[Season Finale] Schmigadoon! 2x06 – Over and Done

“Every day can be a happy beginning”

Comentei isso inúmeras vezes nas últimas semanas, mas essa é mais uma oportunidade perfeita para dizer o quanto eu amo “Schmigadoon!”. Surpreendentemente melhor que a primeira (que já era incrível!), a temporada de SCHMICAGO foi impecável do início ao fim, com uma ótima trama, excelentes referências e músicas icônicas que continuaremos escutando após o fim da série… não sei se acontecerá uma renovação (e sei que quero muito poder retornar a Schmigadoon, Schmicago ou qualquer que seja o nome da cidade fictícia em que os personagens podem se encontrar em uma terceira temporada), mas também fico satisfeito sabendo que, se for o momento de nos despedirmos de Josh e Melissa, eles tiveram um final lindo que conclui bem a história deles…

Mas é claro que é nunca demais vê-los.

O último episódio da temporada começa com Ariana DeBose simplesmente FANTÁSTICA cantando a música que empresta seu nome ao episódio: “Over and Done” é um espetáculo que é merecidamente entregue à atriz, cuja personagem infelizmente teve pouco destaque durante essa temporada. Vencedora de um Oscar, Ariana DeBose nos recorda do seu incrível talento sempre presente, em uma apresentação emocionante que é uma espécie de “prelúdio” à conclusão, e funciona maravilhosamente bem ajudando a definir o tom do episódio final, antes de retornarmos à trama um pouquinho depois de onde paramos no episódio anterior: Melissa foi levada por Octavius Kratt, enquanto Josh foi preso pelo Sargento Rivera, seu fiel ajudante há anos.

Melissa está sendo forçada a assinar papéis de divórcio para se casar com Octavius Kratt contra a sua vontade, enquanto Josh está tentando enrolar o Sargento Rivera com uma série de parábolas – algo que ele aprendeu com a tribo baseada em “Hair” e “Godspell”. E funciona incrivelmente bem! Rivera não é um homem mau, e dá para ver que ele só quer a oportunidade de ter o seu próprio show, bem como não gosta de obedecer a ordens cruéis de Kratt, como quando ele o manda matar Josh… assim, Josh só precisa ganhar tempo e, quem sabe, tocar o seu coração com parábolas extremamente óbvias e uma narração da trama dos “Goonies” para fazer com que o Sargento Rivera fique pelo menos pensativo… até lá, alguém pode aparecer para ajudá-lo, não?

E toda a trama se torna um grande encontro de musicais da época homenageada por “Schmicago”. Temos personagens de todos os núcleos (“Cabaret”, “Chicago”, “Sweeney Todd”, “Annie”, “Hair”, “Godspell”…) reunidos em uma cena mirabolante, divertida e um pouquinho tensa que tem tudo a ver com grandes conclusões de musicais da época, quando a tribo traz Topher e Jenny para ajudar a salvar Josh, e Rivera acaba contando a verdade sobre Dooley Blight não ter matado Daisy há 20 anos, permitindo que Dooley e Jenny, pai e filha, se reconciliem… quando tudo é resolvido nessa parte da história, eles precisam correr para impedir um casamento, e temos uma outra sequência MARAVILHOSA que termina com uma nova referência musical…

“The Phantom of the Opera”

Octavius Kratt morrendo porque UM LUSTRE CAI NA SUA CABEÇA é uma das coisas mais legais do episódio e, quiçá, da segunda temporada toda – e embora “The Phantom of the Opera” pertença oficialmente à próxima leva de musicais, sinto que a incerteza de que teríamos uma terceira temporada fez com que o roteiro quisesse incluir ao menos uma referência ainda em “Schmicago”, para não ficar perdida caso não retornemos… e se encaixa perfeitamente! Outra referência MARAVILHOSA acrescentada na reta final de “Schmicago” vem quando o narrador conta um pouco do que aconteceu depois e vemos um trechinho do número solo do Sargento Rivera, com Jaime Camil vestido como o Dr. Frank-N-Furter, de “The Rocky Horror Picture Show”, e é incrível.

Pena que não vemos o número completo, eu ia amar.

Assistiria a um spin-off do Narrador e o Sargento Rivera e o romance deles, hein?!

O episódio ainda conta com algumas reprises que são muito boas e funcionam para encaminhar a história para a sua finalização. Melissa canta uma versão de “Kaput”, contando sobre a morte de Octavius Kratt graças ao lustre, por exemplo. “Welcome to Schmicago” é transformada em “Stay Here in Schmicago” quando os morfadores da cidade tentam convencer Josh e Melissa a ficar por ali, porque talvez não tenha nada muito legal para o que voltar no “mundo real”, e eles acabaram de encontrar seu “final feliz”, e não podem deixar a mágica escapar, como eventualmente vai acontecer se eles forem embora… e, por fim, uma reprise de “Something Real”, cantada por Josh e Melissa, enquanto eles tomam a sua decisão: e decidem que precisam ir embora.

“Over and Done” encerra de maneira lindíssima a história de Josh e Melissa, nos mostrando o retorno deles para casa, os dois andando felizes de mãos dadas na rua, com a magia que tomou conta deles novamente, e Melissa consegue finalmente engravidar, como sempre quis, e os dois cantam juntos “A Happy Beginning”, que é uma música linda e tocante, com uma mensagem muito bonita, de verdade. Sinto que ainda existe muito que a equipe de “Schmigadoon!” pode fazer por nós, amantes de musicais, e eu vou ser a primeira pessoa ANIMADÍSSIMA se uma terceira temporada for anunciada… se não for, esse episódio foi uma conclusão digna para a série, que deixará saudades e ficará para sempre marcada na nossa memória como o grande primor que é.

“Schmigadoon!” foi incrível. “Schmicago” ainda mais!

 

Para mais postagens de Schmigadoon!, clique aqui.

 

Comentários