Malhação 2008 – Reencontro de mãe e filha

“Eu tenho a Montanhas, o Leozinho, a Beatrice, os meus amigos…”

Félix está tentando se aproveitar da gravidez de Angelina para se aproximar de Rita de Cássia: afinal de contas, seu plano é ficar com a fortuna da mulher que ele desprezou há tantos anos. Enquanto isso, Angelina está enfrentando um verdadeiro inferno na escola, graças à Débora, mas como eu disse no último texto: a culpa não é só da Débora. A culpa é de todas essas pessoas maldosas que são os figurantes de “Malhação”, que aparecem apenas para fazer comentários ofensivos sobre o que quer que estiver acontecendo – e isso é revoltante. Felizmente, depois de todo o chilique inicial do Bruno, ele está aos poucos começando a entender a sua responsabilidade (“Eu sei que eu errei, que eu pisei na bola, mas eu tô me acostumando com a ideia. Eu sou o pai dessa criança. Eu também tô estressado”), e a Angelina vai precisar de toda a força que conseguir.

Até porque as pessoas na escola não vão deixá-la em paz. Aquelas figurantes ficam passeando pelos corredores provocando a Angelina, se perguntando “como uma menina da sua idade não sabe prevenir uma gravidez” e coisas assim, e tudo é bem angustiante de verdade. E, então, para tentar colocar o seu plano em ação, Débora acaba se aproximando de Angelina e a defendendo das meninas nojentas, dizendo que “Angelina é sua irmã e não vai deixar que ninguém fale assim com ela”. Para a Angelina, ela diz que as coisas mudaram, que agora elas são irmãs, que a sua situação é delicada e que, no fim das contas, ela está carregando o seu sobrinho na barriga… felizmente, Angelina não cai na sua armadilha, porque sabe que ela quer alguma coisa em troca. Enganar a Angelina não vai ser assim tão fácil quanto Débora estava acreditando que seria.

Enquanto isso, Félix volta ao hotel atrás de Rita de Cássia e, dessa vez, ela diz que “a filha deles precisa deles, porque ela está grávida”. Primeiro, Rita de Cássia ri, acha que é mais um dos seus joguinhos e diz que só vai acreditar no que ele está dizendo se ele a levar para vê-la agora mesmo, e Félix diz que vai marcar um jantar naquela noite para que as duas se conheçam… Rita de Cássia não quer acreditar em Félix, mas ela precisa verificar se o que ele está dizendo é verdade, então ela acaba aceitando o convite, mas deixa avisado que ela não é mais a garota inocente e assustada de antes, e se ela perceber que ele está tentando enganá-la, “ela não se responsabiliza pelos seus atos”. “Você está me ameaçando, Rita?”, ele pergunta. “Exatamente. Só para você saber com quem está lidando”, ela responde. Débora, por sua vez, é responsável por convidar Angelina.

Angelina só topa porque fica intrigada com todo o mistério da Débora!

Félix e Débora não poderiam estar mais patéticos no papel que desempenham, fingindo que se importam com a Angelina ou que estão felizes com esse reencontro… Rita de Cássia, por sua vez, fica nervosa quando a campainha toca, e Angelina chega toda cética, dizendo para a Débora que “veio, agora o que é que ela queria falar que era assim tão importante?”, e então Félix apresenta Angelina e Rita de Cássia COMO MÃE E FILHA. A cena é de arrepiar, e percebo o quanto o roteiro andou depressa nessa parte – faz muitos capítulos que está andando rápido, na verdade, e eu gosto muito disso! Rita de Cássia está completamente feliz e emocionada, mas Angelina reage com dureza: “Eu não conheço essa mulher”. Mas eu acho que é normal… afinal de contas, ela nunca conheceu a Rita de Cássia, ela se sente abandonada, está magoada, e não a deixa chamá-la de filha.

“Não me chama de filha. Minha mãe se chamava Conceição e ela já morreu”

Angelina fala de Conceição com muito amor, fala sobre o direito que ela conquistou de ser chamada de “mãe”, e diz que Rita de Cássia não tem esse direito. Então, ela diz que “não tem interesse nenhum em conhecê-la”, e eu gostei de como Angelina acaba com o teatrinho de Félix e Débora, mesmo que Rita não estivesse caindo no jogo deles. Mesmo assim, é ótimo ouvir a Angelina dizer que eles nunca deram a mínima para ela, desmascarando todo o teatrinho deles. Félix é falso e nojento, e tenta chamar a sua atenção, tenta pedir que ela não seja ingrata, porque, segundo ele, “agora ela tem uma família completa” (ATÉ PARECE!), mas eu gosto de como a Angelina tem umas respostas perfeitas para momentos como esse, porque não é a primeira vez que Angelina faz um discurso inspirado ao falar da sua família:

 

“Eu tenho família mesmo e eu não vou ser ingrata. Eu não tenho mais mãe. Não tenho pai, não tenho irmã, mas eu tenho a Montanhas, tenho o Leozinho, a Beatrice, os meus amigos, e com eles eu posso contar”

 

Que menina FORTE.

Rita ouve tudo em silêncio antes de dizer que queria poder fazer alguma coisa por ela, e Angelina responde: “Você pode. Você pode fazer o grande favor de sumir. Você já não fez isso uma vez?” Depois de dizer isso, Angelina se vira e vai embora daquela casa que já lhe trouxe tanto sofrimento, de qualquer maneira, e Rita de Cássia está mexida, porque o reencontro não foi como ela esperava, mas a verdade é que ela sabe que aquela reação é exatamente a reação que a sua filha teria. Agora, Rita de Cássia terá que, aos poucos, tentar conversar com Angelina e tentar fazê-la entender que ela não a abandonou porque não a queria ou qualquer coisa assim, mas porque, naquela ocasião, ela teve que fazê-lo. Félix, por sua vez, vê o seu plano completamente frustrado, e ainda não entende o que aconteceu, porque “não esperava que Angelina reagisse assim”.

Ele é tão patético que me fez rir!

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários