquanto Vanessa diz um monte de m*rda para Pablo, ele sai sem olhar para trás.

Aos poucos, então, vemos Vanessa em uma bad trip tão pesada e tão exagerada, mas o mais legal é que “Todas as Flores” permite que Vanessa seja exagerada sem parecer descabido: isso é quem ela é… então, o seu choro, o grito para Pablo dizendo que o ama, a sequência de Vanessa comendo flores (!), tudo funciona muito bem dentro da personagem. E isso acontece antes de Vanessa ir atrás de Maíra, e já chega a empurrando no chão (“Sentiu saudade de mim, maninha?”), em um combate intenso entre irmãs que conta com a Vanessa dizendo um monte de coisa, a Maíra surpreendendo ao “virar o jogo” e prender Vanessa na parede com um canivete no pescoço (o olhar surpreso e assustado de Vanessa é impagável!), e a Vanessa terminando batendo em Maíra.

Nada está indo bem para Vanessa… ela insiste e vai atrás de Pablo, apenas para ouvir ele dizer com todas as letras que não a ama, e ele manda ela esquecer que ele existe, ficar com o dinheiro de Rafael e deixar que ele fique com a Maíra e pronto: “final feliz para todo mundo”. Vanessa, que nunca foi lá muito discreta e cuidadosa, abandona qualquer cuidado de vez, e isso permite que Zoé finalmente entenda qual é a história por trás do surto de Vanessa: ela tinha um caso com Pablo. Letícia Colin e Regina Casé ARRASAM (como sempre) na cena em que Zoé conta a Vanessa que sabe e mostra que ela está na sua mão agora. O TANTO QUE EU RI das risadas da Zoé nem dá para explicar aqui. A cena das duas é incrível, dois ícones maravilhosos que são a melhor parte de assistir “Todas as Flores”.

Se foi um prazer hilário assistir à cena de Vanessa e Zoé, também foi incrível ver a Letícia Colin brilhar mais uma vez logo em seguida, quando Vanessa vai para a Gamboa atrás do Pablo e, antes de chegar à casa dele, para em um bar para beber algo. Uma grande parte da cena é improvisada pela atriz, que entregou-se à personagem de uma maneira maravilhosa, e nos fez dar gostosas gargalhadas em uma cena que não dá para ser assistida apenas uma vez. Tudo aqui é brilhante: a Vanessa pedindo a bebida e falando mal do gosto; ela falando sobre nadar no dinheiro ou “poder se afogar no dinheiro se quiser”, simplesmente maravilhosa “encenando” o afogamento; ela falando sobre o peixe na nota de 100 reais, que ela diz que ninguém ali deve conhecer…

ICÔNICA.

Depois, Vanessa finalmente chega até o Pablo, e essa é uma cena importantíssima, porque enquanto Pablo a manda embora e Vanessa o beija dizendo que ele é seu e “não vai ficar com a cabra cega”, Maíra aparece discretamente na porta e vê a cena e escuta a conversa… agora, ela não apenas sabe sobre o caso de Vanessa e Pablo, como sabe que eles são cúmplices, que o Nicolau é filho dele (!), e que ele se aproximou dela para seduzi-la a pedido de Vanessa. É quase cômico, no entanto, como a Maíra é INCAPAZ de segurar qualquer informação para si… por mais reveladora que ela seja, Maíra nunca age estrategicamente e sempre confronta a pessoa logo em seguida – portanto, é o que ela faz com o Pablo também. Mas Maíra nunca foi um exemplo de inteligência mesmo.

Tanto que seu “grande plano de vingança” é comprar crianças ilegalmente e se incriminar.

Inteligentíssima, huh?

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários