MacGyver 5x14 – H2O + Orthophosphates + Mission City + Corrosion + Origins

“We’re family. Forever”

Penúltimo episódio de “MacGyver”. É estranho pensar que, há algumas semanas, nós não sabíamos que a série chegaria ao fim na quinta temporada e, agora, estamos a um episódio de nos despedirmos de personagens de quem gostamos tanto e que acompanhamos desde 2016. Não sei bem o que esperar do último episódio na próxima semana, não sei se teremos algumas conclusões em relação aos nano-trackers, por exemplo, mas eu espero que seja um episódio emotivo, um episódio digno de toda a história que a série proporcionou – e, pertinho do fim da série, “H2O + Orthophosphates + Mission City + Corrosion + Origins” nos trouxe um episódio baseado mais em emoção do que em qualquer outra coisa, porque Mac e Bozer precisam voltar para a casa onde cresceram juntos para lidar com a morte da “Tia Pamela”, que sempre foi muito importante para eles.

Foi bom estar em um cenário que faz parte da vida e do passado de Mac, assim como foi bacana acompanhar flashbacks que mostrassem o MacGyver quando criança, e uma figura paterna que lhe ensinou muito do que ele sabe em relação à investigação de mistérios, por exemplo. O que acaba se mostrando muito mais útil do que qualquer um podia esperar, porque é claro que Mac eventualmente descobre que a morte de Pamela não foi um acidente como alguém quer fazer parecer que foi, mas ela foi assassinada. Para poder provar o que está dizendo e encontrar a pessoa que a matou (porque Mac sente que deve pelo menos isso à mulher que o levava à biblioteca e que foi tão importante para que ele se tornasse quem ele é hoje), Mac, Desi e Bozer precisam chamar a ajuda do restante da Phoenix Foundation, à distância mesmo, investigar e, é claro, lidar com imprevistos.

De quebra, ganhamos para Bozer uma história parecida com uma que já vimos de Desi, mais cedo nessa temporada mesmo – a família não sabe bem o que ele faz e acha que ele poderia estar trabalhando em algo “melhor”. Mesmo com as cobranças e os comentários, eu não consegui não gostar de Lauretta em nenhum momento… AQUELA MULHER É MUITO INCRÍVEL! E foi legal ver como a tensão foi escalando ao longo do episódio e o trio precisou manter Lauretta em segurança, porque ela podia ser a próxima vítima, e toda a família de Bozer foi percebendo que ele provavelmente fazia muito mais do que ele estava contando, e não podiam estar mais orgulhosos dele. As cenas são bacanas, a investigação de Mac, Desi e Bozer é um máximo, e eles acabam chegando a toda uma trama que está poluindo a água da cidade e salvam a vida de várias pessoas.

Como sempre.

Destaque para o Mac citando Lemony Snicket: ADOREI.

Em paralelo, Matty parece continuar preocupada com o lance dos nano-trackers, e finalmente Riley se dá conta do quanto isso é perigoso de fato. Ela acaba investigando uma empresa que pode ser quem está fabricando os nano-trackers, e isso pode ajudá-la de alguma maneira, mas ela acaba precisando ir mais fundo em suas investigações, e chama o seu grupo de hackers para ajudar no caso, mesmo sem a autorização de Matty e Russ – mas ela tem que trabalhar depressa, e essa é a melhor opção. Felizmente, as coisas dão certo e Riley acaba chegando a um novo nome: Orson Marcato. Aparentemente, ele foi quem roubou a tecnologia relacionada aos nano-trackers, e ele está encabeçando uma operação que acaba não tendo mesmo nada a ver com a mega empresa à qual Riley vai. Provavelmente, é atrás dele que a equipe irá no episódio final da série.

Matty e Russ, no entanto, sentem a necessidade de dizer a Riley que talvez eles nunca possam tirar os nano-trackers do seu corpo, e é a primeira vez que Riley fica realmente assustada com isso tudo, e eu gostei daquela parceria dela e de Mac no final, com os dois se abraçando e dizendo que são uma família e que nunca estarão sozinhos – só espero que a série não use o último episódio para forçar um romance ali, porque não tem necessidade; eles funcionam muito bem como amigos, sempre amei a amizade deles! Mac também está muito mal, mas por outro motivo: por ter perdido Pamela, ele comenta com Riley sobre como está cansado de perder a família, e sobre como ele sente que, no que eles fazem, tudo é sempre uma questão de tempo… como se ele estivesse sempre esperando pela próxima pessoa que ele vai perder. Confesso que isso me deixou angustiado.

Espero não ter nenhuma surpresa desagradável no último episódio.

E que venha o Series Finale!

 

Para mais postagens de MacGyver, clique aqui.

 

Comentários