Todas as Flores – A morte de Samsa

Débora em destaque!

Eu achei muito que o Diego seria o protagonista do seu núcleo, mas eu simplesmente não consigo sentir isso. Gosto muito mais de acompanhar a Jéssica na Fazenda, por exemplo, embora ela tenha sido esquecida nos últimos capítulos, e acho que a Débora rouba a cena quando finalmente se volta contra o Samsa e revela alguns detalhes e traumas do seu passado. Diego, personagem promissor como eu comentava no início da novela, acabou se tornando um personagem repetitivo, que anda em círculos, cheio de ameaças vazias, e embora eu goste muito do Nicolas Prattes (e gosto mesmo!), eu não acho que sua atuação como Diego seja tudo o que as pessoas comentam… não é ruim, mas é acima do tom nas cenas de drama e forçada quando ele quer lembrar a audiência de onde veio.

Também me incomoda que seu personagem tenha basicamente sido reduzido a essa história toda com Lila e com Joy e, sinceramente, eu não compro esse tal “romance” entre Diego e Joy. Me parece extremamente forçado quando o Diego declara a Luis Felipe que “a Joy foi a melhor coisa que aconteceu na sua vida” e que “ele ama a Joy”, porque eu realmente não acho que eles tiveram desenvolvimento o suficiente para fazer a audiência acreditar nesse “amor”, que me parece empurrado goela abaixo de qualquer maneira. Pela minha consequente falta de interesse nessa trama, a verdade é que pouco me importei com cenas que deveriam ser dramáticas quando as verdades sobre Diego vêm à tona e Lila descobre quem ele é e que está namorando a Joy…

Diego também tem um discurso repetido sobre como “tudo o que fez desde que saiu da cadeia foi contra a sua vontade”, com o qual ele tenta convencer Lila de que não é uma pessoa ruim, e isso me parece dissimulação ou burrice exagerada, porque Diego não sabia mesmo que se tratava de tráfico humano quando ele se associou ao Samsa na cadeia… mas ele sabia (tinha que saber!) que o que quer que o Samsa fazia era ilegal. Se ele realmente não tinha entendido isso, então ele é muito mais tapado do que eu imaginava. Por isso, eu também não compro aqueles discursos de Diego sobre como “ele não é um bandido como eles”, porque embora não esteja na posição de liderança e de quem tem ideias e dá as ordens, ele é um peão que aceitou estar nessa posição para sair da cadeia.

Me irrita ele se sentindo o honesto, o correto.

Enfim.

A trama caminha quando Samsa sai da cadeia, para a surpresa de Débora… e de Diego. E embora o Diego se ache no direito de fazer exigências e ameaças (eu realmente não sei quem ele pensa que é e que posição tem ali dentro), ele está nas mãos deles, e finalmente entende isso, parece, quando mostram um vídeo da Jéssica, dizendo que vão apagar a sua irmã se ele não colaborar. Assim, eles o usam para atrair a Joy e, depois de prendê-la, eles fazem Diego mandar uma mensagem para Luis Felipe para atraí-lo para lá também, sozinho. Diego até tenta bancar o bonitão heroico e resistir, mas ele está nas mãos dele, e Samsa o lembra de uma coisa: desde o começo, o acordo era que Diego o ajudaria a se vingar de Luis Felipe, não era? Por que está recuando agora?

A sequência tem uma reviravolta interessante quando Débora orquestra a morte de Samsa, com direito a um vídeo de Luis Felipe atirando nele: assim, ela consegue se livrar dos dois ao mesmo tempo. E enquanto assiste à morte de Samsa (antes de dar mais dois tiros nele), vemos uma “transformação” em Débora quando ela coloca para fora todo o ódio e o nojo que sente de Samsa, e por quê: ela foi uma das garotas escravizadas na fazenda, foi abusada por Samsa, e teve seus filhos vendidos para estrangeiros… a intensidade da cena é um espetáculo protagonizado por Débora, e o texto também é muito bom, quando Débora diz que Samsa “a matou por dentro” há muito tempo e, portanto, ao matá-lo naquele momento, ela “só está retribuindo”.

Débora, no entanto, não tem coragem de matar Diego, e esse foi o momento em que ela não pensou racionalmente… por algum motivo, Débora se “afeiçoou” a Diego e oferece a ele um cargo importante dentro da organização ao seu lado – não é inteligente da parte dela, porque se o Diego fica o tempo todo dizendo que “não é como eles” e coisas assim, por que ele aceitaria isso? Era de se esperar que mais cedo ou mais tarde ele fosse fazer alguma coisa para tentar denunciá-los, que é o que ele faz ao procurar o Rafael para contar tudo o que aconteceu. Nesse momento, Débora toma uma atitude, e pega Diego para mandá-lo para a Fazenda. Preso como qualquer outro jovem que está lá… como o Rominho; como a Jéssica – “Bem-vindo à Fazenda, Diego”.

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários