Our Dating Sim – Episodes 1 & 2: Would you like to start the game? / Timing

Reencontro.

Bem promissora a premissa de “Our Dating Sim”: ambientada em uma empresa de videogames que está contratando um artista de webtoon para ajudar na criação de um personagem para um novo jogo – que é uma simulação de namoro –, a história acompanha Lee Wan e Shin Ki Tae, dois melhores amigos que não se veem há sete anos, desde que um deles se declarou e ficou incerta a reciprocidade do sentimento… com muita fofura, um quê de melancolia e a promessa de um romance lindo, me parece que “Our Dating Sim” tem tudo para ser um grande BL, e faz parte da “transição” dos BLs coreanos para histórias um pouco mais longas… embora ainda não tenha episódios no tamanho de outros novos BLs coreanos (como “Unintentional Love Story” e “The Eighth Sense”), os episódios chegam ao menos a 15 minutos.

O primeiro episódio de “Our Dating Sim”, “Would you like to start the game?”, começa nos apresentando Lee Wan, o artista que foi chamado para uma entrevista de emprego em uma empresa de jogos, e que está prestes a reencontrar o homem por quem era apaixonado há sete anos, e que talvez ainda seja… afinal de contas, ele mesmo sabe que vê pessoas na rua e se lembra de Ki Tae, como “o cara que acabou de ver no elevador”. Quando ele chega para a entrevista, no entanto, ele se dá conta de que o homem que acabou de ver de costas no elevador não é alguém que se parece com Ki Tae… mas o próprio Ki Tae, bem ali, na sua frente. Ele imaginou esse reencontro muitas vezes durante os últimos sete anos, mas nunca daquela maneira.

E é tão desconcertante que Ki Tae pareça não reconhecê-lo – ou, na verdade, age como se não o reconhecesse, porque não acho possível que ele tenha mesmo esquecido o seu melhor amigo que lhe deu um beijo antes de sair correndo e desaparecer por completo… a tensão de uma entrevista de emprego é, então, agravada pela dinâmica de Lee Wan e Ki Tae: um deles fingindo profissionalismo e conduzindo uma entrevista dura como faria com qualquer outro candidato ao cargo, e o outro respondendo de cabeça baixa, talvez com “medo” de ser reconhecido. É quase desconfortável de assistir. Mas há certa provocação quando eles dividem um elevador e Ki Tae pergunta se Lee Wan “está namorando”, usando como desculpa o app que vão desenvolver.

E também depois, quando Ki Tae está no elevador e os dois se olham de longe.

O segundo episódio, “Timing”, é essencial para que “Our Dating Sim” ganhe background, tendo em vista que ele se passa quase que inteiramente em flashbacks da história de Lee Wan e Ki Tae, começando naquele momento há sete anos quando as coisas mudaram. Aparentemente tendo contido esse sentimento há muito tempo, Lee Wan precisa colocar para fora o que sente, e o faz dizendo a Ki Tae que gosta dele e lhe dando um beijo, ao qual Ki Tae não sabe como responder… não porque ele não tenha gostado, não porque ele não retribua os sentimentos de Lee Wan nem nada disso, mas porque ele foi mesmo pego de surpresa. A demora em sua reação, no entanto, é interpretada de maneira equivocada por Lee Wan, que escolhe fugir dali sem olhar para trás.

É doloroso, especialmente se pensarmos que os dois compartilham os mesmos sentimentos e, ainda assim, passaram sete anos separados. Ki Tae sai correndo atrás de Lee Wan naquele mesmo dia, mas é tarde demais para alcançá-lo e logo eles “se perdem” um do outro. Acredito que “Our Dating Sim” dá uma pesada nessa separação para termos de dramaticidade, mas nenhum dos dois deixou de pensar no outro durante todo esse tempo, pensando em enviar mensagens quando alguma coisa acontecia ou quando só queriam conversar, por exemplo, mas voltando atrás eventualmente. Lee Wan começou a desenhar sua webtoon nesse tempo, colocando em desenhos e em palavras seus sentimentos, sua frustração, seus medos, sempre com Ki Tae em mente.

E esse é o gancho para o retorno ao presente e para uma excelente sequência final para o segundo episódio. Quando o emprego é oficialmente oferecido a Lee Wan, ele pensa em recusá-lo, por causa de Ki Tae, mas ele volta atrás quando um leitor fiel de sua webtoon lhe deixa um comentário dizendo que “espera que o personagem não fuja de novo da próxima vez” ou alguma coisa assim, e ele leva isso como um sinal e uma mensagem para ele mesmo: dessa vez, ele não vai fugir… então, ele aceita o emprego. O mais legal, é claro, é que o leitor “misterioso” e fiel da webtoon de Lee Wan, que comenta sempre com o nome “Gameboy”, é o próprio Ki Tae, que nunca deixou de acompanhá-lo. Surpreendente? Não. Mas ainda assim, muito gostosinho saber isso.

Torcendo pelos dois!

 

Para mais postagens de BLs, clique aqui.

 

Comentários