Turma da Mônica Jovem (2ª Fase, Edição Nº 39) – O intercâmbio da Aninha

Que insistência com intercâmbios!

Particularmente, eu não gostei muito da edição… não é uma edição ruim, mas não é o tipo de edição que eu quero ler, na verdade. E a “Turma da Mônica Jovem” insiste em INTERCÂMBIOS, né? Logo no começo dessa 2ª Fase, tivemos o intercâmbio do Cebola na Austrália, e eu acho que é uma proposta interessantíssima (na verdade, eu mesmo já sonhei com fazer um intercâmbio, mas essa fase passou, infelizmente), mas a realidade é que uma parcela muito pequena dos jovens brasileiros vai um dia fazer intercâmbio no Canadá, como a Aninha. Certamente, para as pessoas que têm condições de realizar esse sonho, essa é uma experiência enriquecedora, em que você pode conhecer novas pessoas, novas culturas, novos estilos de vida, pode aperfeiçoar um novo idioma e ainda pode conhecer vários lugares de um novo país.

Há muito tempo, Aninha vem trabalhando em vários lugares para guardar um dinheiro, e há poucas edições ela chegou a falar sobre um intercâmbio, mas disse que “o destino ainda era um segredo”. Agora, acompanhamos a Aninha em sua preparação para o Canadá, e a sua chegada no novo país. Uma das coisas que eu gostei na edição foi ela ser quase que integralmente bilíngue, tendo em vista que os personagens estavam falando inglês, e a Aninha ainda cometeu alguns erros comuns, enquanto era corrigida pela família que a recebeu no Canadá… afinal de contas, ela está lá para aprender. Chloe, então, sugere que ela tente pensar em inglês para que fale com mais naturalidade, e esse é um conselho típico, que eu mesmo já dei aos meus alunos várias vezes. E Aninha vai aprendendo, vai melhorando o seu inglês, vai se divertindo.

Enquanto isso, no Limoeiro, o Titi fica enciumado com a atenção que a Aninha ganhou – com a festa surpresa de despedida que fizeram para ela, ou as chamadas de vídeo que eles estão fazendo com ela agora e tudo o mais. Mas o Titi é um personagem meio ridículo. Eu acho que o personagem é bem caricaturado, sem profundidade, e ele nunca amadureceu. Ele está sempre preocupado com malhar e estar em forma, e em ganhar atenção… agora, para tentar “vencer” a Aninha, ele tira uma série de fotos fake, fingindo que está na praia, em um primeiro momento, e que está em Paris, logo depois, e a Mônica e o Cebola descobrem que é tudo mentira. É uma tentativa patética e infantil de ganhar atenção, tudo porque ele não superou a Aninha e porque, como a Mônica diz, ele sempre se achou superior a ela. Agora, com a bronca da Mônica, que o faz despertar para a vida e derrubar umas lágrimas (!), talvez ele mude.

Espero que sim.

Mas voltemos a Aninha… sua estadia no Canadá é bem interessante. Ela fica numa classe intermediária de inglês, e lá ela tem a oportunidade de conhecer novas pessoas, de visitar pontos turísticos de Toronto, e ela aprende inglês ao mesmo tempo em que faz amizades, aprende sobre uma nova cultura e cresce… é bem bonito. Foi legal visitar uma série de lugares ao lado da Aninha, e, particularmente, eu achei MUITO INTERESSANTE o PATH, que eu não conhecia, que é uma espécie de cidade subterrânea em Toronto, que é meio que uma “alternativa” para o inverno rigoroso do país, onde as pessoas podem caminhar, passear, fazer compras, sem precisar sair na rua em temperaturas baixíssimas… muito bacana! Não sei quanto tempo Aninha vai ficar no Canadá, mas certamente não veremos outra edição dedicada a ela tão cedo.

Talvez, quem sabe, no seu retorno.

 

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários